Qual a diferença entre peças remanufaturadas e recondicionadas?

Qual a diferença entre peças remanufaturadas e recondicionadas?

Você sabe qual a diferença entre peças remanufaturadas e recondicionadas? Essa é uma informação que é bastante importante para o caminhoneiro ou pessoas que estão começando a trabalhar com peças no mercado. De fato, elas podem gerar uma certa economia no bolso, mas precisam entender de verdade as suas diferenças.

Por se tratar de peças usadas que foram consertadas e estão novamente à venda, as pessoas acreditam que elas perdem a qualidade, mas não é bem assim. Essas peças são formas de economias, tendo em vista que peças para caminhões, na maioria das vezes, são bem caras.

Banner Caminhão

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre a diferença entre as remanufaturadas e recondicionadas para que você entenda melhor. Continue a leitura para saber mais!

Peças remanufaturadas e recondicionadas: principais diferenças

Mesmo que sejam usadas, as peças remanufaturadas e recondicionadas tem algumas diferenças básicas. 

Por exemplo, uma peça remanufaturada é produzida pelo próprio fabricante, que toma todos os cuidados necessários e faz uma análise mais profunda para saber o que pode ou não ser reaproveitado. 

De fato, isso acaba garantindo que o caminhão não tenha nenhum dano por causa da peça que foi trocada. 

Durante esse processo, são realizados diversos testes de qualidade para saber se vale a pena ou não fazer o remanufaturamento da peça. Durante essa análise são verificados a existência de trincas, alinhamento e, claro, o cumprimento às exigências impostas pela lei.

Qual a diferença entre peças remanufaturadas e recondicionadas?

Ou seja, quando algum problema irreversível é encontrado, essa peça não vai mais para o mercado.

As peças recondicionadas, de modo diverso, – também chamada de peça reformada ou recuperada – não têm a sua origem atestada. Portanto, isso significa que o comprador não tem como saber se ela é proveniente de um caminhão que sofreu um acidente ou de um que não passava de manutenções periódicas.

Para que esses componentes voltem a funcionar e cheguem ao mercado, são realizados pequenos ajustes, como soldas, lubrificação, troca de elementos e pintura, o que pode fazer com que tenham uma vida útil ainda menor.

Além disso, nem sempre há um suporte técnico eficiente e qualificado para peças recondicionadas. Ou seja, em caso de problemas, o consumidor não tem garantias de que será atendido com qualidade e segurança.

Peças remanufaturadas são confiáveis?

Agora que você conhece a diferença entre as duas peças, dá para perceber que a decisão por itens recondicionados não é a melhor escolha. Porém, será que é possível confiar plenamente nas peças remanufaturadas?

Nós sabemos que o caminhoneiro ou dono de frota tem inúmeros gastos em seu dia a dia e, por conta disso, está sempre buscando formas de economizar nas manutenções preventivas. Porém, a economia precisa ser vantajosa. 

Nesse sentido, podemos atestar que a aquisição de uma peça remanufaturada é uma boa opção. Esses itens são produzidos, testados e garantidos pelo próprio fabricante, ou seja, têm sua origem identificável.

Banner Caminhão

Ou seja, você como gerente de frota ou caminhoneiro particular, caso esteja buscando formas de economizar ou não tem dinheiro para comprar uma peça nova, é possível contar com essa alternativa. Veja alguns exemplos de peças que estão a disposição:

  • amortecedor;
  • embreagem;
  • carburador;
  • bicos injetores;
  • junta homocinética;
  • bandeja de suspensão.

Vantagens das peças remanufaturadas

Caso ainda esteja em dúvidas em relação às peças remanufaturadas e recondicionadas, separamos alguns pontos que são importantes para a sua escolha. É possível destacar que você encontra itens recondicionados com ótimos preços, porém, é necessário avaliar bem os prós e contras dessa aquisição.

Para ajudar na escolha de peças remanufaturadas, trouxemos algumas dicas que podem ser um grande divisor de águas para te ajudar com isso. Confira:

Manutenções emergenciais reduzidas

Como você sabe, as manutenções emergenciais são caras e prejudicam a operação de seu negócio. Ao investir em itens sem procedência confirmada, há sério risco de que seu caminhão precise ir para a oficina com mais frequência.

Peças remanufaturadas e recondicionadas são ótimas opções para não comprar uma peça nova, por conta do seu valor muito alto. Uma saída alternativa para o caminhão não parar de rodar.

Por outro lado, como a peça remanufaturada é produzida pelo próprio fabricante, ele faz testes e toma todos os cuidados para garantir que ela não traga danos ao veículo e, consequentemente, gere prejuízos ao proprietário ou o gestor de frota.

Peças Remanufaturadas e Recondicionadas: Garantia de fábrica

Investir em itens que não tem garantia é um dos maiores erros dos gestores de frota ou caminhoneiros. Às vezes as pessoas ficam pensando apenas na redução de preço e acabam esquecendo que esse pode ser um detalhe bem importante para que ele não tenha problemas no futuro, prejudicando o orçamento.

De fato, um dos grandes benefícios das peças remanufaturadas é a garantia que o fabricante disponibiliza. Ou seja, se ele dá a garantia que a peça é confiável, pode ter certeza que ela é.

Redução de danos ao meio ambiente

Por fim, não podemos deixar de mencionar que a compra de peças remanufaturadas é uma importante contribuição para a preservação do meio ambiente. Isso acontece porque o item tem mais qualidade e uma vida útil maior.

Ou seja, você não precisa fazer a troca de uma peça nova por um bom tempo, o que gera menos lixo automotivo e, por consequência, acaba gerando menos poluição. De fato, essa é uma forma de reduzir os danos da atividade de transporte de cargas à natureza.

Banner Caminhão

Por mais que existam diferenças entre peças remanufaturadas e recondicionadas, elas são boas escolhas quando se trata de economia. Contudo, é preciso estar sempre atento para comprar uma das duas e colocar em seu caminhão.

Para conferir mais conteúdos relacionados ao mundo dos caminhões e cargas, clique aqui e veja outros artigos no blog Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *