As furadeiras industriais são muito utilizadas em ambientes de profissionais, como em fábricas, trabalhos em obras, indústrias, marcenarias e linhas de produção. Raramente são usadas em ambientes domésticos.

De grande porte e componentes robustos, a furadeira industrial conta com rolamentos, acessórios e diversos recursos. Suas brocas medem a partir de 0,5 polegadas, dependendo da capacidade da máquina.

E para quem deseja conhecer um pouco mais esse equipamento, separamos algumas informações importantes sobre os principais modelos do mercado.

Furadeiras industriais de bancada

Indicada para uso profissional, a furadeira de bancada geralmente é usada na marcenaria e carpintaria. A bancada já faz parte de sua estrutura, e é ideal para perfurar materiais mais resistentes, como metais, madeiras, aço carbono, inox, alumínio, alvenaria e outros.

Furadeira de bancada
As furadeiras de bancada possuem brocas específicas para cada tipo de furo

Alguns tipos dessas furadeiras têm grampos, também conhecidos como plataforma, cm a função de ajudar a fixar as peças e ter precisão na hora de executar o trabalho.

Para cada material perfurado existe um tipo de broca específica, por exemplo, a broca de vídea é mais utilizada para alvenaria; para madeira, a mais popular é a broca chata; e peças de metal ou aço, a broca de aço rápido.

Furadeiras industriais de coluna

Esse tipo de ferramenta é muito semelhante a furadeira de bancada. Porém, as furadeiras de coluna tem capacidade de perfuração maior, sendo ideal para trabalhos mais robustos e para chapas maiores.

A máquina na maioria dos casos é usada em indústrias e metalúrgicas para trabalhos de alto desempenho.

 

O modelo tem uma estrutura que une a coluna entre a base e o cabeçote – essa composição permite furos de formas diferentes, únicos ou em série.

Furadeira com base magnética

A vantagem da furadeira com base magnética é seu alto poder de perfuração e versatilidade. Na maioria das vezes, é usada em peças grandes e em locais como construtoras, indústrias, trabalho no campo e chassi de caminhão.

Por ser possível usar uma broca magnética e travar a peça que será trabalhada, permite que o trabalho seja feito com mais firmeza e precisão, sem nenhuma oscilação durante a perfuração. Na hora de usar, a máquina é afixada na peça que vai fazer o furo.

Furadeira industrial com base magnética
Esse modelo é muito preciso ao fazer o furo

Realiza furos na horizontal e vertical, sempre com movimentos perpendiculares, o que possibilita acesso a posições difíceis.

As furadeiras com base magnética são pequenas, porém muito potentes e tem capacidade de até 2 cavalos de potência.

Para operar, o furo deve começar a ser aberto com uma broca fina, depois lubrificado e ampliado, e assim substituir por uma broca com diâmetro maior, até alcançar a largura desejada.

O equipamento parece simples, mas é necessário conhecimento para operá-lo. O profissional deve receber treinamento específico, para realizar um trabalho seguro, pois é preciso saber controlar o torque, suas velocidades e tipos de aplicação.

Furadeiras Marteletes

As furadeiras marteletes, também conhecidas como martelete rompedor, são utilizadas para quebrar estruturas ou fazer furos em peças resistentes, como mármores, granitos e alvenarias. Elas são vendidas por peso: 5 kg, 8 kg, 10 kg, 20 kg e etc.

Alguns modelos também possuem a função de perfurar, e vêm acompanhados de brocas, ponteiros ou talhadeiras, variando de acordo com o uso.

furadeiras industriais
Verifique sempre se a potência da ferramenta é compatível ao trabalho

Como seu uso é destinado a materiais mais resistentes, seu motor é mais potente que os modelos anteriores. Ela também é muito usada para realizar grandes quantidades de furos. No entanto, é importante lembrar de respeitar o limite da máquina.

Furadeiras industriais: qual modelo usar?

As furadeiras industriais são mais indicadas para uso profissional, por isso, cada modelo tem capacidades e funções diferentes, com potência muito maior que as domésticas.

Para saber o modelo correto, veja qual será o material perfurado e a quantidade de furos.

Também é essencial ser operada por um técnico especializado no aparelho, para evitar imprevistos e prejuízos, além de tornar o trabalho mais seguro para todos.

Além disso, é recomendada a utilização de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) para operar com segurança. Não se esqueça das luvas, óculos e protetores auriculares.

Leia mais sobre ferramentas, saiba tudo sobre máquinas fresadoras.

Máquinas fresadoras: saiba como usinar metais

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui