o custo de produção de picolés tende a ser mais em conta

5 equipamentos indispensáveis para fábrica de sorvete que você deve investir antes de abrir seu negócio

Fabricar sorvetes requer alguns equipamentos específicos, que são usados especialmente para garantir a cremosidade do produto final. Isso porque, durante o processo, é muito importante que a base do sorvete passe pelos processos corretos para remoção de resíduos e alisamento, além de uma emulsificação correta para garantir ainda mais cremosidade. Mas você conhece quais são os equipamentos indispensáveis para sua fábrica de sorvete?

Embora fazer sorvetes não seja um processo difícil, é considerado um processo complexo e delicado que exige certos cuidados, a fim de garantir que todas as etapas sejam seguidas corretamente, o que vai garantir um produto final de qualidade para seu consumidor.

Cadastre-se no site

Nesses processos é importante saber quais máquinas usar, e escolher máquinas de empresas de confiança para não correr o risco de ter um produto cristalizado e sem cremosidade no final.

Pensando em lhe auxiliar nessa tarefa, separamos um post completo falando sobre os equipamentos mais importantes para a fabricação de sorvetes. Confira a seguir!

5 Equipamentos indispensáveis para sua fábrica de sorvete

Mixer

O mixer nada mais é do que uma máquina que trabalha como uma espécie de liquidificador, usado para misturar os ingredientes da receita da base do sorvete para que depois possam ser colocados nos próximos maquinários, responsáveis pelas demais etapas.

Equipamentos indispensáveis para fábrica de sorvete: o mixer é essencial para misturar todos ingredientes e garantir um sorvete mais liso
o mixer é essencial para misturar todos ingredientes e garantir um sorvete mais liso

Normalmente, o mixer é composto por hélices que homogeneizam as misturas com um incorporador de ar, que deixa a base do sorvete mais macia.

Pasteurizador

O pasteurizador é responsável por aquecer a base dos sorvetes a temperaturas próximas a 70ºC, e é por meio dele que as fábricas conseguem garantir qualidade e segurança de consumo. Seu principal objetivo é eliminar as bactérias e microrganismos que possam estar presentes no leite e no ovo, dependendo da sua receita-base do sorvete.

Junto, ela ainda é responsável por aumentar a durabilidade do produto, aumentando sua validade, e deixando toda a mistura ainda mais cremosa.

Produtora contínua de sorvete 

A produtora contínua é a máquina responsável pela cremosidade e congelamento do sorvete, que pode ser saborizado já nessa etapa. Seu principal papel dentro da produção de  sorvetes é bater e congelar o sorvete ao mesmo tempo, o que garante que todos os cristais de gelo sejam quebrados, garantindo uma maior cremosidade, estabilidade e maciez do produto final.

Alguns modelos contam com conector de frutas e caldas, além de conector para máquinas de envase, o que auxilia na hora de fazer produtos como sundae e sorvetes que são recheados com caldas, frutas e castanhas direto no pote.

Envasadora

Outro equipamento indispensável para a produção de sorvete é a envasadora, que nada mais é do que a máquina responsável por levar o sorvete até sua embalagem final, e então lacrar os potes. 

Essas máquinas são programadas para encher, fechar e rotular os potes de sorvete na medida certa, e ainda possibilita usar dosadoras de chocolate, granulados e coberturas, muito comum em potes de sorvete menores que vêm com recheio como no caso dos sundaes.

Quanto maior sua fábrica de sorvete for, maior deverá ser a capacidade da sua envasadora, já que ela é essencial para otimização de todo processo de finalização do produto.

Torre de resfriamento

Embora a torre de resfriamento não esteja ligada diretamente com a produção dos sorvetes em si, ela é essencial para garantir a eficácia dos seus maquinários. Isso porque dentro de uma fábrica de sorvetes, as máquinas tendem a funcionar sem intervalos, o que faz com que seu motor esquente cada vez mais. 

A torre de resfriamento,  por sua vez, é a responsável por eliminar o calor das máquinas, evitando que qualquer etapa da produção do sorvete seja impactada pela perda de eficiência de algum maquinário por sobrecarga de calor.

Como saber quais máquinas eu devo escolher para minha fábrica de sorvete?

Na hora de escolher suas máquinas para a fabricação de sorvete é importante ficar de olho em alguns fatores importantes, como a qualidade do fabricante e conservação da sua máquina. 

Equipamentos indispensáveis para fábrica de sorvete: para um sorvete mais liso e cremoso, é importante escolher máquinas de qualidade
para um sorvete mais liso e cremoso, é importante escolher máquinas de qualidade

Hoje, muitas empresas que estão iniciando adotam algumas estratégias de redução de custos como a compra de máquinas de sorvete em leilão, já que nesses locais é possível encontrar máquinas de qualidade e em bom estado de conservação por um preço bem abaixo do mercado.

Na hora de escolher sua máquina, tenha o cuidado de:

  • Escolher marcas de qualidade, o que garante que a máquina tenha sido produzida com base nas exigências do Inmetro, dando uma maior segurança para seus funcionários e produto;
  • Conferir as temperaturas, já que durante o processo de fabricação do sorvete, você terá que trabalhar com temperaturas abaixo de 0, e em muitos processos, vai precisar de máquinas que resfriem até 10ºC negativos para garantir que o sorvete fique bem gelado;
  • A capacidade de filtragem da máquina, a fim de garantir um sorvete liso e cremoso e sem resíduos de ingredientes que não tenham se misturado corretamente na base;
  • Economia de energia, e escolha sempre equipamentos que ao mesmo tempo que economizam energia elétrica, usem a incorporação de ar para garantir um resultado melhor com menos esforço e menos gastos;
  • Abrasividade das frutas, dependendo do sabor do sorvete que você vai produzir. Sabores como açaí, por exemplo, tendem a deteriorar algumas máquinas que não são específicas para produção de sorvetes com fruta, e você deve sempre se informar com o fabricante a respeito da indicação de uso – se pode ou não usar qualquer tipo de fruta.

Agora que você viu quais são os equipamentos indispensáveis para sua fábrica de sorvete, escolha cada um deles com atenção e levando em conta o custo-benefício.

É importante ressaltar que optar por marcas mais baratas, mas de qualidade duvidosa, não somente pode colocar seus funcionários em risco por mal funcionamento da máquina, como também terá um impacto negativo na cremosidade e congelamento dos sorvetes no final da sua produção.

Pensando em abrir uma fábrica de sorvetes? Confira os maquinários disponíveis no leilão da Superbid e garanta uma boa economia nos investimentos!

Para conferir outros conteúdos não só relacionados a industria de sorvetes, mas também sobre outros mercados, clique aqui e acesse o Blog Superbid!

Meio ambiente – Bota pra Circular
Meio ambiente – Bota pra Circular
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.