Superbid Exchange e sua inovadora abordagem para estoques no setor de Oil&Gas

A Superbid Exchange, a principal plataforma de transação de ativos corporativos da América Latina, revela seu mais recente projeto, o Bidparts. Este projeto foi concebido em resposta às necessidades de seus parceiros e clientes, a iniciativa promete revolucionar a cultura de mercado para gestão dos seus estoques no setor de Energia.

Este novo modelo oferece uma oportunidade para o mercado, através da plataforma Superbid Exchange, acessar peças que estão ociosas nos estoques das empresas.

A busca pela eficiência é o pilar do projeto. A plataforma foi projetada para evitar desperdícios e reduzir o impacto financeiro, alinhando uma recuperação que antecede o descarte ou a deterioração das peças. 

Além disso, o projeto oferece a vantagem de que as peças estão em excelente estado de conservação. Isso não apenas beneficia as empresas participantes, mas também reduz os custos na cadeia de suprimentos. Para as empresas que vendem esses ativos, isso representa um impulso financeiro, injetando novo fôlego no caixa e melhorando a tomada de decisões.

De acordo com Marcelo Pinheiro, Diretor Técnico da Superbid Exchange, o projeto surge como uma solução crítica para empresas do setor de energia, proporcionando uma oportunidade inovadora de negócios. Ao ajustar números e reativar estoques que, anteriormente, eram considerados questões de segurança, mas que, com o passar do tempo, resultaram em problemas operacionais e financeiros, o Bidparts adota uma abordagem estratégica. O foco é conscientizar os clientes sobre a importância de equilibrar seus estoques, transformando peças sem uso em oportunidades para um novo ciclo de vida, promovendo agilidade e eficiência, e seguindo os princípios da economia circular.

“Este lançamento ocorre em um momento em que o mercado de energia está operando em plena capacidade, criando um ambiente favorável para inovações nos negócios. Além disso, o projeto está alinhado com as preocupações de altos estoques, muitas vezes sem perspectiva de movimentação, devido a questões socioambientais. A iniciativa promove agilidade, reduz o desperdício e incentiva a economia circular, criando interatividade entre gestores”, afirma Pinheiro.

Banner industrial

A Constellation, fornecedora líder de mercado de serviços de perfuração offshore e onshore de petróleo e gás, será a primeira a experimentar os benefícios da plataforma. Mais de 50 mil itens não utilizados em seu estoque serão anunciados para venda por meio do projeto Bidparts. Segundo Marcelo Tauil, coordenador do projeto, essa é uma maneira de estimular a economia circular, girar materiais ociosos  e fortalecer o caixa da empresa, sem impactar as atividades. Além disso, cria uma nova rotina para fortalecer o controle e o consumo entre suas unidades e parceiros operacionais.

O Bidparts demonstra o compromisso da Superbid Exchange em liderar a transformação da economia circular, oferecendo soluções estratégicas e sustentáveis que beneficiam toda a cadeia de suprimentos do setor de óleo e gás, bem como em outras áreas em que a Superbid atua. Em 2022, a empresa lançou um projeto semelhante em parceria com a UDOP – União Nacional de Bioenergia, para ajudar as indústrias de bioenergia a identificar oportunidades para peças e materiais não utilizados em estoque. Batizado de Agropeças, mais de 10 mil itens foram expostos e movimentados na plataforma, moldando um novo modelo de venda e promovendo a cultura de desinvestimento em resposta às demandas do mercado.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *