Moto 50cc precisa de habilitação? Entenda sobre!

A moto 50cc ou também conhecida popularmente como “cinquentinha” é um veículo bastante usado pelas pessoas. Hoje em dia, existem diversos modelos dessa motocicleta para aqueles que querem a facilidade de locomoção, mas sem um veículo muito rápido.

Categoria leilão de motos

Porém, dentro de todo esse processo, ainda existe uma dúvida que perdura na condução deste veículo: ela precisa ou não de habilitação para ser conduzida? Calma, vamos falar mais sobre isso no decorrer do conteúdo, explicando todas as dúvidas em relação a essa moto.

Acompanhe o conteúdo que a Superbid preparou para você e saiba mais sobre a famosa cinquentinha!

Preciso de habilitação para pilotar uma moto de 50cc?

Por muitos anos, pilotar uma moto da categoria de 50cc era algo tranquilo que não precisava de documentos como habilitação para ser pilotada. Porém, em 2016 essa regra mudou e agora é obrigatório tirar uma habilitação ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) para poder pilotar esse modelo de moto.

Esse modelo de moto é popularmente conhecido e, normalmente, as pessoas acabam confundindo as cilindradas com potência. O que faz bastante sentido, tendo em vista que a cilindrada da moto influencia bastante com a sua potência.

Moto 50cc, uma das mais famosas do mundo, encostada na parede. Por conta da facilidade e tamanho, algumas pessoas costumam deixar em cantos pequenos, próximo a parede mesmo.

O motor das motos possui uma peça principal chamada de pistão. Essa peça é responsável por transferir a energia para o sistema de transmissão e fazer com que os veículos se locomovam.

A energia para fazer essa peça funcionar é resultado da mistura de ar e combustível e o pistão é envolto de um cilindro onde realiza o trabalho.

O volume desse cilindro nós chamamos de cilindrada!

A confusão entre cilindrada e potência acontece pois, normalmente, quanto mais forte for o cilindro, maior é a potência da motocicleta.

Porém, não é permitido utilizar a cilindradas de uma moto como parâmetro para a verificação de sua potência. Até porque, a relação entre peso da moto e potência, podem indicar de maneira segura o seu desempenho.

A moto de 50cc é ideal para pessoas que buscam um veículo de custo-benefício relativamente baixo, tendo em vista que elas consomem pouco combustível. Isso tem muito a ver com o seu tamanho e peso, que gira em torno de 70 e 90 kg.

Andando conforme a lei com as cinquentinhas

Como já mencionamos, não é de hoje que a lei para pilotar moto de 50cc existe. A partir do momento em que passou a ser obrigatória a habilitação ACC ou A, condutores que forem flagrados sem documento pilotando esse tipo de moto, serão autuados pelo agente.

Portanto, é importante estar atento às regras para evitar que você leve alguma multa ou demais penalidades de trânsito por conta disso. Deve ser destacado detalhes importantes em relação a CTB no que se refere a esse tipo específico de veículo.

É preciso seguir algumas orientações dos artigos 54 e 55 da CTB, pois eles trazem determinações importantes a respeito da conduta certa a ser seguida pelo piloto e passageiro de motos cinquentinhas.

Nesse caso, os condutores de moto de 50cc só poderão circular nas vias:

  • Utilizando capacete de segurança e óculos protetor;
  • Segurando o guidão com as duas mãos;
  • Usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

Os passageiros desse modelo de veículo precisam seguir normas iguais às do piloto. A maior diferença entre os dois aparece nas orientações referente ao assento.

Jovem andando pela cidade em cima da sua scooter 50cc.

No artigo 55, os passageiros de motocicletas e ciclomotores deverão ser transportados em carro lateral alocado ou assento suplementar atrás do condutor.

A moto de 50cc cilindrada pode ser uma ótima opção para você que busca um veículo econômico para ser usado no dia a dia. Porém, é sempre bom estar atento para andar de acordo com as leis de trânsito.

Para mais conteúdos relacionados ao mundo das duas rodas, clique aqui e acesse nosso blog!

Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Checklist para utilização de plataformas elevatórias
Checklist para utilização de plataformas elevatórias

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *