Imóvel com dívida

Imóvel com dívida: vale a pena comprar ou o investimento pode trazer prejuízo?

Uma das situações mais decepcionantes para quem deseja comprar um imóvel é descobrir, depois de encontrar a casa perfeita, que ela tem algumas pendências financeiras que o atual proprietário não conseguiu quitar. E é nesse momento que surge uma das principais dúvidas: será que vale a pena comprar um imóvel com dívida?

As dívidas de um imóvel vão muito além de apenas dívidas de financiamento: você pode acabar encontrando uma casa com dívidas de condomínio e IPTU – o que pode inclusive fazer com que sua casa vá para leilão em último caso

Isso não quer dizer, porém, que não valha a pena comprar esse tipo de residência. É apenas necessário ter uma certa cautela com o tipo de dívida e o valor que deverá ser quitado, e então conseguir negociar com o proprietário um preço de venda mais baixo.

Para lhe auxiliar a tirar todas as suas dúvidas sobre casas com dívidas, separamos um post falando mais sobre isso e explicando quando vale a pena investir. Confira a seguir!

Vale a pena comprar imóvel com dívida?

Dependendo do tipo de dívida que a casa tem, vale muito a pena investir no bem pagando um preço menor e então, negociar a dívida com o credor para ter um desconto alto quitando toda a dívida à vista.

Com isso, você consegue valorizar o bem e vender por um preço maior em comparação ao preço que você pagou por ele, lhe dando um excelente lucro nos investimentos imobiliários.

comprar uma casa com dívida só vale a pena se você tiver feito um estudo sobre os riscos antes de concretizar a compra
comprar uma casa com dívida só vale a pena se você tiver feito um estudo sobre os riscos antes de concretizar a compra

Atente-se apenas a débitos com consequências jurídicas e de penhora, a fim de evitar perder a casa em uma ação judicial.

Quais cuidados tomar ao comprar um imível com dívida?

Antes de fechar a compra, peça toda a documentação do imóvel e relativa às dívidas, como:

  • carnês de IPTU atrasados;
  • hipotecas;
  • financiamentos;
  • contas de água, luz e gás;
  • condomínio.

Outra dica é sempre solicitar as certidões atualizadas dos órgãos públicos e prestadores de serviço do condomínio para verificar a situação do patrimônio, além de nunca se esquecer de solicitar os documentos como matrícula e registro, a fim de verificar se existe alguma irregularidade que pode te fazer perder aquele bem – como nos casos de construções fora das leis do município.

Leia também Como regularizar um imóvel na prefeitura – passo a passo completo

Negocie o preço final do imóvel

Agora que você viu todas as dívidas e descobriu o valor de todas elas juntas, é hora de negociar no preço final do imóvel. Afinal, você será o responsável por quitar esses encargos e deverá solicitar um desconto no valor de venda do bem.

negocie o desconto no imóvel referente ao preço da dívida
negocie o desconto no imóvel referente ao preço da dívida

Vale ressaltar neste tópico que muitas casas com dívidas que são anunciadas para venda já possuem uma desvalorização no preço, e em determinadas situações não será possível conseguir preços menores do que os anunciados.

Vale a pena comprar imóvel com dívida e deixar o antigo proprietário quitar os débitos?

Durante a negociação, alguns proprietários podem sugerir que eles mesmo quitem as dívidas antes da assinatura do contrato para que o imóvel não sofra a desvalorização pelos débitos.

Nesses casos, o comprador deve solicitar todos os recibos da quitação dos débitos para não correr o risco de perder o bem depois da assinatura do contrato. Além disso, nunca negocie a quitação dos débitos depois que o contrato for assinado, o que pode lhe trazer um enorme prejuízo e dores de cabeça.

Quais são as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel com dívida?

Embora envolva alguns riscos, comprar um imóvel com dívida pode ser um excelente negócio para quem deseja investir no mercado imobiliário, já que você conseguirá o bem por um preço bem abaixo do mercado. Em alguns casos, o desconto pode até ser maior do que o valor das dívidas em aberto pela desvalorização do bem, especialmente se ele for vendido em um leilão.

a grande vantagem de comprar um imóvel com dívidas é que você pode conseguir um preço de venda bem abaixo do valor avaliado
a grande vantagem de comprar um imóvel com dívidas é que você pode conseguir um preço de venda bem abaixo do valor avaliado

Como o imóvel está endividado, o vendedor sabe que não pode ser rígido demais com o preço e que é difícil encontrar pessoas interessadas em comprar bens que estão com débitos, fazendo com que a negociação seja mais flexível. Lembre-se que quanto mais grave e alta for a pendência, maior será a desvalorização do imóvel.

Leia também Leilão como investimento: tudo sobre esse novo modelo de negócio

A grande vantagem é que, além de pagar mais barato pelo bem, você consegue negociar as dívidas direto com o credor, podendo pagar os débitos aos poucos ou então tudo de uma vez e receber um belo desconto por arcar com os custos à vista. 

Na hora de vender a casa, você poderá colocar o valor venal como preço de venda, o que lhe dará um grande lucro especialmente se você conseguiu comprar a casa com um preço de 30% a 50% a menos do valor venal.

Desvantagens

A grande desvantagem está relacionada com a quitação dos débitos. Caso você compre um bem que tenha pendências com o IPTU, condomínio, luz ou água, a quitação é mais simples e você pode até conseguir descontos diretamente com a prefeitura ou com a empresa de distribuição do município.

Tenha em mente, no entanto, que é necessário quitar as contas de água e luz em atraso rapidamente para que o imóvel não fique sem acesso a esses serviços, que normalmente são cortados depois do atraso de 3-5 faturas.

Ou seja, quanto maior o atraso, maior o débito, que nesses casos deve ser pago todo de uma vez, sem possibilidade de parcelamento.

Outra grande desvantagem está relacionada com dívidas de hipoteca e financiamento, onde os juros podem ser mais altos e fazer com que você perca um bom dinheiro se não souber negociar. Porém, em casos específicos você pode tentar baixar a taxa de juros ou quitar tudo à vista, o que com certeza baixará consideravelmente o valor total a ser pago.

Também é importante ter em mente que se você pretende financiar um imóvel com dívida, terá dificuldades em encontrar bancos ou instituições financeiras que concordem em conceder crédito para a aquisição de bens que estejam com débitos ativos, e normalmente a compra desses imóveis precisam ser feitos à vista.

Agora que você viu que comprar um imível com dívida pode valer a pena em determinadas situações, faça um estudo dos débitos e veja se as contas em atraso lhe trarão prejuízos ou lucros. Além disso, não deixe de negociar com o vendedor para conseguir um preço menor e nunca aceite comprar um imóel com dívidas para serem quitadas pelo antigo proprietário depois da assinatura do contrato.

Confira o leilão de imóveis da Superbid e garanta preços abaixo da avaliação para começar seus investimentos nos negócios imobiliários!

Para mais conteúdos relacionado ao mundo dos imóveis, clique aqui e acesse o nosso blog. Além de acompanhar as oportunidades de negócio semanais, temos diversos artigos que podem ajudar você a entender mais sobre imóveis e leilões em geral!

Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Checklist para utilização de plataformas elevatórias
Checklist para utilização de plataformas elevatórias

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.