o faturamento médio depende da quantidade de sorvetes produzidos e vendidos

Como montar uma fábrica de sorvete? Tudo que você precisa saber para investir no mercado de sorvetes

Montar uma fábrica de sorvete pode parecer uma tarefa simples, mas é necessário um grande planejamento para não encontrar problemas lá na frente, como por exemplo ter um espaço de pelo menos 100 m² e garantir todas as documentações legais antes de começar a atuar. Mas será que é difícil iniciar nesse tipo de empreendimento?

O Brasil é um país subtropical e empreender em sorvetes pode ser um negócio muito lucrativo. Mas antes de aplicar seu dinheiro nesse e qualquer outro tipo de empreendimento, você precisa entender como o mercado funciona e quais são os processos envolvidos na produção do seu produto.

Cadastre-se no site

Afinal, no caso dos sorvetes, você precisa de uma estrutura própria para o congelamento das massas de sorvetes, e entender melhor quais são as temperaturas ideais para preservar a qualidade sem que o resultado final sofra qualquer impacto negativo.

Pensando em te auxiliar na hora de empreender com sorvetes, separamos um post completo com todas as informações que você precisa para montar sua fábrica. Confira a seguir!

Como montar uma fábrica de sorvete: planejamento estratégico

O primeiro passo para abrir uma fábrica de sorvete é ter um planejamento estratégico antes de iniciar seu investimento. Isso porque, diferente de uma sorveteria, uma fábrica de sorvetes exige um planejamento maior, tendo em vista que seu objetivo principal será também a produção em massa de sorvetes e não apenas a comercialização para os consumidores finais.

Como montar uma fábrica de sorvete: o espaço deve comportar, além dos maquinários, todos os processos de escritório
o espaço deve comportar, além dos maquinários, todos os processos de escritório

Pensando nisso você deve inicialmente levantar todo o seu orçamento disponível, já que o investimento inicial tende a ser um pouco mais elevado pela necessidade dos maquinários e espaço, que deve ser de pelo menos 100 m² e deve ter uma localização favorável aos parceiros, incluindo quem compra e quem vende matéria-prima para você.

Além disso, o espaço também precisa comportar toda a estrutura de uma fábrica de sorvetes, que inclui:

  • Área de processamento: local onde ficam as máquinas e produção em grande escala dos sorvetes;
  • Câmara de resfriamento: em fábricas de sorvete, o produto não fica em freezers e sim em grandes câmaras de resfriamento que abrigam os sorvetes por pelo menos 10 horas, a fim de deixá-los ultracongelados;
  • Câmara de armazenamento: também é necessário ter um local para estocagem dos sorvetes antes que eles saiam para entrega, e como você deve imaginar, esse local precisa ser refrigerado;
  • Almoxarifado: o almoxarifado é onde você vai estocar toda a sua matéria-prima, ingredientes e quais queres outros produtos e utensílios que estejam relacionadas com a produção dos sorvetes;
  • Descarte de resíduos: você também precisa ter um local específico para descartar resíduos como sobras dos produtos, embalagens de matéria prima e etc;
  • Produtos de limpeza: os produtos de limpeza devem ficar em locais específicos, e nunca devem ser armazenados junto com a matéria prima;
  • Administração: a parte de administração da sua fábrica de sorvete nada mais é do que um escritório para que seu time de marketing, vendas e RH possam trabalhar no dia a dia, além de ser o local onde ficarão armazenados documentos importantes. Nesse escritório é necessário incluir sanitários e copa para seus colaboradores usarem durante o trabalho;
  • Garagem: a garagem é o local onde ficam estacionados os caminhões frigoríficos responsáveis por fazer o transporte do seu produto;
  • Área de recebimento: você também deve ter uma área para recebimento de matéria prima ou entrega de produtos, caso seu cliente retire o pedido na fábrica.

Vale lembrar que é essencial que essa estrutura garanta um fluxo de trabalho otimizado e agilize todos os processos envolvidos na produção dos sorvetes.

Entenda como seu produto é feito

Antes de investir em uma fábrica de sorvetes, é essencial que você entenda como eles de fato são produzidos e contrate especialistas para atuar nessa área da produção.

Como montar uma fábrica de sorvete: entender todo o processo de fabricação do sorvete lhe ajudará na hora de montar sua fábrica
entender todo o processo de fabricação do sorvete lhe ajudará na hora de montar sua fábrica

Para que você tenha uma ideia, o processo da produção de sorvetes se inicia com a pesagem de todos os ingredientes da base, que nada mais é do que uma mistura neutra usada para fazer todas as variedades de sabores que você possa imaginar. Essa base é feita com água ou leite, dependendo do tipo de sorvete que você quer produzir, açúcar, ovo, gordura e emulsificante, basicamente.

Em seguida, esses ingredientes devem ser misturados em altas temperaturas, com uma média de 70ºC para então ser filtrada para a remoção de todas as impurezas.

O próximo passo é o de homogeneização, onde o creme base fica liso e leve para que o sorvete fique o mais cremoso possível. Feito isso, a base segue para placas de troca de calor, que faz com que a mistura caia de 70ºC para 5ºC em segundos.

Depois desse processo, a base será levada para as tinas de maturação e então, receberem os saborizantes que podem ser em pó ou líquidos. É nessa etapa também que faz-se o controle da viscosidade do sorvete, pH e acidez e a mistura deve estar líquida e brilhante.

Só depois de todo esse processo o sorvete será levado para uma máquina de emulsiona e congela a mistura em 8ºC negativos, para que em seguida ele seja envasado em potes e levados para uma câmara fria a menos 30ºC, onde ficarão por pelo menos 10 horas para que fiquem o mais congelados possíveis.

Depois desse período, o sorvete é levado para a câmara de armazenamento, onde ficará acondicionado em temperaturas de aproximadamente 18ºC negativos até saírem para entrega.

Garanta que toda a legislação está sendo seguida

Depois de descobrir quanto de investimento você tem, de ter escolhido onde sua fábrica ficará alocada e entender como seu produto funciona, é hora de dar atenção para as legislações envolvidas no processo de abertura de uma fábrica de sorvetes.

Essas legislações e alvarás são necessários para garantir todos os direitos e integridade física e de saúde do seu consumidor, além de garantir a higiene do local, manipulação correta dos seus produtos e toda a parte tributária necessária.

Leia: Aprenda quais são as licenças necessárias para abrir uma fábrica de sorvete clicando aqui!

Defina os tipos de sorvete que você vai produzir

Fabricar sorvete não diz respeito a apenas fazer sorvetes de chocolate, morango e creme. Você precisa ter, além de sabores variados, vários leques de produtos para atender a todos os tipos de clientes, e é nessa etapa que você vai decidir quais os produtos que vai fabricar e comercializar, como:

  • Sorvetes em potes de 1 ou 2 litros;
  • Sorvetes diets;
  • Sorvetes lights;
  • Sorvetes zero lactose;
  • Paletas;
  • Picolés;
  • Linha premium;
  • Sorvete com pedaços de frutas e castanhas.

Invista em maquinários de qualidade

Um dos grandes segredos em fazer sorvetes de qualidade é investir em máquinas e matérias-primas de confiança e que garantam uma boa produção. Afinal, sem um bom homogenizador seu sorvete pode ficar com grumos e cristais de gelo e nada cremoso, o que resultará em um produto final de baixa qualidade.

Além desse equipamento, você também precisa investir em boas pasteurizadoras e excelentes filtros para remover quaisquer impurezas do seu produto, a fim de garantir um sorvete liso e cremoso no final do processo.

Como montar uma fábrica de sorvete: é importante escolher os melhores maquinários para ter um produto de qualidade
é importante escolher os melhores maquinários para ter um produto de qualidade

Leia também 5 equipamentos indispensáveis para fábrica de sorvete que você deve investir antes de abrir seu negócio

Tenha uma equipe especializada para montar uma fábrica de sorvete

Engana-se quem acredita que para ter uma fábrica de sorvetes não é necessário ter uma equipe especializada e capacitada. O ideal é que de início você contrate os profissionais mais capacitados do mercado, para depois contratar profissionais que você possa treinar.

Em um primeiro momento, você vai precisar de:

  • Gestor financeiro;
  • Gerente comercial;
  • Colaboradores para a produção e controle dos maquinários;
  • Administrador;
  • Almoxarife – responsável pelas compras e controle de estoque;
  • Nutricionista;
  • Responsável técnico – em alguns locais é necessário contratar um engenheiro químico para poder abrir uma fábrica de sorvete, e é essencial se informar na prefeitura da sua cidade sobre essa exigência;
  • Motorista – para fazer as entregas;
  • Contador.

Como está o mercado dos sorvetes no Brasil?

De acordo com a ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes -, o Brasileiro consome, em média, 5,29 litros de sorvete por ano, o que mostra um cenário lucrativo e animador para quem quer investir nesse mercado.

Hoje, a grande moda são os sorvetes gourmet e de linhas premium, com sabores mais sofisticados que garantem uma experiência gastronômica diferente, mas os sorvetes simples também ainda fazem um grande sucesso nos dias de verão, garantindo um excelente retorno financeiro para os fabricantes.

Leia também Qual o valor para montar uma fábrica de sorvete? Todos os gastos envolvidos no processo

Isso enfatiza ainda mais a importância de decidir quais tipos de sorvete você vai produzir em sua fábrica, já que é necessário estar de olho nas tendências e buscar soluções e inovações para se destacar no meio da concorrência.

Agora que você aprendeu como montar uma fábrica de sorvete, use nossas dicas para iniciar nesse empreendimento. É importante ressaltar que durante o processo de abertura da fábrica, o ideal é que você contrate um contador para lhe auxiliar nos processos administrativos, já que as exigências podem mudar de acordo com cada região e município.

Pensando em abrir uma fábrica de sorvetes? Confira os maquinários disponíveis no leilão da Superbid e garanta uma boa economia nos investimentos!

Para conferir outros conteúdos relacionado ao mundo das industrias de sorvete, clique aqui e acesse o Blog Superbid!

Meio ambiente – Bota pra Circular
Meio ambiente – Bota pra Circular
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.