A utilização de drones, máquinas movidas remotamente e Realidade Aumentada e outras tecnologias em ascensão já pode ser uma realidade em canteiros de obra – antes dominados somente por máquinas pesadas, pilhas de tijolos e sacos de cimento. É o que defende o presidente e cofundador do EquipmentShare, Willy Schlacks, em artigo de Kate Harrison, publicado no site da revista Norte Americana Inc.

A empresa de Schlacks desenvolve uma grande quantidade de equipamentos para modernizar processos velhos e pouco eficientes na indústria.

No artigo, o executivo afirma que ferramentas avançadas podem combinar perfeitamente com este tipo de ambiente e que estão impulsionando a indústria, agilizando processos e reduzindo custos.

Confira abaixo a tradução livre do artigo da Inc., onde Schlacks lista as principais tendências do segmento.

Agregação de dados

Dados são a chave para o gerenciamento da indústria de construção moderna. Alimentados por empreiteiros, proprietários e gerentes de frotas, bancos de dados são capazes de extrair informações valiosas, como tempos de execução, níveis de óleo, pressão de pneus e localização de cada equipamento.

 

Ao longo do tempo, os dados agregados formarão um banco que oferecerá melhor visibilidade da funcionalidade e do valor dos equipamentos, permitindo que sejam tomadas decisões mais inteligentes no gerenciamento de frota e na implantação de equipamentos.

Sclacks destaca: “Em vez de permitir que seus equipamentos acumulem poeira em um canto do armazém, os empreiteiros podem localizar tratores e elevadores que podem ser alugados ou vendidos para gerar um ROI (em português, Retorno Sobre Investimento) maior”.

Drones

Oferecendo visão em tempo real do canteiro de obras e dos projetos de construção, os drones capturam informações sobre o volume de material, localização dos equipamentos e progresso das obras.

Os drones são mais do que uma tendência. Estima-se que a indústria da construção compre mais de 6,3 milhões de drones até 2025.

Tecnologias na construção - Drones monitoram os processos no canteiro de obras

“Ainda que uma visão panorâmica do canteiro gere entusiasmo, o maior impacto na construção é a coleta de dados por trás da tecnologia dos drones” – diz Sclacks – “sem levantar, rastrear e analisar os dados, os drones não serão tão valiosos”.

Leia artigo de Edson Bouer “Inovação como diferencial competitivo”

Tecnologias de Realidade Aumentada

Equipamentos de Realidade Aumentada (RA) estão ajudando profissionais a visualizarem informações sobre as máquinas e canteiros de obras em tempo real.

Cada vez mais, os empreiteiros e os gerentes de equipamentos estão se apoiando em tecnologias RA para capturar avarias, verificar planos de construção e rastrear o progresso do trabalho no local.

Tecnologias na construção - Realidade aumentada pode mostrar detalhes das obras

Por meio de tablets, visor de capacete e óculos de RA – que devem alcançar até 5,4 milhões de unidades até 2020 – essa tecnologia permite que trabalhadores possam ver o que acontece dentro das máquinas através das telas de RA.

Como exemplo, um aplicativo de realidade aumentada pode permitir que um empreiteiro tenha, no seu celular, uma visão geral de dados dos equipamentos, como nível de combustível, pressão dos pneus e condições do motor.

Automação

Pode parecer futurista, mas robôs e equipamentos automatizados que funcionam por Inteligência Artificial já estão encontrando seu lugar no universo da construção.

A automação está melhorando a segurança, ajudando na prevenção de acidentes, aceleração de projetos e aumento da eficiência. Tome, por exemplo, o Pedreiro Robótico Hadrian, capaz de levantar tijolos 20 vezes mais rápido que mãos humanas.

Embora a automação total no setor de construção ainda tenha cerca de 10 anos, nós estamos começando a ver sugestões de automação em ambientes mais previsíveis e controlados, como operações rodoviárias e de mineração.

Não há dúvidas de que as tecnologias emergentes na construção impulsionam eficiência, produtividade e agilidade. À medida que mais empresas adotarem dados telemáticos e trouxerem novas tecnologias ao ambiente de trabalho, a indústria da construção do futuro ficará muito diferente do que vemos hoje em dia.

 

Fonte e Texto original:

Inc.

https://www.inc.com/kate-l-harrison/b4-cool-technologies-driving-the-construction-si.html

Tradução livre.

  sucata  

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui