Os aterros sanitários tornaram-se elementos fundamentais para conter toda a bagunça e o caos urbano que passamos a produzir. Preparamos aqui uma lista com todas as vantagens e desvantagens dos aterros sanitários.

No entanto, apesar de parecerem excelentes na prática — não se engane, porque são sim! — até mesmo os aterros possuem suas desvantagens.

Cadastre-se no site

Neste texto, vamos mostrar para você as vantagens e as desvantagens dos aterros sanitários para que você entenda direitinho tudo o que acontece dentro deste terreno que ajuda a transformar o meio ambiente, seja você um profissional interessado em entrar no ramo ou alguém curioso.

Aproveite a leitura!

As Vantagens dos Aterros Sanitários

Os aterros sanitários são áreas essenciais para que alguns dos muitos resíduos despejados consigam ter “sossego” e consigam se decompor sem causar impactos diretor ao meio ambiente.

Desta forma, é essencial a existência desses espaços para reduzir o impacto do lixo no mundo, especialmente sobre a contaminação dos lençóis freáticos, do ar e também do solo.

Agora você vai entender os principais motivos benefícios e vantagens que os aterros trazem para a população:

estrutura de um aterro sanitário vista de longe
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada no ano de 2010, passou a existir uma responsabilidade sobre todo o ciclo de vida de um produto. Desta forma, um produto desde a produção até o seu destino final passou a ser responsabilidade da sociedade.
  • A construção e operação dos aterros sanitários requer mão de obra, sendo assim, é capaz de gerar empregos e renda para as pessoas além de outros benefícios, como planos de saúde, segurança para o trabalhador, direitos trabalhistas, entre outros;
  • A principal função de um aterro sanitário é reduzir o impacto ambiental do lixo no meio ambiente. E apesar das desvantagens, que veremos na próxima seção, existe uma redução substancial no impacto ambiental. Começando pela redução da liberação de metano na atmosfera. 
  • No aterro sanitário, há uma conversão dos gases em fontes de energia renováveis. O gás do lixo desperdiçado é convertido em fonte de energia renovável representando uma alternativa aos combustíveis convencionais, sendo muito eficiente para motores a gás. Aliás, a energia gerada por meio da queima do gás dos aterros sanitários não é tarifada. Inclusive, pode ser utilizada e distribuída por meio de concessionárias.
imagem de um aterro sanitário localizado em minas gerais
Nos aterros sanitários, a liberação de metano (conhecido como CH4) para a atmosfera é eliminada ou reduzida. O gás consegue ser 21 vezes mais prejudicial para o aquecimento global que o dióxido de carbono (CO2). 
  • A saúde pública é totalmente beneficiada com os aterros sanitários, considerando que evita o contato humano direto com o lixo. Ele também impede assim a infecção desses mesmos humanos com animais que possam trazer doenças infecciosas, já que ficam tornam a cidade mais limpa;
  • Existe nos aterros a disposição controlada dos resíduos que entram e saem para que, desta forma, haja a minimização de danos ao meio ambiente. Os aterros também são capazes de diminuir a logística de transporte, já que o material e resíduos passam a ser destinados a locais mais acessíveis;
  • E com o lixo e resíduos soterrados e protegidos, além de seguindo todos os protocolos de segurança e de estrutura, os lençóis freáticos e a terra ficam protegidos, assim como toda o meio ambiente.

Veja a seguir como funciona o maior aterro sanitário da América Latina:

As Desvantagens dos Aterros Sanitários 

Sim, pode não parecer, mas até os aterros sanitários possuem desvantagens que impossibilitam a sua implantação em todas as partes do mundo.

Existem muitos motivos pelos quais os aterros sanitários podem ser um pouco “complicados” de serem construídos ou permanecerem de pé. 

Banner leilão de caminhões

Isso é capaz de contribuir com os dados de que apenas 40% das dos 5570 municípios do Brasil contam com a estrutura. Isto é, menos da metade dos municípios do nosso país.

Além disso, um grande número de impactos negativos podem ocorrer nas áreas próximas por conta dos aterros. 

imagem de aterro sanitário em cuiabá com alguns caminhões trazendo materiais e resíduos - estes que, por sua vez, estão sendo despejados
Na estrutura dos aterros, é necessária a recolocação de uma manta a cada 5 metros de lixo acumulado de forma vertical. Também é obrigatório que o local conte com um sistema de captação de biogás — isto é, metano, vapor de água e gás carbônico —, que é utilizado para a produção de energia, ou, muitas vezes, queimado.

Sem mais delongas, vamos explicar algumas das desvantagens dos aterros sanitários para que você entenda a importância para evitar o descarte com frequência de resíduos nesses espaços: 

  • A construção de um aterro sanitário exige uma área com grandes extensões de terra, sendo, muitas vezes, difícil de encontrar. Portanto, pode ser uma dificuldade inicial para empresário do segmento. Aliás, por conta do consumo desenfreado e da alta quantidade de resíduos e material despejado, é necessário extensões de terras cada vez maiores para abrigar tanto “lixo”;
  • Nos aterros sanitários, os resíduos não são necessariamente “tratados”. O que acontece, na realidade, é um “soterramento” — ou incineração — dos materiais. Por isso existe um limite na quantidade de camadas de lixo que podem ser enterrados ou depositados dentro de um aterro;
  • Não é preciso nem mencionar que um local que abriga resíduos e mais resíduos de materiais jogados fora é um verdadeiro ninho para animais transmissores de doença, não é mesmo? Ratos, insetos, moscas e outros “queridos” responsáveis por colocar em risco a saúde da população. Isso ocorre especialmente em aterros de países do terceiro mundo, onde são operados inapropriadamente.
imagem de aterro sanitário em santo andré totalmente deserto
É obrigatório que todo projeto de aterro sanitário seja elaborado de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Isso porque o não cumprimento dessas leis resultam em impactos ambientais graves, fugindo do principal propósito de um aterro sanitário. 
  • O aterro sanitário pode causar impactos ambientais severos caso não cumpra com as devidas regras de segurança e de manutenção. Alguns exemplos são a contaminação dos lençóis freáticos ou aquíferos — ou ambos — por conta de vazamentos durante o uso dos aterros ou no encerramento de suas atividades;
  • Outros meios de impactos ambientais também envolvem a poluição na emissão de gases. Os aterros liberam muito gás metano por conta da decomposição dos resíduos orgânicos, ajudando no agravamento do efeito estufa. Aliás, o gás metano é mais potente que o dióxido de carbono. Isso também prejudica os moradores das áreas adjacentes. Animais selvagens próximos também podem ser afetados pelos gases emitidos;
  • Os aterros também podem ser responsáveis por danificar a infraestrutura próxima ao espaço, como as estradas locais. Isso porque os veículos pesados que são utilizados para preparar o terreno e o local podem desgastar o asfalto, além de causar danos permanentes. Acidentes fatais também podem acontecer na montagem de um aterro, por exemplo, catadores podem ser enterrados sob uma pilha de resíduos;
  • E para encerrar: aterros sanitários são obras caras. Muito caras. Eles possuem um alto custo econômico, tanto na implantação, tanto na sua manutenção. E também quanto mais resíduos são destinados aos espaços, menos são reciclados ou reutilizados. Desta forma, mais dinheiro é utilizado no espaço.

Agora, você já deve ter entendido as vantagens e desvantagens dos aterros sanitários.

Apesar de serem benéficos para muitas questões do meio ambientes e importantes para a sociedade moderna, os aterros sanitários também podem acarretar alguns problemas para as áreas próximas, por isso, geralmente, eles encontram-se tão longe dos centros urbanos.

Acompanhe outras postagens como esta no Blog da Superbid.

Caminhões Compactadores de Lixo com ótimos preços

Na Superbid você encontra leilões de Caminhões Compactadores de Lixo de forma recorrente.

Os leilões são oportunidades únicas para encontrar o equipamento que você procura por um preço competivio, confira se temos ofertas no momento!

Leilão Online é na Superbid

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui