Como renovar os equipamentos de informática na sua empresa?
Por mais tecnológicos que sejam, os equipamentos de informática quebram ou ficam defasados e por isso é tão importante manter uma política de renovação para sua empresa. Mas por onde começar na hora de renovar os equipamentos de informática da sua empresa? Essa é uma pergunta que diversos gestores fazem em um certo momento.
Para começar, elabore um plano
Um bom gestor, na hora de renovar os equipamentos de informática da empresa, precisa elaborar um plano para fazer tudo da maneira correta, sem desperdiçar valores com equipamentos com baixa vida útil além de planejar a troca nos momentos corretos.
Esse pode ser chamado de plano gestor de equipamentos de informática, por exemplo.
Com isso, você começa a elaborar diretrizes para a empresa, procurando reunir todos os recursos orçamentários da infraestrutura tecnológica de maneira estruturada. Nesse momento, você começa a pensar no que fazer com os equipamentos antigos da empresa que podem ser reutilizados.
Uma das opções é simplesmente fazer o descarte, mas lembre-se: pensar no descarte correto desses equipamentos de informática antigos é uma forma de cuidar do meio ambiente também e estar dentro da lei.
No entanto o descarte por si só não é uma prática recomendada, haja visto que os itens podem ser vendidos, mesmo com valores baixo. Uma maneira de fazer isso é colocando os itens para venda no leilão de equipamentos de informática na Superbid.
Não troque os equipamentos sem fazer orçamentos
A busca pela economia na hora de renovar os equipamentos de informática da sua empresa é outra dica que não pode faltar. Ou seja, não se precipite em comprar os equipamentos no primeiro fornecedor.
Porém, pode ser que a sua empresa já tenha um fornecedor específico de equipamentos de informática, mas não custa fazer alguns orçamentos para comprar preços.
Além disso, é válido considerar todas as possibilidades e variar os orçamentos conforme essas possibilidades. Avalie, por exemplo, reparar os defeitos e substituir algumas peças em vez de trocar o equipamento todo.
Compare os custos de manutenção de hardware antigo com o custo-benefício de comprar um equipamento novo. Muitas vezes, uma nova aquisição sai mais em conta do que manter um equipamento antigo e que não apresenta uma boa produtividade.
Avalie as opções
Para renovar os equipamentos de informática da sua empresa, é preciso pesquisar os melhores modelos e marcas. Afinal, você precisa que seus colaboradores tenham computadores bons para ter resultados no trabalho, certo?
Porém, é preciso considerar que a tecnologia muda rapidamente, inovando-se e sempre oferecendo novos recursos. Assim, dentro de um ano, por exemplo, já pode ter ocorrido grandes transformações em algum tipo de equipamento.
Leia também: Computador quebrado? Venda online no estado e recupere seu investimento
Fique por dentro das últimas atualizações do mercado e procure escolher equipamentos de marcas famosas, que tenham uma boa reputação. Lembre que, em geral, os equipamentos de informática custam caro e a escolha pela marca pode trazer diferenças na sua economia.
Renovar os equipamentos: procure o melhor fornecedor
Você como dono da empresa ou gerente de um setor precisa ter na cabeça que é preciso escolher um fornecedor de confiança na hora de renovar os equipamentos de informática da sua empresa.
A tendência da tecnologia é compactar-se na medida em que oferece mais eficiência. As redes sem fio, por exemplo, tornaram-se mais seguras, mais rápidas e com capacidade para acumular uma quantidade maior de dispositivos simultaneamente.
Um fornecedor adequado deve apresentar as seguintes características:
- Boa reputação no mercado;
- Ter referências boas de seus clientes;
- Condições de pagamento que sejam satisfatórias (parcelamento e prazo);
- Preços competitivos;
- Atendimento de qualidade;
- Suporte técnico e de manutenção sempre de prontidão para ajudar;
- Profissionais adequados e oferecer treinamento caso seja necessário;
- Entrega em tempo hábil;
- Boa política de trocas e devoluções.
O bom parceiro de mercado deve conservar um relacionamento duradouro. Antes, durante e após a venda, ele deve manter contato com seus clientes, disponibilizando-se para oferecer um suporte técnico de qualidade quando for necessário.
Venda os equipamentos usados
Além de desocupar o espaço, os equipamentos usados podem ser uma fonte extra para comprar aquele computador com DD5 ou uma placa mãe mais moderna que vai ter maior durabilidade.
No entanto o leilão é perfeito para esse tipo de venda, onde você garante um valor mínimo desejado e ainda pode se surpreeender com os lances.
Leilões atraem muitas pessoas interessadas em comprar itens usados, o que aumenta as chances de encontrar um comprador para o seu produto, é o famosos público altamente qualificado.
Em um leilão, os compradores concorrem entre si pelo item, o que pode levar a preços mais altos do que o que você poderia obter vendendo o item individualmente.
Leilões geralmente duram apenas alguns dias, o que significa que você pode vender o seu item rapidamente e receber o pagamento logo em seguida.
Em muitos casos, os compradores são responsáveis por retirar o item do local onde ele está armazenado, o que significa que você não precisa se preocupar em enviar o item ou encontrar uma forma de transportá-lo.
Em um leilão, o comprador que oferecer o maior lance ganha o item, o que significa que você não precisa se preocupar em negociar o preço ou lidar com possíveis discussões.
Portanto, caso queira se desfazer de itens de informática antigos, a alternativa é colocar os lotes para leilão na Superbid, maior exchange de leilões da américa latina. Onde você pode vender os seus produtos com mais segurança!