Existem algumas dúvidas sobre qual é o tipo de CNH correta para dirigir van, e isso acontece, principalmente, porque as vans têm diversos tamanhos e lugares para passageiros. Por isso, vamos te explicar direitinho a diferença entre cada uma.

A categoria B, a mais comum, permite que motoristas conduzam apenas veículos de até 3,5 toneladas. Além disso, o transporte de passageiros só é possível para carros com até oito lugares.

Já nos veículos que possuem mais de oito lugares para passageiros, é necessária habilitação na categoria D.

CNH correta para dirigir van
A CNH correta para dirigir van é a categoria D

 

Porém, existem algumas exigências para ter habilitação na categoria D.

  1. O motorista já deve ter CNH na categoria B – ou seja, dirige veículos comuns – há pelo menos dois anos. Já quem conduz na categoria C deve ter experiência de pelo menos um ano.
  2. O motorista deve ter acima de 21 anos de idade.
  3. Também é exigido um pequeno curso para ter a habilitação.

Após a realização do curso, é preciso realizar exames de aptidão física e metal, são procedimentos simples, será examinado se o motorista possui alguma limitação que impeça de realizar movimentos no braço e nas pernas.

O sistema cardiovascular, respiratório e nervoso, também será examinado, para identificar se têm problemas que possam comprometer para dirigir.

CNH correta para dirigir van
É preciso realizar um curso e fazer exames para dirigir vans

E os outros exames, mais comuns, como visão e audição e neurológico também precisam ser feitos.

Caso a permissão para dirigir com a categoria D é para fins lucrativos, será solicitado um exame psicológico diferente, vão analisar o histórico de saúde, familiar e profissional e ver se tem indicativos de instabilidade emocional que impeçam de conduzir.

Como o condutor já possui CNH, será considerado se não houve nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos doze meses.

Após todos os exames, vem o teste prático que ira avaliar as manobras e regras de trânsito, como limites de velocidade, fazer baliza e cumprir todas as sinalizações e regulamentos.

Agora, sim! Depois de ser aprovado em todos os testes, você terá a CNH para dirigir van em mãos. O seu período de renovação também é de cinco anos, como outras categorias.

Acesse o Superbid e confira todas as nossas ofertas de vans abaixo da Tabela FIPE!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui