Qual é o tempo de vida de um aterro sanitário?
O tempo de vida útil de um aterro sanitário é um espaço de tempo que deve ser respeitado pelo tratador daquele determinado trecho de terra.
Os aterros são locais para resíduos sólidos que não puderam ser reaproveitados, mas, assim como qualquer outro espaço que lida com lixo, ele tem uma vida de útil extremamente limitada. E seu prazo de validade é algo sério que deve ser respeitado por quem quer que esteja a cargo daquele ambiente.
O não cumprimento desta validade pode acarretar problemas seríssimos para o ambiente, os locais próximos e a vida dos trabalhadores daquele espaço. Pois, podem trazer ainda mais transtornos, como a geração de odores e a emissão de gases de efeito estufa.
Quer entender qual a vida útil ideal de um aterro sanitário? Acompanhe a leitura!
O que é um aterro sanitário?
Os aterros sanitários são uma parte fundamental de uma cidade sustentável, dentro de sua gestão. Isso porque são capazes de garantir todo o controle da água, energético e do gás. Por isso é necessário de um licenciamento ambiental para ser estabelecido antes que inicie a sua atividade. Também há um determinado limite de resíduos que podem ser recebidos por ele, que são determinados por meio de estudos do solo e de cada espaço.
No mais, os aterros sanitários existem basicamente para conter e dar aos resíduos um local mais propício para que eles consigam se decompor sem impactar diretamente o meio ambiente. Dentro deste modelo, o solo e os lençóis freáticos também são preservados e monitorados impedindo a sua contaminação.
O aterro sanitário é uma obra desenhada única e exclusivamente com o intuito de fazer o tratamento e a decomposição final de resíduos da maneira mais “saudável” possível. Isto é, de forma mais correta em termos ambientais. Desta forma, eles são menos nocivos ao meio ambiente do que os lixões, por exemplo.
Isto porque eles são projetados e pensados para evitar a contaminação do solo, do ar e da água. Os subprodutos do lixo, como os gases tóxicos e o chorume, acabam retidos no espaço e são totalmente impedidos de entrar em contato com a natureza.
Veja a seguir o tempo de vida de um aterro sanitário.
Tempo de vida de um aterro sanitário
O tempo de vida útil de um aterro sanitário é um item de preocupação para os empresários do setor ou para os interessados no segmento. Geralmente, de acordo com os estudiosos e outros trabalhadores do ramo, o tempo máximo de operação de um aterro sanitário chega a 10 anos.
No entanto, raramente os espaços conseguem chegar a esse trecho de tempo. Isso porque, especialmente no Brasil, os aterros infelizmente não são bem cuidados ou passam por todas as manutenções preventivas para que o seu tempo de vida útil aumente. Quando um aterro sanitário tem a sua capacidade esgotada, é preciso fechá-lo imediatamente.
Em seguida, é importante providenciar algumas medidas para a área, como o reflorestamento. Isso é para diminuir todos os impactos ambientais causados naquele trecho. É importante ressaltar que mesmo após que as atividades nos aterros sanitários cheguem ao seu fim, aquele terreno ainda produzirá gás e chorume pelos próximos 15 anos.
Ou seja, fica inviável que aquele espaço seja utilizado para construções de prédios, espaços domiciliares e, especialmente, hospitais ou outros centros de saúde. Também é importante ressaltar que mesmo que seja o destino mais comuns das sobras dos resíduos não reaproveitáveis, o aterro sanitário tem um tempo de vida útil limitada.
No entanto, existem algumas medidas para que você consiga aumentar o tempo de vida útil do seu aterro sanitário ou para preservá-lo da melhor forma. Confira a seguir algumas dicas.
Aumentar o tempo de vida útil do aterro sanitário
De acordo com o PMGIRS (Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos) do município de Criciúma, cerca de 37% dos resíduos coletados no município são resíduos orgânicos (cerca de 40 t), e que são imediatamente enviados ao aterro sanitário. Esta porcentagem, caso fosse direcionada para a destinação ideal, como, por exemplo, em outras formas de tratamento de resíduos, como a compostagem, ela seria desviada dos aterros e poderia dar espaço a materiais que, de fato, não possuem nenhuma alternativa.
Podemos concluir a mesma coisa para a reciclagem de materiais secos, por exemplo. Que pode ser extremamente positiva, aliás. Todas as ações que envolvem a reciclagem de materiais secos, como alumínios, vidros e plásticos, podem ser vantajosas pelo simples fato de que esses materiais podem não parar nos aterros sanitários e sua reciclagem é mais fácil.
Desta forma, a medida mais eficaz de aumentar o tempo de vida útil dos aterros sanitários é tomar medidas simples como a compostagem dos resíduos orgânicos e a reciclagem de resíduos secos. Em outras palavras, fazendo o reuso e reciclando tais materiais. Assim, os aterros sanitários abrigarão somente materiais que não têm outra alternativa, senão, ir aos aterros para serem soterrados e decompostos.
Para ler mais postagens como esta, acesse o blog da Superbid.
Caminhões Compactadores de Lixo com ótimos preços
Na Superbid você encontra leilões de Caminhões Compactadores de Lixo de forma recorrente.
Os leilões são oportunidades únicas para encontrar o equipamento que você procura por um preço competivio, confira se temos ofertas no momento!