saiba quanto seu carro gasta por Km rodado, a fim de calcular os litros necessários para a viagem toda

Pode colocar álcool em carro a gasolina? Qual a diferença entre o motor flex e motor a gasolina?

Com a gasolina cada vez mais cara, muitas pessoas estão começando a considerar colocar álcool em carro a gasolina para tentar economizar no fim do mês.

Mas será que isso é possível e não causa danos internos no carro? Dentro desse universo, há muitas dúvidas a respeito de qual motor seria melhor: flex ou gasolina.

Na hora de escolher comprar um carro, um dos principais fatores é o tipo de combustível que ele consome.

Isso porque, além do rendimento ser diferente, o preço também varia e o desempenho do carro é afetado. Por isso, antes de comprar um carro, você deve entender qual o melhor tipo de motor para suas necessidades.

Banner Carro

Pensando em lhe ajudar, separamos um post completo sobre esse assunto. Veja a seguir!

Gasolina x Etanol

Em primeiro lugar, você sabe a diferença entre esses dois combustíveis? O principal erro é achar que o etanol é a base de água e a gasolina é a base de óleo. Apesar dessa afirmação não estar totalmente errada, existe uma diferença mais complexa entre esses dois líquidos.

uma das principais diferenças entre os dois combustível está na densidade e composição
uma das principais diferenças entre os dois combustível está na densidade e composição

A gasolina, por exemplo, vem do petróleo e tem uma textura mais oleosa e densa, o que garante que a bomba tenha uma maior lubrificação, gerando menos sujeiras nos bicos e fazendo com que as peças com as quais ela entra em contato durem mais.

Vale ressaltar, porém, que a gasolina brasileira não é pura, e pelo menos 27% da sua composição é de etanol.

Enquanto  isso, o etanol é produzido a partir do milho, cana de açúcar, arroz, mandioca ou aveia, feito por meio da fermentação dos açúcares desses alimentos.

Apesar de ser uma opção tecnicamente mais ecológica, já que vem de fontes renováveis, seu rendimento pode não ser um fator que compense financeiramente.

Como funcionam os motores flex e gasolina?

Os dois motores são praticamente iguais, tendo diferença apenas na queima de combustível. Os dois motores são motores que trabalham com a queima conhecida como motores de quatro tempos, que corresponde às 4 diferentes etapas do combustível até que chegue até o motor.

Essas 4 etapas são a admissão, compressão, combustão e escape.

A etapa de admissão diz respeito à entrada do vapor do combustível e do ar na câmara de combustão. Já na segunda etapa, essa mistura é comprimida até que gere uma combustão, indo para o terceiro processo onde ocorre uma descarga elétrica entre as velas de ignição misturando ar e combustível. 

Para que a compressão ocorra, é necessário uma temperatura adequada para a queima desse combustível, até que chegue na etapa do escape, onde cria-se gases residuais da combustão que são retirados do motor.

A principal diferença entre o motor de gasolina e flex está na compressão, já que as propriedades dos dois combustíveis são diferentes.

Os motores que funcionam apenas à base de gasolina aproveitam o máximo do combustível – embora nunca chegue a 100%, enquanto no motor flex, por trabalhar com 2 combustíveis diferentes, a compressão não é tão exata assim. Isso faz com que o aproveitamento gire em torno de apenas 70%.

Eu posso colocar álcool em carro a gasolina?

Muitas pessoas acreditam que se a gasolina é tecnicamente batizada com álcool, seria possível colocar o etanol no lugar da gasolina em carros que têm o motor a gasolina.

colocar álcool em motor à gasolina trará diversos riscos ao veículo
colocar álcool em carro a gasolina trará diversos riscos ao veículo

Porém, fazer isso gera um grande problema no veículo, especialmente porque as peças usadas para compor o motor e sua programação são voltadas para a característica mais oleosa da gasolina.

Colocar etanol nesse tipo de veículo pode corroer as peças, que não são adequadas às suas propriedades.

Isso porque a quantidade de álcool na gasolina brasileira é colocada na medida correta para que isso não aconteça, além de ser álcool puro e não hidratado.

Além da corrosão das peças como a bomba de combustível, por exemplo, colocar esse tipo de combustível em um carro a gasolina causa falhas mecânicas, diminuindo drasticamente a vida útil do motor.

Posso usar etanol misturado com gasolina no motor flex?

Um mito muito comum é achar que não pode-se misturar a gasolina com o álcool na hora de abastecer. Porém, especialistas afirmam que isso não é verdade e que você pode, sim, usar os dois combustíveis ao mesmo tempo caso queira.

Isso porque esse tipo de motor é feito para suportar e queimar os dois tipos de combustível, seja ao mesmo tempo ou um de cada vez, já que existe um sensor no escapamento que detecta o combustível presente por meio da quantidade de oxigênio liberada, e se adapta a esse líquido.

Essa técnica é muito usada por quem deseja economizar e fazer com que o combustível renda mais.

Porém, é necessário verificar a proporção de gasolina e álcool, já que o álcool queima mais rápido.

Qual motor é melhor: gasolina ou flex?

Depende exclusivamente da sua necessidade e do seu uso do veículo. Há quem prefira carros com motor flex e quem prefira motores à gasolina.

Como no motor flex você usa os dois combustíveis ao mesmo tempo e o óleo presente na gasolina lubrifica as peças, tecnicamente a vida útil de cada uma delas também é maior em comparação a carros que só funcionam a base de álcool.

Porém, caso você esteja visando um carro que dure mais, e que precise de menor manutenção, é aconselhável escolher um motor a gasolina, já que os danos desse combustível são menores.

Banner Carro

Em questão de economia, vale a pena calcular qual dos dois seria mais vantajoso, já que, apesar de ser mais barato, o etanol queima de forma mais acelerada, resultando em uma perda maior de combustível.

Depois de ver que você não pode colocar álcool em carro a gasolina, fique atento ao tipo de motor na hora de comprar um carro novo.

Além disso, analise os prós e contras de cada motor e escolha aquele que esteja de acordo com suas necessidades, especialmente no que diz respeito a enigma e vida útil do veículo.

Para mais conteúdos relacionados ao mundo dos veículos, com dicas e curiosidades, acesse o blog Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *