monitoramento de máquinas pesadas

Monitoramento de máquinas pesadas: para o que serve e como fazer

Hoje em dia, com os avanços da tecnologia cada vez maiores, é possível usar diversos recursos para auxiliar o trabalho no campo e os processos feitos com máquinas agrícolas. A partir disso, fica mais fácil entender como elas operam e agir com segurança para evitar problemas futuros, tudo isso usando o monitoramento de máquinas pesadas a seu favor.

Antigamente, acreditava-se que o monitoramento desse tipo de veículo era voltado apenas para a segurança contra furtos e roubos, a fim de rastrear a máquina e conseguir recuperá-la.

No entanto, com o passar dos anos, os profissionais da área notaram que o monitoramento permite verificar o desempenho das colheitadeiras, pulverizadores, tratores, pás carregadeiras e todos os tipos de máquinas pesadas, contribuindo para a estratégia e aproveitamento do veículo no campo.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, separamos um post completo explicando os benefícios do monitoramento de máquinas pesadas. Confira a seguir!

O que é Monitoramento de máquinas pesadas?

Antes de mais nada, é necessário entender o que é o monitoramento de máquinas pesadas: de modo geral, o monitoramento dos maquinários nada mais é do que uma tecnologia de ponta que mede o uso das máquinas, sua produtividade e sua localização e dados de percurso durante o tempo de utilização.

o Monitoramento de máquinas pesadas visa colher e analisar dados de operação das máquinas em funcionamento
o monitoramento visa colher e analisar dados de operação das máquinas em funcionamento

É por meio desse rastreamento que os profissionais da área realizam o gerenciamento das frotas mais rapidamente e de forma mais organizada, com o intuito de fazer a manutenção preventiva de forma mais assertiva, de acordo com as horas trabalhadas.

É também por meio desse sistema que os donos de máquinas pesadas conseguem localizar onde o trator ou máquina está localizada, diminuindo os custos de seguros, que tendem a ser maiores para esse tipo de veículo, além de terem maiores chances de recuperação do bem em casos de furtos e roubos.

Junto,a  tecnologia ainda é um ponto-chave para desenvolvimento de soluções e estratégias que aumentam a produtividade no campo por meio dos relatórios completos, a fim de otimizar todos os processos que envolvem esses veículos.

o grande benefício desse Monitoramento de máquinas pesadas é que fica mais fácil identificar erros e falhas para planejar soluções rápidas e mais assertivas
o grande benefício desse monitoramento é que fica mais fácil identificar erros e falhas para planejar soluções rápidas e mais assertivas

Um grande exemplo dos benefícios d eusar o monitoramento de máquinas pesadas é a identificação de maquinários usados de forma indevida em rotas que não deveriam e que acaba afetando e atrasando a produção esperada. Por meio do monitoramento, você consegue detectar e resolver o problema sem que toda a cadeia de trabalho seja prejudicada, de forma mais rápida e simples.

Diferença entre rastreamento, monitoramento e telemetria

Dentro do programa de monitoramento de máquinas pesadas existem 3 vertentes: o rastreamento, monitoramento e telemetria.

Telemetria

A telemetria é o recurso de coleta de dados por meio de um sistema que está implantado na máquina que fica responsável por enviar todas as informações para celulares, computadores ou tablets.

É por meio da telemetria que o agricultor conhece as métricas de trajetos, movimentação e dados do motor do veículo, usando-os para melhorar o desempenho da produção.

Rastreamento

Como o nome sugere, no rastreamento de máquinas pesadas o intuito é rastrear todo o percurso que o maquinário percorreu durante sua atuação, a fim de registrar informações de origem e destino do veículo e medir todo o percurso que foi feito para chegar ao local desejado.

com a ajuda no monitoramento você consegue rastrear a localização exata da máquina e o percurso que ela fez enquanto estava ligada
com a ajuda no monitoramento você consegue rastrear a localização exata da máquina e o percurso que ela fez enquanto estava ligada

Com esses dados, você consegue desenvolver percursos menores e mais rápidos para chegar ao local, além de verificar possíveis problemas no percurso atual que pode acabar causando danos ao maquinário.

Esse tipo de monitoramento também é ideal para verificar possíveis desvios de itinerário ou se o seu veículo pode estar sendo usado de forma indevida.

Monitoramento

O monitoramento em si é a função mais ampla entre as 3, sendo capaz de medir e acompanhar todos os parâmetros operacionais da gestão agrícola, otimizando a produção e atuando como uma ferramenta para identificação de possíveis melhorias nos processos.

Dentre os dados coletados no monitoramento, você consegue verificar qualidade e eficiência de cada operação feita, trajetos, área em que o trabalho é realizado com aquela máquina, quantas horas o motor ficou ligado ou desligado, velocidade atingidas, tempo total de uso e quais as linhas e ruas das plantações que não foram percorridas pelas máquinas.

analisando dados como quantas horas o motor ficou ligado, você consegue ter uma ideia mais ampla da necessidade de manutenção do seu maquinário
analisando dados como quantas horas o motor ficou ligado, você consegue ter uma ideia mais ampla da necessidade de manutenção do seu maquinário

Com essas informações, é possível verificar possíveis necessidades na sua produção e o que precisa ser melhorado, além de ser uma excelente forma de fazer a manutenção preditiva, já que você tem acesso a quantas horas de trabalho a máquina teve naquele período.

Quais são as principais vantagens do Monitoramento de máquinas pesadas?

Segurança

A segurança é um dos maiores benefícios em usar o monitoramento das máquinas agrícolas, já que com o sistema você não somente evita e identifica possíveis roubos e furtos, como também evita que a máquina seja usada de forma indevida e fora do percurso.

Redução de custos

A tecnologia de monitoramento é uma ótima forma de reduzir custos por prever possíveis necessidades de melhorias e manutenções tanto na sua produção como no maquinário em si. Por meio das análises dos dados da sua cadeia produtiva, você ainda consegue traçar um plano de ação e estratégias que impactam nos lucros do produto e nos custos da produção.

máquinas pesadas

Um exemplo é fazer uma análise dos dados e dar foco nas atividades que podem ser realizadas enquanto as máquinas não estão em funcionamento, otimizando ainda mais o negócio.

Melhoria na produtividade

Imagina se você conseguisse ter dados mais concretos sobre quais as ruas das lavouras que não foram adubadas por desatenção? Esse tipo de dado é uma ótima forma de melhorar a produtividade e evitar prejuízos, já que com o monitoramento completo você consegue ver a rota feita pela máquina e identificar possíveis percursos que não foram feitos.

ao conseguir fazer uma análise ampla dos dados, você consegue tomar medidas que auxiliam a melhorar toda a cadeia produtiva
ao conseguir fazer uma análise ampla dos dados, você consegue tomar medidas que auxiliam a melhorar toda a cadeia produtiva

Além do mais, é ainda mais fácil identificar onde é necessário levar mais esforços para a sua produção.

Gestão remota

Por meio do celular e computadores é possível receber todos os dados do monitoramento para realizar a gestão remota de forma simples e rápida. Assim, quando você estiver em viagens de negócios conseguirá acompanhar toda a produção das suas terras em tempo real de forma assertiva, sem depender de relatórios.

máquinas pesadas

Depois de ver o que é o Monitoramento de máquinas pesadas e como ele funciona, não deixe de implementar esse tipo de tecnologia em seus negócios. Além de otimizar sua plantação e produção, e ser uma ótima forma de diminuir os gastos e evitar prejuízos, a tecnologia é forma assertiva de planejar ações e identificar melhorias mesmo que você não esteja no campo.

Maquinas agrícolas com um bom preço e, em alguns casos, nunca usados, você encontra aqui na Superbid Leilões. Para saber mais, acesse agora mesmo a página de lote e confira os produtos disponíveis em diversas regiões do Brasil.

Para mais conteúdos relacionados a máquinas pesadas e agrícolas, clique aqui e acesse o blog Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *