Como proteger a madeira do pallet contra cupins?
Uma das principais preocupações dos trabalhadores que trabalham com pallets, sejam eles do setor logístico ou não, é sobre a preservação da unidade. Principalmente sobre como proteger a madeira do pallet contra cupins. Você sabe como fazê-la ou está querendo aprender?
Não é segredo que os pallets são basicamente a espinha dorsal do setor de logística. E também não é nenhum segredo que os modelos mais populares do mercado são os pallets de madeira.
Com bilhões de pallets em circulação, a maioria deles conta com madeira como matéria-prima e são produzidos para ser reutilizados ou reciclados várias vezes, em vez de utilização única.
Independentemente de você adquirir pallets e de gerenciá-los internamente ou terceirizar para um fornecedor de pallets, você ainda precisa pensar em como armazená-los de uma forma que evite a proliferação de pragas.
Leia também: Dicas para escolher um fornecedor de pallets
E os cupins, sem sombra de dúvida, são as principais pragas destruidoras de madeira. Independente de sua espécie, os cupins podem comer qualquer tipo de madeira. E sua destruição, geralmente, é uma das mais silenciosas da natureza.
Assim, quando você menos esperar, será possível encontrar os pallets com a madeira escurecida, oca e com excrementos, bem como tubos de lama (que são feitos de solo e madeira misturados com saliva de cupim) ou madeiras secas.
Tudo isso se traduz em uma coisa: pallets com baixa qualidade e inapropriados para exportação e até mesmo mantimento de produtos e mercadorias.
Mas como proteger a madeira do pallet contra cupins? Você vai descobrir neste post! Continue a leitura para mais.
Os cupins comem madeira?
Pode parecer uma pergunta extremamente tola, mas sua resposta é surpreendente: apesar do que é disseminado por aí, os cupins não se alimentam de madeira. Como assim?!
Altamente conhecidos como “os destruidores silenciosos“, os cupins podem danificar sua casa ou o seu depósito sem nem que você ou seus colaboradores percebam.
Afinal de contas, já sabemos o que eles fazem: os cupins entram nas casas, depósitos, lojas ou armazéns e conseguem destruir todos os móveis e estruturas de madeira e – especialmente – os pallets.
Contudo, a grande dúvida que paira no ar é como eles acabam com a madeira: eles comem a madeira ou moram dentro delas, tal como fazem as abelhas ou formigas, por exemplo?
Bom, o cupim “come a madeira“. Quando uma mesa, cadeira ou pallet de madeira está sendo tomada por essa praga, na verdade, significa que o móvel ou ferramenta em questão está servindo como refeição ao cupim.
O verdadeiro alimento do cupim
Mas é a partir deste cenário que podemos explicar o porquê dos cupins não serem os “responsáveis” por comerem madeira. Os cupins, na verdade, se alimentam de celulose, um material orgânico encontrado dentro das árvores, plantas, arbustos e grama.
Porém, a maioria dos cupins procura a celulose em pedaços de madeiras, por isso surgiu a ideia de que eles se alimentam somente desta matéria-prima de pallets. Contudo, eles também são responsáveis por comer a celulose que pode ser encontrada em folhas de papel, paredes de gesso, pilhas de jornais velhos e caixas de papelão, por exemplo.
Agora vai o segundo ponto que ajuda a responder à pergunta inicial do post: por si só, os cupins não conseguem digerir a madeira para extrair celulose.
Para isso, eles contam com fungos, protozoários ou bactérias, ou fungos que vivem em seu aparelho digestivo, responsáveis por produzir uma enzima especial que ajuda a quebrar a celulose e, consequentemente, alimentar os cupins.
Essa relação entre ambas as espécies é conhecida como simbiose, na qual mais de um organismo é beneficiado, tal como uma moeda de troca. Mas nesse caso, a transação acontece porque o cupim depende do protozoário para conseguir comida e sobreviver, e vice-versa.
Essencialmente, a função de consumir celulose na natureza colabora para o balanceamento do ecossistema, com isso, eliminando plantas ou árvores em decomposição, por exemplo.
A dedetização como prevenção dos cupins
Explicando isso fica mais fácil de compreender como a dedetização contra essas pragas funciona. Basicamente, os venenos utilizados para a prevenção dos cupins não atacam o animal em si, mas os fungos, protozoários e bactérias que vivem nele. Com sua eliminação, eles não conseguem se alimentar e morrem.
Muitas pessoas procuram dedetizar ou se livrar desses animais porque eles se tornam bastante problemáticos quando começam a se alimentar de estruturas de casas e edifícios. Ou no caso dos depósitos, quando destroem pallets de madeira.
Conhecidos como insetos sociais, os cupins vivem em grandes colônias cujo principal alvo são os diferentes tipos de madeira, isso, claro, dependendo da espécie do animal.
Leia mais: Por que usar pallets de plástico em armazéns e distribuidoras?
A partir da explicação acima fica mais fácil entender o motivo das principais preocupações de trabalhadores de um depósito ou terminal logístico: esses espaços estão totalmente tomados por pallets de madeira.
O que faz com os cupins se atraiam pela madeira de pallets?
Os pallets de madeira espalhados pelo seu depósito ou armazém podem se tornar o ambiente ideal para a proliferação de colônias de cupins. Isso vai acontecer caso a madeira dos seus pallets não for tratada ou mantida adequadamente, por exemplo.
Conheça os principais fatores que fazem com que a madeira dos pallets atraiam o crescimento de cupins:
Umidade no armazenamento dos pallets
Os cupins são facilmente atraídos pela umidade. Então vazamentos, por exemplo, podem ser um grande chamariz para eles. Sem contar que esse tipo de problema também pode contribuir para que os pallets atingidos pela água vazada possam apodrecer se não forem bem tratados.
Outro ponto para impedir a umidade do espaço de armazenamento é verificar de que o piso onde os pallets estão armazenados deve ser seco e bastante ventilado. É até indicado que seja removido todo e qualquer espaço que possa permitir o acúmulo da umidade no seu depósito.
Pallets quebrados
Formigas, cupins e demais pragas similares podem ser encontrados em pallets de madeira danificados. Pallets quebrados tornam-se o habitat perfeito para essas pragas, pois é comum que seus entulhos ou lascas acumulem umidade.
Portanto, é aconselhável remover os pallets do armazenamento com as demais unidades o mais rápido possível.
Geografia
Infelizmente, aqui não tem muito o que pode ser feito. Determinadas áreas geográficas podem facilitar a proliferação de cupins, portanto, se sua empresa estiver localizada em uma área propensa a eles, seus pallets correm maior risco de danos.
A geografia também pode, por exemplo, afetar a gravidade de uma infestação. Se sua empresa estiver localizada em uma área com condições climáticas extremas, como chuvas ou tempestades frequentes, você corre um risco ainda maior de ser severamente afetado pelas pragas.
As pragas crescem e se espalham muito rapidamente, de uma área para outra, até mesmo de um país para outro. Os pallets de madeira são atacados por cupins, que não só prejudicam os pallets restantes, como também afetam a qualidade da mercadoria acondicionada na unidade.
Pallets não tratados e desinfetados
O tratamento de desinfecção é o processo que garante que todos os insetos e larvas em um pallet sejam destruídos por calor ou por produtos químicos de acordo com ISPM-15 (Norma Internacional de Medidas Fitossanitárias nº 15), medida desenvolvida pela Convenção Fitossanitária Internacional responsável diretamente da necessidade de tratar materiais de madeira com espessura superior a 6 mm e utilizados para embarque de produtos entre países.
Sem esse tratamento, o pallet não pode ser utilizado para frente internacional, o que não é preferível para os seus clientes.
Portanto, para pallets que não são ou não foram devidamente tratados com as normas ISPM-15, o armazenamento por muitos anos certamente criará condições para a proliferação e desenvolvimento das pragas.
Leia também: Quantos paletes PBR cabem em um Truck?
Como proteger a madeira do pallet contra cupins?
O maior problema que muitas pessoas encontram ao utilizar pallets de madeira são os cupins que invadem e fazem ninhos após um período de uso.
Com algumas mercadorias de segmentos específicos, como indústria farmacêutica, alimentação ou bens de consumo, o requisito básico para garantir que os produtos sejam sempre seguros e saudáveis para os consumidores é que os pallets atendam a certos padrões de qualidade.
Na última seção, você viu algumas formas que podem facilitar a infestação dos pallets de madeira contra cupins. No entanto, essas medidas são apenas preventivas, não cortando o mal pela raiz.
Por isso, para aprender a proteger a madeira do pallet contra cupins, você deverá obrigatoriamente considerar as seguintes opções: tratamento industrial e aplicação de verniz e/ou inseticidas.
1. Tratamento industrial de madeira
Os pallets tratados são aqueles que foram desinfetados e passaram por um processo de controle de pragas. A fim de garantir que a praga não se transfira de um país para outro, por meio do embarque de mercadorias, alguns países exigem a fumigação dos estrados para importação.
O atual mercado conta com uma forma de realizar tratamento para proteger a madeira do pallet contra cupins, e já contou com outra (que foi banida): o tratamento térmico e o tratamento químico com brometo de metila, respectivamente.
1.1 Tratamento térmico para proteger a madeira do pallet contra cupins
O processo geral de tratamento térmico para pallets de madeira é relativamente direto e simples (além disso, conta com suas diretrizes detalhadas na ISPM-15):
Os pallets de madeira devem originalmente sempre ser descascados e, em seguida, passar por um tratamento térmico específico. Nesse tratamento, a temperatura central mínima deve ser a de 132,8 °F (graus Fahrenheit), e cada pallet deve se manter nessa temperatura central por, pelo menos, meia hora.
Uma vez que as unidades tenham sido submetidas a esse tratamento térmico, elas são carimbadas adequadamente com as marcações corretas para comprovar sua submissão às etapas necessárias para o cumprimento da garantia de qualidade.
Benefícios associados aos pallets tratados termicamente
Quando você investe em pallets tratados termicamente, sem dúvida está optando por proteger seus pallets de toda uma gama de diferentes riscos de segurança e saúde. Conheça os três principais benefícios associados aos pallets tratados termicamente:
a) Redução dos riscos associados ao crescimento bacteriano e ao mofo
A natureza porosa da madeira é sempre capaz de absorver umidade. Essa absorção de umidade pode transformar pallets em criadouros de bactérias e fungos.
Esse tipo de crescimento de bactérias e/ou mofo na superfície de um pallet pode se transferir para os produtos de uma empresa durante o transporte, o que é sempre um cenário prejudicial à saúde e à qualidade do seu serviço.
O tratamento térmico torna os pallets mais resistentes à umidade e, consequentemente, mais resistentes ao desenvolvimento de bactérias e fungos.
b) Conformidade com as leis de exportação
Como mencionamos anteriormente, os padrões internacionais ISPM-15 exigirão que pallets de madeira sejam tratados termicamente antes de serem enviados para países estrangeiros, uma forma de reduzir os riscos gerais associados à infestação de pragas.
Ninguém quer que seus pallets e estoque sejam afetados por pragas nocivas, como cupins, e o tratamento térmico também evitará futuras infestações de insetos para que você não precise se preocupar em repetir estes tratamentos de tempos em tempos.
Existem inúmeras razões pelas quais esses padrões internacionais de remessa foram implementados, e qualquer empresa de logística deve ser proativa em cumprir esses tipos de regulamentos.
c) Redução do peso da remessa
Por fim, os pallets tratados termicamente ajudam a reduzir a quantidade geral de umidade dentro de um suprimento de pallet. Isso vai reduzir o peso total de uma remessa, o que pode resultar em economia.
Os pallets de madeira são pesados, especialmente as unidades orientadas para a durabilidade. Então, quando você pode reduzir o peso total de seu suprimento de pallets, você pode colher os benefícios de economizar combustível e custos de envio.
1.2 Tratamento químico para proteger a madeira do pallet contra cupins
O tratamento químico utilizado para a madeira dos pallets era feito com uma substância conhecida como brometo de metila e seu banimento aconteceu em 2005.
O brometo de metila é um gás incolor extremamente tóxico que costumava ser utilizado como fumigante e pesticida para madeira, solo e agricultura. Geralmente, os pallets que passaram por esse processo contam com um carimbo com as siglas MB.
A fumigação com brometo de metila foi proibida em 2005 por causa de seus efeitos prejudiciais ao meio ambiente. Na época foi verificado que o processo representava uma ameaça significativa à saúde dos trabalhadores que aplicavam o tratamento com o gás.
2. Aplicação de verniz ou de inseticidas.
Para proteger a madeira do pallet contra cupins, existe também a possibilidade de investir na aplicação de inseticidas próprios para superfícies de madeira, assim como na aplicação de vernizes que agem preservando o interior da unidade.
2.1 Aplicação de verniz para proteger a madeira do pallet contra cupins
A aplicação de verniz na madeira é uma prática fundamental para dar durabilidade à madeira: Ela vai impedir a absorção de água ou qualquer tipo de umidade, aumentando sua vida útil e servindo como proteção contra pragas e cupins.
Existem dois tipos de vernizes para isso, o comum e o penetrante. Nos dois casos, a manutenção é necessária, pois o verniz tem prazo de validade. É necessário aplicá-lo de cinco em cinco anos para garantir a integridade da madeira e evitar o seu apodrecimento.
2.2 Aplicação de inseticidas para proteger a madeira do pallet contra cupins
Já a aplicação de inseticida é uma excelente opção pois a substância conta com uma ação cupinicida e formicida. Além disso, esse processo oferece algumas vantagens para quem é responsável por ele, como baixa toxicidade, e para a madeira, visto que conta com alta fixação na superfície.
A Superbid conta com um arsenal de pallets em sua seção de produtos de armazenagem: tanto com excelentes preços, como livre de cupins e pragas. Conheça os nossos pallets e outras ferramentas e utensílios do setor logístico:
Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços
A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.
Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.
Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.