Muita gente que pensa em começar a andar de moto se depara com uma série de dúvidas, isso sem falar no medo que existe em controlar um veículo de duas rodas.

Pilotar pode ser mais fácil do que parece, porém, existem alguns cuidados e dicas para aprender a andar de moto e rodar com mais segurança.

Para que fique mais claro e essas dúvidas existentes sejam sanadas, trouxemos um conteúdo incrível mostrando que andar de moto não é um bicho de 7 cabeças. Pelo contrário, pode ser algo simples e fácil.

Acompanhe o artigo do Superbid para conferir as dicas!

Tire a habilitação

A primeira dica – ou pode ser considerada como uma instrução – é para que você tire a carteira de motorista. Não adianta muita coisa saber pilotar uma moto se você ainda não tem a CNH.

Para pilotar motos, é preciso ter a CNH do tipo A e conhecer bem as leis de trânsito. Por mais que o assunto pareça óbvio, muitas pessoas pensam que ciclomotores e scooters não precisam de carteira de habilitação.

Caso você tenha a habilitação para carro, você pode adicionar uma categoria para poder pilotar moto.

Caso uma pessoa sem a CNH for flagrada pilotando, a infração é gravíssima e o valor da multa é de R$ 880,41.

Para andar de moto é preciso ter equipamentos de proteção

O capacete é um item essencial para andar de moto. Isso porque não o usar gera uma punição gravíssima. Porém, existem outros equipamentos que podem ser úteis para você nessa jornada de aprendizado ou caso queira usar a moto para viagens.

Dicas incríveis para quem quer aprender a andar de moto

O frio é um dos contrapontos da moto, pois a rajada de vento que vem quando se está andando é muito forte.

Nesse caso, é recomendado que você use uma jaqueta própria para motociclistas e, se for o caso, até luvas. Calça comprida também são ótimas parceiras dos amantes de duas rodas.  

Dica para aprender a andar de moto: treinar em um local tranquilo

As primeiras dicas acima são relacionadas a sua segurança, mas a partir de agora vamos falar sobre alguns pontos para ajudá-lo a pilotar com mais facilidade.

Treinar em um local mais tranquilo é a melhor forma de aprender a andar de moto mais rapidamente.

Não caia na pressão de que, para que você saiba andar de moto definitivamente, é preciso ir para o trânsito caótico das cidades. A melhor solução é encontrar um lugar calmo para que você se sinta mais confiante a cada volta e rodar com tranquilidade.

Aprenda a frear progressivamente

A 20 km/h, faça poucas frenagens usando apenas o freio dianteiro e, logo após, o freio traseiro. O objetivo disso é apenas sentir o que cada um dos dispositivos de frenagem da moto faz.

Depois, aplique o freio traseiro e dianteiro simultaneamente, de maneira suave, respeitando a regra de 70% e 30%.

Vá aumentando de maneira progressiva a intensidade da frenagem e, quando se sentir mais confiante, aumente a velocidade para 30 km/h, depois 40 km/h, sempre começando a frear suavemente e progredindo na intensidade dos comandos.

Aprenda a reduzir as marchas

O câmbio também é uma forma de baixar a velocidade da moto através da redução de marchas. Comece treinando da terceira marcha para a segunda ou da quarta marcha para a terceira.

Dicas incríveis para quem quer aprender a andar de moto

Não esqueça de manter o motor sempre em baixa rotação e a velocidade baixa e estabilizada.

Treine zigue-zague

Pode parecer uma dica insignificante, mas a moto e o piloto precisam estar alinhados sempre. Para que seja desenvolvida essa habilidade, um dos melhores exercícios é o zigue-zague.

Comece em uma velocidade que seja tranquila para você, mas é bom lembrar que fazer esse exercício muito devagar é mais difícil de manter o equilíbrio. Altere a direção da moto de maneira suave, usando apenas o seu corpo, sem que o guidão seja forçado.

Aprenda a andar de moto com um garupa

Quando você estiver seguro e dominando razoavelmente as manobras que citamos, peça para um amigo que ande de moto montar em sua garupa e repita os mesmos procedimentos.

A ideia desse exercício é perceber a diferença que um passageiro pode fazer em qualquer moto.

Pensando em comprar uma moto? No Superbid Marketplace, você encontra e com um ótimo preço. Confira os modelos disponíveis em nosso site.

É claro que ninguém nasceu sabendo nessa vida, portanto, é preciso ter sempre um treinamento. Aprimore os conhecimentos que você adquiriu na autoescola para se tornar um motociclista melhor a cada dia.

Para mais conteúdos relacionados ao mundo das motos, clique aqui e acesse o nosso blog para ver mais artigos. 

Leilão Online é na Superbid

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui