COMPRAR IMÓVEIS EM LEILÃO É OPÇÃO PARA QUEM BUSCA INVESTIR

Comprar imóveis em leilão é opção para quem busca investir

O investimento em imóveis é uma ótima opção para quem busca renda fixa ou lucro a partir de uma valorização futura. No entanto, muitas pessoas ainda não enxergam nesse nicho uma alternativa viável, tendo em vista os altos valores praticados pelo mercado imobiliário.

O Superbid, empresa de tecnologia que provê uma plataforma com soluções e múltiplas modalidades de transações online, se apresenta como uma solução. Com mais de 20 anos no mercado, a empresa coloca centenas de imóveis à venda na plataforma anualmente e, em 2018, teve um aumento de 35% na oferta em relação a 2017.

A plataforma oferece inúmeras vantagens para quem busca fazer negócios por essa modalidade de compra e venda. A oferta de imóveis em todas as regiões do país torna a negociação mais rápida, efetiva e interessante para o comprador, que pode escolher entre um número muito maior de imóveis de acordo com as suas preferências. A comodidade e economia de tempo são outros benefícios, já que o processo ocorre inteiramente online.

Mas o principal atrativo de leilões imobiliários ainda é o preço, que pode chegar entre 40% a 80% do valor de mercado. Ao contrário do que muita gente pensa, é possível encontrar, em leilões, imóveis que podem ser parcelados ou mesmo financiados em até 420 meses.

Confira aqui alguns exemplos de imóveis em que o próprio vendedor já quita os débitos de condomínio e IPTU

Como fazer um bom negócio?

Para fazer um bom negócio é necessário ler atentamente o edital para verificar as informações e eventuais débitos existentes atrelados ao imóvel e fazer uma visita para avaliar o estado em que ele se encontra e os seus arredores, já que a compra é final.

Na página de cada lote são disponibilizadas as características gerais do imóvel, fotos e, na maioria das vezes, o laudo de avaliação é apresentado junto com o edital para ajudar na decisão de compra. Em alguns casos, os débitos anteriores à data do leilão são por conta do comprador, informação sempre disponível na página do lote.

Como funcionam leilões de imóveis?

Existem três tipos de leilão de imóveis. Nos judiciais, o imóvel é apreendido pela justiça e leiloado para o pagamento de dívidas de massas falidas ou de pessoas físicas e jurídicas. O bem tem seu valor avaliado por peritos judiciais indicados pelo juiz e o leilão ocorre em duas etapas, chamadas praças. A primeira praça é disponibilizada pelo valor integral de avaliação e a segunda, normalmente, por até 60% desse valor.

 

 

Outro tipo comum é o particular, cujos imóveis são provenientes de empresas, bancos e pessoas físicas para a recuperação de capital. Nesse caso, os imóveis são avaliados por empresas especializadas, que produzem um laudo de avaliação e o valor com a liquidação forçada (com um desconto de 30% a 40%), que será o lance inicial do lote.

Há, ainda, um terceiro tipo, que são os leilões de alienação fiduciária, no qual estão disponíveis para arremate imóveis tomados como garantia por empréstimos não pagos. Este tipo de leilão também ocorre em duas fases. Na primeira, o lote possui o valor da avaliação e, na segunda, o valor total da dívida. Caso o devedor tenha pago boa parte das parcelas, o valor do segundo leilão torna-se bastante atrativo.

Para dar lances, é necessário ser maior de 18 anos, se cadastrar no site do Superbid e apresentar os documentos solicitados.

A posse do imóvel é dada a partir da assinatura da escritura ou do contrato de compra e venda, o que leva de 30 a 60 dias após o encerrado do leilão, de acordo com o edital.

Confira aqui alguns exemplos de imóveis em que o próprio vendedor já quita os débitos de condomínio e IPTU

Posts Similares

2 Comentários

  1. Penso em investir nesse mercado, comprei um imóvel de leilão para moradia, correu tudo bem e vejo que é um meio de ter rentabilidade.

    1. Olá, Dante. Investir em um mercado sólido como os imóveis é sempre uma boa opção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *