razões para ter certeza que está na hora de comprar um imóvel

Como transferir um imóvel para outra pessoa? Quais documentos necessários?

A transferência de imóvel é um processo que acontece quando o imóvel é vendido, doado ou passado para o nome de outra pessoa por qualquer outro motivo. Para concretizar o ato, é necessário realizar o registro do novo dono em um cartório, mas você sabe o passo a passo para transferir um imóvel para outra pessoa?

A transferência de nomes é essencial para evitar prejuízos futuros e garantir que o antigo proprietário não entre na justiça requerendo o imóvel alegando ser o verdadeiro proprietário. Isso porque, sem o registro atualizado te reconhecendo como o novo dono daquele bem, legalmente falando você não será reconhecido como proprietário e pode até mesmo perder sua casa.

  • Está pensando em comprar um imóvel com um valor abaixo do mercado? Confira alguns leilões disponíveis de imóveis na Superbid e aproveite as oportunidades na sua região!
  • Para que isso não aconteça, separamos um post completo com o passo a passo de como transferir um imóvel para outra pessoa. Confira!

    Quanto custa uma transferência de imóvel?

    Antes de aprender como fazer uma transferência de bens, é necessário descobrir qual o valor que deverá ser pago durante o processo.

    a transferência depende exclusivamente do valor do bem
    a transferência depende exclusivamente do valor do bem

    Em primeiro lugar, tenha em mente que esse não é um procedimento considerado barato, já que você deverá se basear no ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bem e Imóveis. Esse imposto tem como base o valor venal da casa a alíquota varia entre os estados e municípios brasileiros. 

    Em São Paulo, por exemplo, o ITBI representa 2% do valor do imóvel, enquanto em Belo Horizonte, a taxa é de 2,5%.

    Além do ITBI, para calcular a transferência você terá que levar em conta os débitos de seguro, contrato de compra e venda e registro imobiliário.

    O ideal é calcular uma média de 4,5% do valor do imóvel para a transferência, já que você terá que arcar com todos os outros documentos como escritura, por exemplo, para passar a casa de um nome para outro.

    Onde eu devo fazer a transferência de um imóvel?

    A transferência é feita no tabelionato de notas da cidade em que o imóvel está registrado, independente se você mora ou não neste município.

    É no tabelionato de notas que você realizará todo o procedimento para transferir o bem por meio de uma escritura, que pode ser de compra e venda, doação, permuta etc.

    Para quem financiou uma casa pelo programa Minha Casa, Minha vida, é possível conseguir um desconto de até 50% no valor do ITBI e um desconto de até 75% na documentação do registro. Esses descontos variam de acordo com a renda do comprador, valor do imóvel e outros possíveis imóveis em seu nome.

    Posso transferir um financiamento imobiliário para outra pessoa?

    Sim, é possível fazer a transferência de um financiamento, mas o processo não é feito da mesma forma que a transferência de imóvel. Nesse caso, você deve verificar com a instituição financeira a possibilidade de realizar um acordo legal, que deverá ser documentado.

  • Está pensando em comprar um imóvel com um valor abaixo do mercado? Confira alguns leilões disponíveis de imóveis na Superbid e aproveite as oportunidades na sua região!
  • Como transferir um imóvel para outra pessoa?

    O primeiro passo para dar entrada ao processo é abrir uma escritura pública, que nada mais é do que um documento no qual oficializa-se a transferência de um bem de uma pessoa para outra.

    o primeiro passo para a transferência de imóvel para outra pessoa é abrir uma escritura pública
    o primeiro passo para a transferência de imóvel é abrir uma escritura pública

    Esse documento será lavrado em cartório de notas para que as partes assinem e registrem o novo proprietário no cartório de registro de imóveis.

    Para esse processo, você deverá reunir os seguintes documentos pessoais:

    • Cópia autenticada do RG e CPF de todos os proprietários;
    • Certidão de casamento ou nascimento de todos os proprietários;
    • Pacto antenupcial registrado, quando houver;
    • Endereço;
    • Profissão de todos os proprietários e cônjuges;
    • Certidões negativas junto à Receita Federal e à justiça trabalhista.
    • Cópia do RG e CPF do comprador e cônjuge;
    • Profissão e endereço do comprador e do cônjuge.

    Além dos documentos dos compradores e vendedores, também é necessário apresentar as documentações do imóvel, de acordo com a classe em que ele se encontra entre imóveis urbanos e rurais:

    Imóveis urbanos

    • Carnê do IPTU;
    • Matrícula atualizada do imóvel;
    • Todas as certidões negativas;
    • Certidão do cadastro no Município;
    • Valor venal;
    • Certidão negativa de débitos municipais do imóvel;
    • Certidão negativa de condomínio, quando for o caso.

    Imóveis rurais

    • ITR (Imposto Territorial Rural);
    • CCIR (Certidão ou Certificado de Imóvel Rural);
    • matrícula atualizada do imóvel;
    • certidões negativas.

    Depois que a escritura for feita e o ITBI e outras taxas forem pagas, o documento será lavrado e levado em cartório para o registro de imóveis. Nesse registro, acontecerá a transferência do imóvel, e o novo dono será reconhecido como proprietário legal da casa.

    Qual o valor da escritura?

    A escritura por si só varia com base na faixa de valor do imóvel e do seu valor venal e real.

    O valor venal é o valor que a prefeitura determina, e o valor real é o valor praticado na negociação.

    eia também Como saber o valor venal do imóvel? Qual a diferença do valor venal para o valor de mercado?

    Um imóvel no valor de R$600 mil, por exemplo, pode ter uma escritura no valor de R$ 3 mil em São Paulo, por exemplo.

    É importante ressaltar que os valores são tabelados de acordo com cada estado, e você deve solicitar no cartório de registro de imóveis da sua cidade quais os valores praticados na sua região.

  • Está pensando em comprar um imóvel com um valor abaixo do mercado? Confira alguns leilões disponíveis de imóveis na Superbid e aproveite as oportunidades na sua região!
  • Agora que você viu como transferir um imóvel para outra pessoa, não deixe de realizar a transferência do bem assim que você assinar o contrato de compra e venda.

    Afinal, deixar de realizar a transferência poderá fazer com que você perca sua casa futuramente, já que o antigo dono será legalmente o proprietário por constar em registro, podendo reivindicar o bem na justiça.

    Pensando em comprar sua casa própria? Não deixe de conferir as ofertas de imóveis no site da Superbid!

    Nós somos um blog especializado em leilões e com dicas incríveis você pode garantir os melhores preços e condições do mercado. Clique aqui e acesse mais conteúdos relacionados ao mundo dos imóveis!

    Posts Similares

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *