valorização de imóvel

Fatores que influenciam na valorização de imóvel: com o que devo me preocupar ao comprar uma casa como investimento?

Uma das grandes vantagens do investimento em imóveis é a valorização que o bem tende a sofrer com o passar dos anos. No entanto, para que isso aconteça é essencial entender mais a fundo sobre o mercado e ficar de olho para que não ocorra o inverso e seu imóvel acabe desvalorizando. Mas você conhece os fatores que influenciam na valorização de imóvel?

A CBIC – Câmara Brasileira da Indústria de Construção -, fez um levantamento dos dados que comprovaram que a venda de imóveis residências cresceu aproximadamente 13% no último ano, e a tendência é que em 2022 os números também sejam animadores.

Porém, investir no mercado imobiliário, mesmo que seja algo extremamente lucrativo, requer um pouco de cuidado especialmente com os fatores que podem impactar diretamente na valorização ou desvalorização do bem. Afinal, os riscos de investir em uma residência sem estudar as possíveis valorizações é muito grande e pode até mesmo deixar os investidores no prejuízo.

Para evitar que isso aconteça, separamos um post falando mais sobre o que de fato influencia para que um imóvel valorize e quais cuidados tomar para evitar que o bem desvalorize. Confira a seguir!

Fatores que influenciam na valorização de imóvel

Localização

O principal fator que impacta diretamente na valorização ou desvalorização do bem é sua localização. Afinal, uma casa de padrão alto construída em um bairro que tem pouca segurança e diversos comércios como casas noturnas e bares, pode sofrer uma grande desvalorização e ser vendida por até metade do preço que ela realmente vale.

o bairro em que a casa foi construída é um dos principais fatores de valorização
O bairro em que a casa foi construída é um dos principais fatores de valorização

Em contrapartida, uma residência de padrão médio que foi construída em um bairro que ainda não havia sido finalizado, mas que depois de alguns anos foi concluído com residências de padrão médio a alto, área de lazer, centros de saúde, supermercados, escola e boa localização próxima ao centro da cidade, pode ter um aumento de até 50% do seu valor de venda nos primeiros 3 anos depois da sua construção.

Vale ressaltar que quanto mais seguro for o bairro em que a casa foi construída, mais valorizada ela tende a ficar com o passar dos anos.

Vista

Muitas pessoas não sabem, mas a vista da casa também pode ser um ator importante que valoriza o bem. A vista pode até mesmo ser um fator determinante para aumentar o valor de venda de um apartamento onde os demais têm valor de venda menor: andares com visão ampla tendem a ser mais caros do que andares onde a vista é coberta por outros edifícios.

Estrutura da casa

Casas com área de lazer e piscina também tendem a valorizar mais do que casas com um quintal amplo, mas sem nada construído. A quantidade de cômodos e especialmente banheiros também pode aumentar muito o valor de venda da casa depois de alguns anos, fazendo com que valorize mais do que uma casa semelhante, mas que conta com menos quartos e banheiros.

Gás encanado, internet com fibra óptica e todos os outros fatores ligados à estrutura do bem são fatores que fazem com que o imóvel se valorize ainda mais com o passar dos anos.

Acabamento

Quanto mais fino for o acabamento do imóvel, maior será sua valorização, e isso inclui desde a pintura e revestimentos, até o acabamento da fachada e portões. Vale lembrar que o padrão da casa também conta: quanto maior o padrão da construção, maior a valorização.

casas com um acabamento mais sofisticado tendem a valorizar mais
Casas com um acabamento mais sofisticado tendem a valorizar mais.

Caso você esteja escolhendo casas para comprar e vender depois de alguns anos, opte sempre pelas que possuem melhor acabamento, ou então aposte em uma reforma para aplicar acabamentos de qualidade que depois de 5 anos terão dobrado o valor de venda do bem.

Documentação

Assim como imóveis que possuem problemas com documentação desvalorizam com o tempo, imóveis que contam com a documentação em dia também possuem um valor de venda maior e são valorizados como tempo.

Isso inclui desde débitos com o IPTU até processos de inventário, e é importante ter certeza de que o bem está regularizado na prefeitura para evitar multas e outros prejuízos.

Leia também Como regularizar um imóvel na prefeitura – passo a passo completo

Manutenção

Um imóvel que está sem manutenção com avarias e problemas de infraestrutura tende a desvalorizar cada vez mais com o tempo, enquanto residências em que a manutenção é feita periodicamente possuem o valor de venda cada vez maior, já que a valorização está diretamente ligada com a manutenção e conservação da residência.

Para evitar que seu imóvel desvalorize, faça a manutenção periódica anualmente e evite deixar que os problemas apareçam para consertá-los.

Isso porque fazendo uma manutenção todos os anos, você identifica problemas que estão no início, e acaba gastando muito menos para o conserto do que gastaria se esperasse com que eles se agravassem e se tornassem visíveis.

Depois de ver quais são os fatores que influenciam na valorização de imóvel, fique de olho em cada um deles para garantir que seu patrimônio valorize ao longo dos anos.

Uma estratégia bastante usada para quem atua no ramo imobiliário é comprar um imóvel, alugar durante alguns anos enquanto ele se valoriza e então vender pelo dobro do valor investido, lucrando tanto com o aluguel quanto com a valorização do bem.

Confira o leilão de imóveis da Superbid e garanta preços abaixo da avaliação e comece seus investimentos nos negócios imobiliários!

Para conferir mais conteúdos relacionados ao mercado imobiliário e as melhores oportunidades de leilões, clique aqui e acesse o Blog Superbid.

House Flipping: nova tendência de mercado de imóveis
House Flipping: nova tendência de mercado de imóveis
Meio ambiente – Bota pra Circular
Meio ambiente – Bota pra Circular

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.