Entenda tudo sobre o PIX

Entenda tudo sobre o PIX

O PIX foi uma das maiores evoluções tecnológicas do setor financeiro e, rapidamente, ele ganhou cada vez mais adeptos. Em pouco tempo de funcionamento, ele já ultrapassou, em volume, outros meios tradicionais de pagamento e continua em evolução constante para alcançar o máximo de melhorias para o usuário.

Com ele, é possível pagar as compras do dia a dia, transferir dinheiro instantaneamente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo isso de um jeito simples, através do seu aparelho celular, sem pagar taxas para os bancos.

Quando falamos que esse meio de pagamento transformou o mercado financeiro, não estamos querendo ser exagerados. Hoje em dia, empresas que não recebem o pagamento via PIX estão ficando para trás e o usuário deixa de fazer uma compra por isso, em alguns casos.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto, esclarecendo algumas dúvidas importantes em relação a esse meio de pagamento. Mesmo que ele esteja há quase dois anos no mercado, ainda restam algumas dúvidas.

Continue a leitura do conteúdo para saber mais com a Superbid Exchange.

O que é e como funciona o PIX?

O PIX é um meio de pagamento lançado pelo Banco Central no final de 2020, como mais uma alternativa para a realização de operações bancárias, somando-se a outras modalidades disponíveis, como o TED e o DOC. O PIX não é um aplicativo, nem um site. E só pode ser usado dentro do aplicativo de seu banco.

Na prática, entre as varias funcionalidade do pix, ele permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas

Na prática, entre suas várias funcionalidades, ele permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados.

Além disso, ele também permite fazer transferências digitando apenas o celular, e-mail, CPF, CNPJ ou chave-aleatória disponibilizada pelo banco da pessoa que vai receber o pagamento, chamado de chave PIX. Com isso, é eliminada a necessidade de digitar todos os dados de conta do recebedor.

Com o PIX, os pagamentos instantâneos se tornaram realidade. Cada vez mais, os lojistas estão preferindo receber através dessa forma de pagamento, pois além do valor cair na hora em conta, ele também é isento das taxas dos bancos.

Leia também: Entenda como funciona as formas de pagamento da Superbid Exchange

As transferências feitas com PIX são através de uma chave cadastrada ou da leitura do código QR, feita pela câmera do celular. Você pode usar uma chave PIX diferente para a conta de cada instituição financeira, se tiver mais de uma.

Assim que a chave for informada, os dados bancários da pessoa que vai receber a transferência aparecerão na tela e, se estiver tudo certo, basta confirmar a transação.

Para efetuar pagamentos com o QR, é necessário entrar no aplicativo da sua instituição financeira, procurar pela opção de QR, apontar a câmera do celular para o código e a leitura será feita. 

Qual o limite de valor para fazer um PIX?

Não existe limite mínimo para as transferências via PIX, mas por questões de segurança, os bancos estabelecem um valor máximo por transação e por período do dia. O limite é estabelecido de acordo com o perfil de cada cliente.

Porém, essas limitações foram criadas justamente para aumentar a segurança em casos de transações falsificadas, por exemplo. Portanto, existem alguns limites estabelecidos tanto para o dia quanto para a noite.

 Portanto, existem alguns limites estabelecidos tanto para o dia quanto para a noite. Dessa forma, os pagamentos via pix são feitos com mais segurança.

Limite noturno

No período noturno, das 20h às 6h, por determinação do Banco Central, o limite do Pix é de R$ 1 mil como soma das operações realizadas. Essa determinação visa limitar golpes, porém o usuário ainda pode reajustar o limite que deseja.

Por exemplo, o usuário tem o limite estabelecido para transferência via PIX à noite, que são os R$ 1 mil que falamos acima. Portanto, nesse período, valores maiores que esse não são feitos, a não ser que no outro dia o usuário faça uma alteração.

Limite diurno

A consulta do limite diurno para PIX pode ser feita entrando na sua conta da instituição financeira e vai ocorrer de acordo com o limite escolhido por você. O PIX diurno compreende o período que vai de 6h01min às 19h59min.

Basicamente é a mesma coisa que o diurno, porém, com a possibilidade de ser um valor maior. Assim como o noturno, também conseguimos estabelecer um valor limite para PIX durante o dia, garantindo mais segurança.

Leia também: Superbid Premium – Veículos com baixa quilometragem e valores imperdíveis!

É possível cancelar uma transação via PIX?

É importante sempre fazer a confirmação dos dados antes de transferir o dinheiro, pois a operação não poderá ser cancelada depois. Caso algum erro aconteça, o recomendável é que você entre em contato com a sua instituição financeira para saber se algo pode ser feito.

Com isso, é sempre bom deixar claro que é preciso ter ciência na hora de fazer uma transação via pix. Por conta do pagamento ser instantâneo, um dado errado o valor pode ir para a conta de outra pessoa.

Com isso, é sempre bom deixar claro que é preciso ter ciência na hora de fazer uma transação via PIX. Por conta do pagamento ser instantâneo, um dado errado o valor pode ir para a conta de outra pessoa.

De fato, essa forma de pagamento acabou ganhando boa parte das pessoas, principalmente pela redução em taxas altas quando transferências eram feitas. Além disso, acabou dando mais autonomia nas opções de pagamento e recebimento das pessoas.

O PIX fez com que os grandes bancos pensassem mais no usuário. Essa adaptação acabou abrindo precedentes para que as pessoas conhecessem os  bancos digitais.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *