Golpes em compras online: como se proteger e evitar que aconteça
Algumas dicas importantes ajudam a escapar das tentativas de golpes em compras online. Confira!
No ambiente digital, onde boas oportunidades e preços competitivos estão ao alcance de todos, é fundamental entender como funcionam as transações para evitar golpes. Isso também vale para compras em leilão, que atraem pessoas em busca de ofertas vantajosas.
Contudo, infelizmente, a popularidade desse mercado também atrai indivíduos mal-intencionados, que utilizam diversas artimanhas para enganar os consumidores.
No entanto, é possível se proteger contra esses riscos. Com algumas precauções simples, você pode garantir que suas negociações sejam seguras, confiáveis e feitas com empresas renomadas e experientes.
Leia também: Potencialize seus negócios: conheça as vantagens de vender na Superbid Exchange
Antes de tudo, é importante lembrar que leilões online são excelentes oportunidades para quem quer unir qualidade e economia. Com o avanço da tecnologia, essas plataformas cresceram e se tornaram cada vez mais acessíveis.
Empresas sérias, como a Superbid Exchange, têm investido continuamente em tecnologias de segurança, criando um ambiente confiável para os usuários. Dessa forma, você pode realizar suas compras com tranquilidade e confiança, sabendo que está negociando em um sistema seguro.
Atenção para escapar dos golpes em compras online
Para escapar dos golpes em compras online em leilão, torna-se necessário ficar atento aos detalhes. No ambiente online, o primeiro passo é se certificar da autenticidade da plataforma antes mesmo de se realizar o cadastro, garantindo a proteção dos dados.
Caso o site seja falso, informações pessoais, como nome completo, endereço, data de nascimento, CPF, números de cartões de crédito ou telefones, podem ser usadas para a prática de diversos crimes.
Uma dica importante é: verifique sempre o endereço da página, consultando a legitimidade. Além disso, a presença de números ou prefixos no endereço devem ser conferidas.
Nomes semelhantes a empresas de credibilidade no mercado também podem confundir à primeira vista, ainda mais quem está empolgado com a chance de fazer um bom negócio. Com isso, fique atento aos detalhes, como pequenas alterações nos nomes das marcas.
Referências relevantes
A reputação da empresa de leilão em páginas de proteção ao consumidor e em redes sociais também serve como parâmetro. Além dos comentários dos consumidores, é necessário ter atenção às informações disponíveis em comparação com o endereço oficial da empresa – se números de telefone ou logotipos são os mesmos, por exemplo.
Falando em redes sociais, verifique o histórico de divulgação de postagens e o engajamento para evitar os golpes em compras online. Os links de acesso, inclusive, costumam constar no rodapé ou em seção específica do assunto nos sites das empresas. Perfis novos e com poucas publicações costumam ligar o sinal de alerta.
Links enviados por supostos representantes de leilões no seu WhatsApp ou no Instagram merecem naturalmente a desconfiança da pessoa. Portanto, antes de qualquer clique, é importante consultar se a conta em questão realmente tem ligação com a empresa de leilão.
Outras recomendações
Para escapar dos golpes de leilão, uma dica valiosa é entrar em contato com o leiloeiro responsável pelo evento. Todo profissional da área é cadastrado na Junta Comercial do Estado em que atua.
No caso de São Paulo, a Junta Comercial (Jucesp) possui disponível em seu site a lista dos leiloeiros oficiais, com informações de endereço e telefone, possibilitando essa conversa prévia. O pregão também possui um endereço físico. Em caso de desconfiança, uma visita é recomendável.
Aliás, ler o edital do leilão é um exercício que faz parte do processo. No documento, tem de constar o nome completo do leiloeiro e o número da matrícula dele na junta à qual pertence. Informações completas sobre qualquer produto também estão presentes.
É bom lembrar que nenhuma empresa leiloeira exige pagamentos antecipados. Até porque, para adquirir qualquer produto, o valor depende do lance feito pelo interessado. Notas fiscais também têm de ser alvo de observação. Desconfie de documentos que não correspondem ao nome da empresa.
Leia também: Exportação de produtos agrícolas: desafios e oportunidades
Ao seguir essas dicas, dificilmente a pessoa vai cair em golpes de leilão. Caso isso ocorra, a vítima precisa registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência. Estelionato é crime previsto no artigo 171 do Código Penal, com pena de um a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa.
Para aqueles que buscam boas oportunidades em uma plataforma legítima e segura, vale lembrar que a Superbid Exchange possui 25 anos no mercado. Atualmente, conta com mais de 10 mil empresas vendedoras e mais de 1 milhão de compradores na América Latina, com destaque para as categorias industrial, agrícola, automotiva, pecuária, imobiliária e de bens de consumo.
Para mais conteúdos, dicas e informações sobre o mundo dos leilões, continue a leitura de outros artigos disponíveis no Blog Superbid.