A importância da automação industrial para a retomada da economia

A importância da automação industrial para a retomada da economia

Como sabemos, a pandemia da Covid-19 afetou de maneira negativa as indústrias do território nacional. Logo, o investimento em automação industrial acabou se tornando uma válvula de escape para que as empresas contornassem a crise.

Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância da automação nesse momento da economia. O Superbid auxilia você da melhor maneira, com artigos voltados para o melhor da indústria.

Acompanhe o texto e veja mais!

O cenário econômico e o setor industrial

Os índices de desempenho econômico das indústrias brasileiras dão base para uma projeção bastante otimista. Segundo o Conselho Nacional das Indústrias (CNI), ainda no encerramento de 2020, o mês de dezembro fechou com um crescimento de 1,6%, indicando um crescimento gradual. De fato, essa recuperação se mostrou consistente ao longo do ano.

Mesmo com alguns percalços no início de 2021, como o término do auxílio emergencial e a consequente perda do poder de compra do consumidor brasileiro, o otimismo permanece por conta da campanha de vacinação.

A importância da automação industrial para a retomada da economia

De fato, graças a esse detalhe em relação ao futuro da população, as indústrias seguem otimistas para que, até o fim do ano, tudo esteja no caminho correto para a normalidade.

Portanto, a automação industrial segue sendo uma forma de contornar a crise que pode seguir nas empresas mesmo após a pandemia.

A importância o investimento em automação industrial na retomada da economia

Um dos grandes desafios na retomada da economia está no aumento da demanda de produtos no mercado e o aumento nos produtos específicos. Segundo a CNI, a indústria fechou o ano de 2020 com a produção acima da média e isso fez com que as projeções para o ano atual fossem ótimas.

Nesse cenário, o aumento na produção e a necessidade de garantir um menor custo qualificam as soluções pneumáticas nas atividades industriais como um todo.

A automação pneumática, por exemplo, pode ser incrementada com um investimento relativamente baixo. Bastam pequenos ajustes nos equipamentos que a indústria já tem e a necessidade de ar comprimido para que os requisitos do sistema sejam cumpridos.

Ou seja, para que um sistema de automação como esse não gere problemas futuros, é preciso que os reparos no ar comprimido sejam feitos da maneira correta.

Além disso, a automação tem um papel importante em impulsionar a produtividade nas operações. Afinal, os processos podem funcionar em tempo real, com pouca intervenção humana e, com isso, reduzir as falhas e ampliar a produção em escala.

Os sistemas pneumáticos são considerados bem versáteis, pois podem ser utilizados em diversas tarefas como empilhar, posicionar, pegar, prender, levantar e abaixar.

Uma das automações mais conhecidas é a movimentação de peças em linha, seja na vertical ou horizontal. Outra forma onde ela é bastante conhecida é na forma de pegar e posicionar, através de um braço robótico.

Benefícios da automação industrial

Em um cenário onde as indústrias estão retomando o seu crescimento, uma das formas é buscar alternativas que apresentem um baixo custo em seu investimento e proporcionem uma alta produtividade.

A importância da automação industrial para a retomada da economia

Dessa forma, a automação industrial é considerada uma das melhores maneiras de alcançar esses objetivos.

Para que fique mais claro, trouxemos alguns benefícios para que você entenda como a automação funciona no dia a dia de uma organização.

Alguns deles, já falamos ao longo do conteúdo, mas existem outros que compõe toda essa grade. Confira:

Aumento na produtividade com baixo custo

Um dos benefícios que a automação industrial atinge e já mencionamos no decorrer do conteúdo é a questão da produtividade. Ela, quando aplicada às máquinas, permite o alcance de ciclos de produção mais velozes e eficientes.

Ou seja, um trabalhador humano não consegue executar um serviço com uma precisão perfeita, mas um sistema de automação industrial sim.

Além disso, o sistema é capaz de reduzir os custos da sua organização, oferecendo um retorno mais rápido do investimento feito através do aumento na produtividade.

Com um sistema rodando automaticamente, não há necessidade de uma larga interferência humana para que a execução seja feita da melhor maneira possível.

De fato, a automação é projetada para realizar diversas atividades que são especialmente projetadas para executar diferentes métodos de produção sem qualquer instrução de operadores humanos.

Melhoria na qualidade do produto

As máquinas são capazes de oferecer resultados mais consistentes e repetitivos. Ou seja, quando as indústrias utilizam da automação, elas acabam eliminando os problemas de controle de qualidade envolvidos com o erro humano.

Por exemplo, em uma indústria que produz alimentos, a automação garante os tempos de mistura, aquecimento e espera durante a produção.

Para mais, quando a automação é aplicada em indústrias que utilizam a solda em seus produtos, por exemplo, há maior garantia que o trabalho será realizado de forma mais exata e consistente.

Isso mantém um bom padrão de qualidade e uniformidade ao produto.

Mais segurança

O projeto de um sistema de automação industrial deve ter a premissa do ponto de vista da segurança. Desta forma, as organizações se preparam para reduzir intercorrências e acidentes.

A importância da automação industrial para a retomada da economia

No Brasil, existe a norma regulamentadora NR-12 que obriga os fabricantes de máquinas a seguirem uma rigorosa prática de segurança.

Um operador humano pode acidentalmente cometer erros ao operar uma máquina manualmente, ao contrário de um sistema operado por computadores.

Devido a esse controle, as chances de acidentes são muito mais baixas.

Em suma, a automação industrial é um dos pontos-chave para a retomada da economia, pois impulsiona o crescimento da indústria e reduz custos, sendo um dos principais objetivos de empresas que buscam sair de um momento de crise.

Para mais conteúdos relacionados a automação e o mercado industrial, clique aqui e acesse o nosso blog. O Superbid ajuda você com dicas e novidades sobre o setor.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *