10 mitos sobre pallets de madeira
Embora sejam ferramentas fundamentais e únicas para o setor logístico, existem muitos mitos sobre pallets de madeira que confundem o imaginário popular em relação à sua importância na indústria.
Sim, pois existem mitos sobre pallets de madeira na indústria. Por exemplo, é bastante comum ver as pessoas reclamarem sobre uma suposta emissão massiva de dióxido de carbono na atmosfera, ou sobre a irresponsabilidade dos diversos estrados deixados nos aterros sanitários do mundo.
No entanto, algumas coisas não são como parecem. Os pallets de madeira estão cada vez mais interessados a se reforçarem como uma solução sustentável e econômica para o manuseio de materiais e mercadorias na indústria, como também vêm ganhando mais usabilidades e vidas extras conforme o mundo vai se tornando mais ecológico.
Não é por acaso que os pallets foram eleitos mundialmente como a plataforma e ferramenta mais utilizada no setor logístico, oferecendo as soluções mais inteligentes e lucrativas para quem trabalha no segmento – e isso não é um mito!
Neste post, vamos contar alguns dos mitos sobre pallets de madeira e falar o que você realmente precisa saber sobre esse instrumento de trabalho. Quer saber mais? Então basta continuar a leitura!
Conheça 10 mitos sobre pallets de madeira
Como todo grande produto disseminado por setores e ativo por anos a fio, é bastante comum que os pallets sejam alvo de especulações e mitos a seu respeito. Especialmente por se tratar de um grande sucesso no mercado tradicional.
E embora os pallets sejam comuns em vários locais, muitos equívocos continuam a existir sobre eles. Conheça os 10 principais mitos sobre pallets e as grandes verdades a respeito deles:
1. Os pallets de madeira ferem o meio ambiente e a sustentabilidade
Um dos grandes mitos sobre os pallets de madeira, e talvez o mais disseminado por aí, é que eles são ruins para o meio ambiente e para os valores sustentáveis. Isso não poderia estar mais longe da verdade!
Aliás, os pallets de madeira são soluções bastante ecológicas, visto que a indústria de pallets de madeira, como um todo, está muito comprometida com a sustentabilidade e com o oferecimento de possibilidades mais verdes para o mercado.
Isso porque madeira reciclada e madeira serrada de baixa qualidade ajudam a compor a maioria dos pallets de madeira e, depois que são descartados pelas empresas, existe a possibilidade de reciclá-los novamente.
Existem também unidades que contam com uma certificação mostrando que são feitas com práticas florestais sustentáveis, o que significa que têm um impacto mínimo no meio ambiente.
Além disso, todos os pallets de madeira contam com um potencial de aquecimento global relativamente baixo, visto que são unidades biodegradáveis. Eles produzem menos emissões de gases de efeito estufa do que os pallets de plástico e podem compensar as emissões de outros processos.
Existe também a opção de reformar e recondicionar as unidades de pallets de madeira em vez de fabricar novos.
2. Os pallets de madeira são produzidos com madeira de baixa qualidade
Os pallets de madeira geralmente são feitos de madeira que não pode ser utilizada para edifícios ou grandes projetos de construção. Por isso, muitas pessoas costumam acreditar que os pallets são feitos com madeira de baixa qualidade, mas isso não vem a ser verdade.
Contudo, essas resmas de madeira que não podem ser utilizadas em grandes construções podem ser devidamente utilizadas para confeccionar pallets ou porta-retratos, por exemplo, ajudando a contribuir para o fator de sustentabilidade geral da indústria madeireira.
3. Os pallets de madeira representam um risco de incêndio
Outro mito bastante disseminado é que os pallets de madeira podem ser capazes de causar incêndios. Isso é bastante acreditado pelo simples fato das unidades serem feitas de madeira, e que madeira é um material inflamável. Mas isso não é verdade.
Sim, embora os pallets de madeira sejam materiais que podem entrar em combustão, eles não representam tanto risco de incêndio quanto é espalhado por aí.
Durante o processo de fabricação dos pallets, as unidades passam por uma rigorosa implementação de práticas de segurança contra incêndios na indústria e pelas empresas e consumidores que as utilizam.
4. Os pallets de madeira são menos resistente que os pallets de plástico
Existem muitas discussões sobre quem leva a melhor: os pallets de madeira ou os de plástico. Mas, apesar de muitos acreditarem que as unidades de plástico são mais resistentes, isso também não vem a ser o caso.
Em primeiro lugar, e você pode notar esse tema recorrente, os pallets de madeira são uma opção muito mais sustentável do que os pallets de plástico. Feitos de um recurso orgânico renovável, eles têm potencial para biodegradar se não forem reutilizados e reaproveitados adequadamente.
Os pallets de madeira são feitos de materiais orgânicos e levam menos tempo e menos espaço para serem produzidos. Enquanto os de plástico são muito mais difíceis de consertar se ocorrerem danos, porque não são feitos de ripas que podem ser facilmente substituídas.
Por fim, as unidades de madeira são mais duráveis devido à facilidade de reparo e também porque há mais atrito entre os pallets de madeira e as superfícies sobre as quais eles se apoiam durante o transporte. Em outras palavras, isso significa que é menos provável que eles deslizem, causando danos potenciais aos produtos e a si mesmos.
5. Os pallets de madeiras são iguais aos outros
Muitos pensam que todos os pallets são iguais. Isso é um mito. Existem muitos tipos de pallets com diferentes parâmetros, como dimensões e capacidade de carga, por exemplo, como os pallets GMA, EURO Pallets, PBR, entre outros.
Todos esses indicativos também são de extrema importância para fabricantes que utilizam pallets para transporte e armazenamento de seus produtos.
6. Os pallets de madeira só podem ser utilizados uma única vez
Outro grande mito! Os pallets de madeira têm uma vasta gama de funções e são cada vez mais ecofriedly e amigos do ambiente, especialmente com a onda crescente de interesses sustentáveis como reciclagem a nível industrial, comercial e doméstico.
Na verdade, não é muito difícil encontrar pessoas dando uma segunda vida útil a pallets de madeira, basta acessar o Instagram que verá muitas unidades de madeiras sendo reutilizadas na decoração de casas e jardins, por exemplo.
Hoje em dia, também é muito comum ver como as pessoas estão utilizados os pallets de madeira para a construção de mesas de centro, estantes, jardineiras e até bancos, garantindo que os materiais sejam reciclados e reinventados em formas novas e úteis, em vez de serem jogadas no lixo ou nos aterros sanitários.
7. Os pallets de madeira têm uma pegada maior de emissão de carbono
Novamente, isso é um mito disseminado como verdade. Isso porque a madeira absorve dióxido de carbono (CO2) quando cresce e depois o libera quando é queimada, ou as unidades se decompõem naturalmente.
Assim, os pallets de madeira se tornam um produto neutro em carbono e, quando árvores substitutas são plantadas para compensar as operações florestais, o ecossistema pode ser preservado. Aliás, pelo menos é o que se acredita quando estamos lidando com o manejo florestal sustentável.
Portanto, os pallets de madeira podem ser vistos, na melhor das hipóteses, como neutros em carbono ou mesmo ecologicamente corretos quando são produzidos por meio de operações florestais sustentáveis.
8. Os pallets de madeira contribuem para o desmatamento
Sim, os pallets de madeira são feitos de estrados novos de madeira. No entanto, as empresas de pallets costumam utilizar esses mesmos pallets repetidamente, reparando seus componentes danificados.
Por exemplo, quando um pallet se torna irreparável, ele pode ser triturado em cobertura morta ou em outros materiais reciclados, assim, garantindo que haja um retorno, de forma ou outra, para a sociedade e não havendo a necessidade de cortar mais árvores no processo.
9. Os pallets de madeira novos são os melhores
Muitas vezes, as pessoas presumem que apenas novos pallets atenderão às suas necessidades da melhor maneira. O que pode ser uma meia verdade, convenhamos.
E algumas podem até argumentar que os pallets de madeira usados estão sujeitos ao crescimento e proliferação de bactérias ou que não resistem à água, pois a madeira pode criar fungos ou mofo. No entanto, pallets recicladas podem ser tão boas quanto as unidades novas.
Existem normas, por exemplo, como a ISPM 15, que garante que os pallets de madeira sejam esterilizados por meio de tratamento térmico para evitar a infestação de bactérias e pragas.
Além disso, você pode economizar uma quantia substancial de dinheiro utilizando pallets reciclados ou consertados, em vez de adquirir novas unidades, ao mesmo tempo, em que faz algo de bom para o meio ambiente.
10. Os pallets de madeira são sujos
Por fim, o último mito sobre pallets que gostaríamos de desmentir é que eles são sujos. Hoje, a indústria conta com diversos tratamentos térmicos para que os pallets de madeira sejam utilizados por muitos usuários e com usos distintos.
Esse trato acontece especialmente porque a indústria de alimentos têm se aproveitado muito das soluções, portanto, a higiene das unidades é um ponto fundamental e obrigatório. Então, não, os pallets de madeira não são sujos e oferecem uma solução higiênica de armazenamento e manuseio de materiais e mercadorias.
Leia também:
- Quantos quilos suporta um pallet?
- Cuidados no Transporte de Pallets para não causar acidentes e avarias
- Pallet de madeira: quanto tempo dura e quais os cuidados necessários para aumentar a vida útil?
Deixando os mitos sobre pallets de madeira de lado, uma grande verdade é que o melhor lugar para encontrar pallets para o seu negócio é na nossa plataforma. Aqui, você pode obter os melhores produtos com preços imbatíveis e ter a total liberdade e disponibilidade para entrar em contato com os fornecedores. Veja a nossa seção dedicada de produtos de armazenagem:
Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços
A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.
Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.
Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.