|

Compra e venda de sucata movimenta a economia circular

A compra e venda de sucata está diretamente relacionada com a sustentabilidade, desempenhando um papel importante

No dicionário, sucata é um ferro ou qualquer outra peça metálica não preciosa já usada e considerado inútil. Por este trecho da definição, já é possível conferir que o significado foi subvertido há muito tempo. Mas ele continua: “que se refunde para poder ser novamente utilizado”.

Com esse complemento a definição entra mais no conceito atual, demostrado que sucata não é algo que vai exatamente para o lixo. Dessa forma, esse material pode ser objeto de compra e venda, como acontece na Superbid.

Aproveitar a sucata dessa forma atende a uma prática muito em voga e cada vez mais exigida nas empresas: a ambiental, seguindo os preceitos e preocupações ESG. Três letrinhas que significam muito para o mundo atual. A sigla em inglês (Environmental, Social and Corporate Governance) quer dizer, em português, governança ambiental, social e corporativa.

A compra e venda de sucata também está embutida em outro conceito importante e diretamente atrelado às práticas ESG: a economia circular. Trata-se de um sistema econômico projetado para minimizar o desperdício e promover o uso eficiente de recursos. Tudo em prol da sustentabilidade.

A importância da sucata

O mundo em que vivemos não permite mais – na verdade, nunca deveria ter permitido – desperdícios de qualquer ordem. Por isso, a compra e venda de sucatas permite essa reutilização de materiais que, antes, seriam descartados sem pena, causando desperdício de recursos preciosos, um fato inconcebível nos dias atuais.

A redução desse desperdício, portanto, contribui para um ambiente mais sustentável, até porque a reciclagem de sucatas economia energia em comparação com a produção a partir de matérias-primas virgens. Desta forma, há a nítida diminuição do impacto ambiental, preservando recursos naturais, como minerais e metais, e prolongando sua disponibilidade.

A redução da produção de novos materiais partindo de reciclagem de sucatas e não de matérias-primas virgens faz com que outros índices caiam: o das emissões de CO2, o dióxido de carbono, mais conhecido por gás carbônico. Trata-se de um composto químico gasoso que tem um papel representativo no efeito estufa e nos desequilíbrios climáticos do planeta.

A reciclagem de sucatas também colabora para que seja reduzido o impacto de uso de um espaço destinado à maioria do lixo que produzimos: os aterros sanitários. A pressão sobre esses locais é, naturalmente, aliviada, pois o reaproveitamento impedirá que estes materiais acabem nestes locais e poluam o meio ambiente.

Outras vantagens

Não bastassem as vantagens proporcionadas para a natureza e, claro, para os próprios seres humanos, a compra e venda de sucatas que podem ser recicladas também propicia a criação de empregos verdes. São atividades, produtos ou serviços capazes de reduzir os impactos ambientais das marcas, contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Dentro deste aspecto, a compra e venda de sucatas também encoraja as empresas a assumirem responsabilidade ambiental ao adotarem práticas mais sustentáveis de gestão de resíduos. Isso também acaba sendo transmitido aos colaboradores, provocando um círculo virtuoso de ideias sustentáveis.

Ainda nesse raciocínio, a reciclagem desses materiais contribui para que se alcancem metas ambientais e de sustentabilidade estabelecidas em níveis local, nacional e global. O Acordo de Paris, estabelecido em dezembro de 2015, é um exemplo mundial de como os países definiram metas para redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, evitando o aumento da temperatura do planeta.

Se reciclar é transformar, também rima com inovar. Por essa razão, buscar soluções criativas para reciclar e reutilizar sucatas impulsiona a inovação na indústria, produzindo novos produtos a partir de itens que, aparentemente, não representavam mais nada em termos de economia.

Mais do que representar uma simples relação de compra e venda, as sucatas provocam uma interessante discussão sobre como esse processo pode servir para educar e conscientizar as pessoas sobre a importância dos conceitos de sustentabilidade e da economia circular. Motivos, como foi possível notar, não faltam. Basta colocar em prática para que, cada vez mais, o lixo se transforme em luxo.

Segurança

Comprar e vender sucata na Superbid é possível em razão da plataforma disponibilizada, dotada de alta segurança e transparência de modo a proteger os dados de compradores e vendedores. Isso garante total tranquilidade, além de diversas formas de negociação estarem à disposição.

Também pesam nessa cadeia virtuosa a tradição, credibilidade e, em especial, os números superlativos da Superbid em seu escopo. Até porque a potência é a mesma de quando o assunto é o mercado de venda via leilões online.

Basta dizer que são mais de 10 mil empresas vendedoras e mais de 1 milhão de compradores na América Latina, de acordo com dados gerais e não específicos deste projeto. Não bastasse isso, a empresa conta com uma ampla audiência – são oito milhões de visitantes únicos anualmente -, realizando mais de 50 eventos por dia. São números que trazem consigo uma força para que a economia circular gerada pela compra e venda de sucata possa girar com mais rapidez e eficiência ainda.

Quer saber mais? Então acesse a Superbid.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *