Qual score é bom para financiamento de imóvel

Qual score é bom para financiamento de imóvel?

O Score do Serasa é uma espécie de pontuação muito usada pelas instituições financeiras na hora de avaliar a liberação de crédito. Normalmente, é usada para empréstimos, limites de cartões e especialmente, financiamento. Mas você sabe qual score é bom para financiamento de imóvel?

Comprar a casa própria continua sendo um dos maiores sonhos dos brasileiros, e um dos meios bastante usados atualmente para conquistá-lo é o financiamento imobiliário.

Nesse modelo de empréstimo, o banco te empresta uma quantidade de dinheiro que seja o suficiente para pagar até 90% do imóvel, e você devolve esse valor com juros e correção mensalmente, por meio de parcelas que podem se manter iguais durante os anos ou ir diminuindo conforme a amortização da dívida.

Para decidir quanto dinheiro o banco irá lhe emprestar, ele fará uma análise de crédito no qual avalia seus dados do mercado, incluindo o score do Serasa. Com esses dados, fica mais fácil saber se existe ou não uma margem de segurança para que o cliente arque com aquela despesa, diminuindo os riscos de inadimplência.

Qual score é bom para financiamento de imóvel? Como aumentar meu score para conseguir crédito?
confira no artigo a seguir o melhor score para financiar um imóvel

Para que você entenda melhor sobre o assunto e qual é o melhor score para realizar um financiamento imobiliário, separamos um post completo sobre o assunto. Veja a seguir!

O que é score?

O Score do Serasa é uma pontuação definida por meio de um estudo do comportamento de indivíduos não identificados e possíveis dívidas vinculadas ao CPF do credor.

Dentro desse grupo de análise, existem pessoas com características financeiras parecidas, para que no caso de não existir dívidas, o score de cada indivíduo seja calculado com base em estatísticas dos consumidores com perfis semelhantes.

A pontuação do serasa score vai de 0 a 1.000, sendo:

  • até 300 pontos – alto risco de inadimplência;
  • de 300 a 700 pontos – médio risco de inadimplência;
  • 700 pontos – baixo risco de inadimplência.

Qual score é bom para financiamento de imovel?

Como você já deve imaginar, quanto mais perto e 1000 for seu score, melhor para você e para sua análise de crédito. Afinal, significa que você dificilmente deixará de pagar as parcelas do financiamento.

No entanto, como trata-se de um empréstimo alto e com alto risco de perda para o banco, normalmente não são aceitos scores menores de 700, já que indicam um risco médio de atrasos de parcelas.

Vale lembrar que em casos de um score acima de 650, também é possível conseguir algum valor como empréstimo, embora seja mais indicado que você tente aumentar sua pontuação o mais próximo de 1000 possível.

Existe alguma forma de aumentar o score?

Existem algumas medidas que podem ajudar a aumentar o seu score, como por exemplo:

  • pagar todas as suas contas em dia;
  • ter o nome limpo;
  • manter os dados cadastrais atualizados.

Algumas pessoas até mesmo optam por usar o cartão de crédito para todas as contas como mercado, farmácia, lazer etc, para concentrar todos os gastos em apenas um lugar e, ao pagar mensalmente e em dia uma fatura alta, aumentar a pontuação onde o score é bom para financiamento de imóvel.

No entanto, essa prática nem sempre acaba refletindo em um score maior, e pode até mesmo prejudicar a vida financeira de algumas pessoas.

Qual score é bom para financiamento de imóvel? Como aumentar meu score para conseguir crédito?
para ter um score mais alto, mantenha suas contas pagas sempre em dia

Uma das formas mais eficazes de aumentar seu score, porém, é manter seus dados pessoais atualizados, já que quanto mais exata forem as informações no portal, mais confiável será sua pontuação, já que será menos baseada nas estatísticas dos perfis semelhantes.

Outra forma de aumentar o seu Score é usando o Cadastro Positivo, uma ferramenta que reúne todas as suas informações sobre empréstimos pagos, crediários e financiamentos, por exemplo, além de contas como água, gás, luz e internet.

Por meio dessa ferramenta, as empresas conseguem avaliar seus pagamentos, o que garante um score mais rico em informações e mais justo, já que ele é baseado em suas informações pessoais de acordo com seu histórico de pagamento.

Como descobrir se meu score é bom para financiamento de imóvel?

Hoje em dia você consegue analisar a pontuação do seu score por meio do portal Serasa Score de forma totalmente gratuita.

Dentro desse portal, você ainda tem acesso a possíveis negociações e ofertas de quitação de débitos feitos pelas empresas com as quais você está inadimplente.

Para conseguir ver seu score, basta acessar o portal e informar seu nome completo, CPF, data de nascimento e então, cadastrar uma senha.

Esse tipo de consulta pode ser feita apenas por empresas autorizadas e pela própria pessoa. Ou seja, você não tem acesso ao score de um amigo ou qualquer outra pessoa, a fim de garantir a segurança dos dados e não constranger ninguém por inadimplência.

Quanto tempo demora para o score aumentar?

Quando você tem uma dívida no seu nome e quita os débitos, seu nome ficará limpo em até 7 dias úteis no cadastro.

Porém, o score pode demorar mais para atualizar, já que ele acompanha suas movimentações financeiras. Isso quer dizer que não tem como saber uma data exata para que ele suba depois de limpar o seu nome e atualizar o seu cadastro.

Qual score é bom para financiamento de imóvel? Como aumentar meu score para conseguir crédito?
mesmo depois de quitar as dívidas, o score pode demorar algum tempo antes de ser atualizado

Nesses casos, a única coisa a fazer é manter as contas em dia e esperar que ele aumente com o tempo.

Agora que você viu qual score é bom para financiamento imobiliário, não deixe que sua pontuação fique abaixo de 700. Assim, ficará mais fácil conseguir crédito imobiliário para comprar sua casa própria e conseguir a liberação de crédito de uma forma mais fácil e rápida.

Além disso, não deixe de usar nossas dicas para aumentar ainda mais seu score, para que fique mais perto de 1000, o que aumenta ainda mais as chances de ser aprovado na análise.

Pensando em comprar sua casa própria? Veja os imóveis em oferta que estão disponíveis no site da Superbid e de o primeiro passo em rumo a casa nova!

Para mais conteúdos relacionados ao mundo dos imóveis e documentação, clique aqui e acesse o blog. Além disso, você confere em primeira mão os leilões em aberto com as atualizações mensais!

Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Checklist para utilização de plataformas elevatórias
Checklist para utilização de plataformas elevatórias

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.