Em decorrência da violência que atinge principalmente os grandes centros urbanos, ter seu veículo roubado é um dos medos mais comuns entre os motoristas. A situação é bastante chata e complicada, e, caso aconteça, o seguro do carro deve ser acionado imediatamente. 

Por isso, é importante que você tenha um contrato com alguma seguradora. Mas a dúvida em como acionar esse serviço ainda é algo que acompanha grande parte da população.

Depois de passada a tensão e o susto de ter seu carro roubado ou furtado, existem alguns passos que você deve seguir. Eles auxiliarão a solucionar o problema mais rapidamente.

Com a ajuda da polícia e da sua seguradora, será mais fácil conseguir encontrar o seu veículo ainda em boas condições. 

Lembre-se: você nunca deve tentar reagir a roubos em hipótese alguma. Siga nossas dicas abaixo e saiba como acionar o seguro do seu carro após roubo!

O que fazer se meu carro foi furtado ou roubado?

A diferença de roubo e furto é que, no último caso, você não está presente no momento da ação dos criminosos.

Ou seja, quando você chega no local em que tinha deixado seu carro e não o encontra mais ali, trata-se de um furto. Quando o ladrão consegue lhe abordar, então estamos falando de um roubo.

Independentemente de qual for o caso, o primeiro passo a ser seguido é ligar para a polícia e avisar o ocorrido e para a sua seguradora. Em seguida, faça um B.O online ou em uma delegacia mais próxima.

Afinal, quanto mais rápido você avisar sobre o furtou/roubo para a sua seguradora, maiores são as chances de encontrar o veículo em perfeitas condições.

Mantenha a calma na hora de fazer o boletim de ocorrência. Afinal, você deverá se lembrar de todos os detalhes possíveis. O horário em que você estacionou o seu carro naquele local ou que foi abordado, além da placa, modelo e cor do automóvel.

É importante informar sobre possíveis testemunhas, também.

Algumas características únicas do seu veículo como um adesivo na lataria também são bastante úteis e devem ser citadas. Quanto maior for a quantidade de detalhes, mais fácil ficará para encontrar o seu automóvel.

Como acionar o seguro do carro?

Você deve entrar em contato com a sua seguradora o mais rápido possível. Caso ela não consiga localizar seu carro pelo rastreamento via satélite, você precisará apresentar alguns documentos para entrar com o pedido de indenização. São eles:

  • carteira de motorista;
  • documentos do carro (CRV);
  • documentos do seguro (contrato).
  • Tenha sempre cópias desses documentos em casa, já que alguns deles podem ser levados juntamente com o veículo.

O que eu devo verificar antes de acionar o seguro?

Não é em qualquer situação que a seguradora deve ser acionada. Afinal, existem contratos que não cobrem todos os danos. Verifique os pontos da sua cobertura para que fique mais fácil saber se sua seguradora poderá lhe ajudar. 

Imagine que você assinou uma cobertura que cobre colisões e se envolveu em um acidente. Nesse caso, o seu seguro irá verificar as condições para depois lhe orientar sobre o que deve ser feito a respeito.

Seguro do Carro: Aprenda a Acionar esse Recurso

Caso você não tenha a cobertura contra colisão e sim contra roubo, ao entrar em contato com a sua seguradora receberia a informação imediatamente. Em seguida, teria que resolver a situação por conta própria. 

Sendo assim, acione a sua seguradora apenas se você tiver assinado a cobertura contra roubos. Fique atento também à todas as especificações que poderão ser cobertas por aquele seguro.

Além disso, existem outros pontos que o seguro não cobre, como vandalismo causado por tumultos ou brigas e até casos mais extremos como atos de terrorismo e guerras.

O meu carro foi encontrado, o que eu devo fazer agora?

Se a polícia encontrar o seu carro, ela entrará em contato com você para que possa buscá-lo. Para isso, leve todos os documentos do automóvel para agilizar a liberação.

Nos casos em que o carro é encontrado após a seguradora ter feito o pagamento da indenização, o veículo passa a pertencer a ela. Informe-se com seu corretor sobre o processo do seguro em caso de sinistros para saber mais a respeito dos detalhes da cobertura.

Caso meu carro não seja encontrado, quando e quanto eu vou receber da seguradora?

Saiba que você não irá receber o valor que pagou pelo carro. Isso porque os veículos desvalorizam rapidamente, e a seguradora lhe pagará com base nos valores atualizados da tabela Fipe.

  • Quer saber mais sobre a Tabela Fipe? Clique aqui e entenda tudo neste conteúdo!

Após o seu pedido de indenização, ela tem até 30 dias para efetuar o pagamento. Dependendo das condições do carro, caso ele seja encontrado antes do pagamento ser feito, o pedido pode ser cancelado pela própria empresa.

Seguro do Carro: Aprenda a Acionar esse Recurso

Veículos recuperados com danos ou perda total

Caso o seu veículo seja recuperado antes da indenização ser feita, mas apresentar danos ou perda total, eles serão cobertos se o seu seguro auto tiver cobertura compreensiva.

Após ser feita a recuperação do veículo, a extensão dos danos será apurada. Se o mesmo tiver sofrido uma perda parcial, o seguro cobrirá o conserto aplicando as regras de franquia normalmente.

A apólice continua cobrindo o veículo até o fim do prazo de vigência. Já nos casos de perda total, o segurado tem direito a uma indenização integral.

Sendo assim, o veículo passa a pertencer a seguradora e ocorre a liquidação da apólice. Isto é: ela deixa de existir.

A perda total pode ser caracterizada em situações em que o custo dos reparos do carro ultrapassa o percentual do valor do automóvel estipulado na apólice. Esse percentual costuma ser de 75%.

É importante ficar atento ao seguro e suas especificações de cobertura. Existem seguradoras que contam com apólices capazes de cobrir apenas roubo e furto.

Ou seja, só podem ser aplicadas quando não existe a recuperação do carro. Nesses casos, os eventuais danos decorrentes de sinistros podem não ser cobertos.

Dúvidas frequentes sobre como acionar o seguro do seu carro após roubo

Quanto tempo eu tenho para acionar o seguro?

Sempre que ocorrer um sinistro, o indicado é que você entre em contato com a seguradora o quanto antes. Assim, a indenização ou reparo do veículo poderão ser providenciados rapidamente.

Seguro do Carro: Aprenda a Acionar esse Recurso

Se eu acionar o seguro após roubo, terei direito ao carro reserva?

Tudo irá depender do seu contrato. Caso a sua cobertura contemple esse benefício, você poderá solicitá-lo. A seguradora ficará responsável por indicar o local e horário em que o automóvel poderá ser retirado, e por quanto tempo você terá direito de usá-lo.

O que acontece se o ladrão causar um acidente com vítimas em posse do meu veículo?

A dúvida aqui é se o DPVAT cobrirá os danos causados pelo ladrão. A resposta é: não. A cobertura de danos a terceiros só pode ser usada quando o segurado é o responsável pelos danos causados a outras pessoas.

Agora que você tirou suas dúvidas e aprendeu como acionar o seguro do seu carro após roubo, é só seguir nossos passos caso você passe por uma situação desagradável como essa.

É importante ressaltar que você não deve nunca reagir a roubos. Mesmo que o bem material seja muito importante para você.

Leilão Online é na Superbid

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui