aprender a dirigir

Dicas essenciais para aprender a dirigir de uma vez por todas

Aprender a dirigir pode ser um grande desafio para quem ainda não tem muita familiaridade com o volante. Isso porque, apesar de ter a carteira de habilitação em mãos, muitas pessoas acabam, por medo, não sabendo como dirigir nas ruas.

Mas existem algumas dicas que podem auxiliar quem está começando agora a guiar de uma forma melhor.

Ter a liberdade de poder sair sozinho e ir para onde precisa sem depender de ninguém é algo que chama a atenção de muitos jovens hoje em dia.

Porém, ter esse conforto pode ser uma longa jornada, já que no início é necessário usar dicas básicas para saber o que fazer em situações específicas, além de estar bem atento ao volante na hora de dirigir.

Pensando em lhe auxiliar a aprender a dirigir de uma vez por todas, separamos dicas que vão lhe ajudar a guiar os veículos cada vez melhor. Confira logo a seguir!

Como aprender a dirigir de uma vez por todas

Tenha um bom instrutor

Muitas pessoas começam a dirigir com a ajuda de alguém dentro de casa, e quando chega para fazer o curso de habilitação já tem uma noção básica da direção.

Na hora de escolher a pessoa que vai te ajudar com dicas de como dirigir melhor, escolha sempre uma pessoa que esteja disposta a ensinar e que seja bom na direção.

o primeiro passo para dirigir bem é ter um bom instrutor
o primeiro passo para dirigir bem é ter um bom instrutor

Isso porque, se você escolher uma pessoa para lhe auxiliar apenas por afinidade, você pode acabar aprendendo técnicas que muitas vezes atrapalham mais do que ajudam, especialmente para quem está começando agora.

Tenha um modelo de motorista para aprender a dirigir

Além de escolher um bom instrutor, você também precisa ter um modelo de motorista para se inspirar. Pode ser desde um amigo com quem você está sempre junto, até um parente que você acha que dirige muito bem.

Isso porque observar é uma ótima forma de aprender a fazer qualquer coisa, inclusive dirigir. Observe como a pessoa troca as marchas, como passa por lombadas, como estaciona e faz baliza e como ultrapassa outros veículos, por exemplo.

Leia também Fazer baliza: aprenda em um passo a passo escrito e com vídeo para nunca mais errar

Aprender a dirigir na teoria

Antes de fazer qualquer coisa na prática, é importante estudar a teoria. Estude desde o material da auto escola, até os manuais de instruções dos veículos que você vai dirigir.

Ler sempre é um dos melhores caminhos para aprender, incluindo tutoriais e dicas online como este que você está vendo agora.

Fique calmo quando for dirigir

É muito comum vermos pessoas que passam mal ao sentar em um banco de motorista, e isso pode atrapalhar e muito a forma como você dirige.

O primeiro passo para aprender a dirigir de uma vez por todas é respirar fundo e acalmar-se.

Do contrário, você não saberá como agir diante de determinadas situações, mesmo que você saiba na teoria o que deveria fazer.

Conheça o carro que você está dirigindo

Outro erro muito comum que as pessoas recém-habilitadas cometem é não conhecer o modelo do carro que vão dirigir e suas características. Antes de ligar o veículo, analise o painel, setas, botões do farol e tudo o que você vai precisar para dirigir.

Um exemplo de como isso pode ser importante é começar a dirigir um carro que você nunca usou e durante uma chuva forte, não saber onde ligar o para-brisa.

Aprender a dirigir: coloque a posição do banco correta

Quando você compartilha o carro com outras pessoas, é importante ajustar a altura do banco do motorista sempre antes de começar a dirigir. Afinal, ela é essencial na hora de pisar na embreagem, acelerar e frear.

O ideal é que sua coluna esteja toda encostada no banco e que seus punhos parem em cima do volante quando você esticar a mão para alcançá-lo, sem que falte ou sobre espaço.

Saiba como mudar as marchas

Você sabia que muitas pessoas habilitadas não sabem a sequência das marchas e quando usá-las? Além de saber que você deve sempre sair em primeira e ir subindo para segunda, terceira e assim por diante, você também precisa saber que em subidas, por exemplo, é necessário voltar à primeira se ela for muito íngreme e difícil de subir.

saber mudar as marchas é essencial para quem quer aprender a dirigir
saber mudar as marchas é essencial para quem quer aprender a dirigir

Uma dica é dirigir em locais com menos veículos para sentir na prática a troca de marcha e saber em qual situação você deve progredir ou regredir.

Saiba como mexer no câmbio do seu carro

Além de saber os botões do veículo que você está dirigindo, você também deve saber se o câmbio é manual, ou se trata-se de um câmbio automático ou automatizado.

Na auto escola normalmente você aprende a dirigir em carros com câmbios manuais, e é importante fazer alguns testes com os outros tipos de câmbios para ver como ele funciona antes de sair pelas ruas.

Saiba usar os faróis

O carro conta com dois tipos de faróis – altos e baixos. O farol alto é indicado para dias com muitas neblinas, chuva ou situações em que a visibilidade dos motoristas fica muito comprometida.

Já o farol baixo deve ser usado durante a noite para complementar a iluminação das ruas, ou durante o dia nas rodovias.

Aprender a dirigir: faça ultrapassagens inteligentes

Se em rodovias ou nas ruas da cidade, ultrapassar qualquer veículo deve ser uma manobra feita pela esquerda, sinalizada com seta para que o motorista de trás e da frente saibam qual a sua intenção.

Você também precisa respeitar a velocidade máxima indicada naquela via e manter uma distância segura do outro veículo para diminuir os riscos de acidente.

Caso você ainda não se sinta seguro em fazer ultrapassagens, mantenha-se à direita e espere mais alguns meses de prática antes de tentar a manobra.

Ande sempre com o carro calibrado

A calibragem é essencial na hora de dirigir, já que além de atrapalhar o rolamento do pneu nas vias, ainda contribui para um gasto de combustível maior.

O ideal é que você cheque a calibragem dos pneus a cada 15 dias ou a cada 7 dias em cidades que tenham muitos buracos.

Leia mais sobre economia de combustível clicando aqui!

Mantenha uma distância segura dos outros veículos

Assim como na ultrapassagem é necessário manter uma distância segura entre os veículos, no dia a dia nas vias também é importante que você não fique perto demais.

Isso porque, caso o carro da frente precise fazer uma frenagem mais brusca, se você estiver muito perto pode não conseguir reduzir a velocidade e acabar batendo na traseira do outro carro.

A distância ideal entre dois carros nas vias é a de um veículo, assim você consegue frear e diminuir a velocidade sempre que necessário.

Saiba dirigir com prudência em dias de chuva

Além de ligar os faróis altos e ligar o para-brisa, em dias de muita chuva você deve diminuir a velocidade, independente se está na cidade ou em pistas.

O indicado é que você ande mais devagar do que o limite indicado nas placas, evitando assim possíveis acidentes pela pista molhada ou falta de visão correta.

Não use o celular na direção

Parece um pouco óbvio, mas muitas pessoas ainda não sabem que celular e volante não combinam. Estima-se que o risco de acidentes de trânsito aumentam 400% quando o motorista está no celular.

Isso tanto para motoristas que estão começando agora, quanto para os mais experientes.

usar o celular na direção aumenta em até 400% as chances de acidentes de trânsito
usar o celular na direção aumenta em até 400% as chances de acidentes de trânsito

Caso você use GPS, procure um suporte para o aparelho e deixe no painel para que você não precise ficar olhando para baixo para conferir a rota.

Agora que você viu nossas dicas de como aprender a dirigir de uma vez por todas, não deixe de aplicá-las no seu dia a dia atrás do volante.

Lembre-se de sempre ter uma pessoa como referência para observar quando você estiver no banco do passageiro, o que irá lhe auxiliar a aumentar sua experiência e dirigir cada vez melhor.

Pensando em comprar um carro novo ou trocar o seu? Veja as ofertas de veículos no site da Superbid!

Meio ambiente – Bota pra Circular
Meio ambiente – Bota pra Circular
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.