gás natural

Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto

Em busca de aderir opções mais sustentáveis e baratas de combustíveis, muitos profissionais que atuam na área de transporte de carga começaram a investir no gás natural, conhecido hoje como a melhor opção para o meio ambiente e para o bolso de quem trabalha com frotas. Mas será que isso é mesmo verdade?

O gás natural é um combustível ainda pouco falado no Brasil, embora tenha um grande potencial de oferecer recursos mais sustentáveis e com um custo mais baixo. Porém, antes de trocar a gasolina e diesel comum por um veículo GNV, é necessário entender mais como ele funciona, quais as suas vantagens e quando você deve optar por esse tipo de combustível para economizar sem perder a eficiência dos caminhões e outros veículos.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post completo falando mais sobre o gás natural e quando ele é a melhor opção. Confira!

O que é o gás natural?

O gás natural veicular, conhecido também como GNV, ficou conhecido como combustível do futuro por ser composto de uma mistura de hidrocarbonetos leves que permanecem em estado gasoso junto à pressão atmosférica e temperatura ambiente.

o gás natural é um combustível sustentável e mais em conta, feito a partir da queima de gases encontrados em rochas
o gás natural é um combustível sustentável e mais em conta, feito a partir da queima de gases encontrados em rochas

Esse gás normalmente é encontrado em rochas porosas ou arenitos no subsolo, e como não é um combustível líquido, é medido em metros cúbicos e não em litros, Ou seja, é um combustível de queima limpa, já que não emite monóxido de carbono e nem possui enxofre em sua composição, não prejudicando o meio ambiente.

Qualquer gás rochoso pode ser usado?

Para que o gás natural possa ser usado como combustível é necessário que ele passe pelo padrão de qualidade definido pela Resolução ANP nº 16/2008 que mede alguns aspectos de composição do gás. Além disso, ele deve ter o número de metano e poder calorífico dentro dos padrões do índice Wobbe para que o gás tenha o máximo de qualidade sem causar danos tanto no veículo como no meio ambiente.

Todo veículo pode usar o gás natural?

Embora todo veículo possa fazer o uso do gás natural como combustível, para que isso seja possível o carro ou caminhão deve estar adaptado por meio de uma conversão, feita por oficinas autorizadas que desenvolvem a adaptação minimizando os riscos de danos ao veículo.

qualquer veículo pode usar o GNV como combustível, desde que um profissional especializado faça a modificação do sistema do carro ou caminhão
qualquer veículo pode usar o GNV como combustível, desde que um profissional especializado faça a modificação do sistema do carro ou caminhão

Vantagens e desvantagens do gás natural

Vantagem

O principal ponto positivo de usar o gás natural como combustível é que ele oferece uma economia maior quando comparamos com o diesel e gasolina, além de ter o uso mais lento. Junto a isso, o GNV emite pelo menos 20% menos poluentes comparado à gasolina, o que também ajuda a preservar o meio ambiente e evitar o acúmulo de resíduos nos bicos injetores, evitando também problemas nas peças do carro ou caminhões a longo prazo.

O segundo ponto é que com o uso do gás natural, o óleo tende a durar mais por não se misturar com os componentes do combustível, aumentando a sua durabilidade e fazendo com que fique limpo por mais tempo, o que garante um intervalo de trocas maior.

além de ser mais em conta, o gás natural causa menos danos em certas peças do veículo
além de ser mais em conta, o gás natural causa menos danos em certas peças do veículo

Por fim, o gás natural também é uma excelente forma de conservação do veículo, especialmente do escapamento, que tem uma duração de pelo menos 20% a mais em comparação a outros combustíveis.

Desvantagens

O grande problema de usar o gás natural como combustível é que ele pode acabar resultando em danos veiculares na estrutura do cabeçote, fazendo-o trincar a longo prazo pela grande pressão do gás, especialmente se a adaptação não tiver sido feita corretamente.

Além do mais, o gás natural é um combustível que diminui a vida útil dos cabos de vela, aumentando a frequência da manutenção preventiva dos veículos para reposição das peças mais frequentes.

Gás natural é a melhor opção?

Nem sempre o gás natural será a melhor opção, especialmente para carros maiores como caminhões que muitas vezes não conseguem usufruir de todos os benefícios que o combustível oferece.

Isso porque outro grande problema desse tipo de combustível é que ele pode acabar resultando no travamento das válvulas, já que trata-se de um combustível seco em que as peças não recebem lubrificação.

caso você trabalhe com frota, é necessário verificar se as rotas feitas pelos caminhões contam com postos que abastecem veículos que usam o GNV
caso você trabalhe com frota, é necessário verificar se as rotas feitas pelos caminhões contam com postos que abastecem veículos que usam o GNV

Porém, para decidir mudar seu veículo para o uso do gás natural é indicado que antes você converse com pessoas que façam o uso desse combustível, especialmente aqueles que tenham o mesmo tipo de veículo que o seu, a fim de verificar os pontos positivos e negativos a longo prazo.

Outro ponto importante é levar em conta as regiões que você costuma transitar e analisar nas rotas se os pontos de abastecimento da sua rota oferecem o GNV sem atrapalhar na sua logística. Se você trabalha com frotas, analise se os postos dentro da rota que vocês costumam traçar oferecem essa opção, ou se os caminhões teriam que sair muito do trajeto para abastecer.

No quesito investimento e retorno do valor investido, tenha em mente quantos km seu veículo costuma rodar mensalmente.

Para carros que andam mais de 5 mil quilômetros por mês, você consegue recuperar o valor investimento em até 3 meses.

Principais dúvidas a respeito do gás natural

O gás natural é sempre mais barato?

Embora seja de fato um combustível mais em conta em comparação à gasolina e diesel, em alguns locais o preço é semelhante ao etanol, e em alguns casos o investimento não compensa comparado ao valor gasto para fazer a alteração do veículo para queima de gás natural.

Veículos que usam gás natural explodem com mais facilidade em acidentes?

Desde que as instalações do kit GNV sejam feitas respeitando as normas, não há riscos de explosão ou combustão. Porém, é essencial que você mantenha a manutenção do veículo em dia.

Observe também se o cilindro instalado é de aço e não tem cabos soltos, e faça a manutenção preditiva do cilindro a cada cinco anos.

É necessário deixar o tanque com um pouco de combustível líquido?

Embora poucos saibam, é necessário manter o tanque do veículo com um pouco de etanol ou gasolina para evitar danos aos sistema de injeção eletrônica e garantir que o sistema de alimentação esteja lubrificado, diminuindo ligeiramente os desgastes das válvulas, que é natural do uso de combustível gasoso.

O gás natural estraga o motor do carro?

Embora não seja totalmente verdade, não é considerado um mito. Isso porque o gás natural pode causar problemas a longo prazo no motor, especialmente por não suportar a frequência esperada e nem oferecer as limpezas das válvulas e lubrificação frequente.

embora o gás natural não danifique totalmente o motor, pode causar pequenas avarias em decorrência da falta de lubrificação
embora o gás natural não danifique totalmente o motor, pode causar pequenas avarias em decorrência da falta de lubrificação

Para minimizar esses riscos, é indicado fazer a troca do óleo de acordo com a recomendação do profissional que fez a adaptação no veículo, evitando grandes danos ao motor.

O motor perde um pouco da sua potência?

Alguns especialistas afirmam que o uso do gás natural pode, de fato, diminuir a potência do motor, já que ele não foi projetado para aproveitar o máximo da combustão do GNV. Esse ponto negativo é observado especialmente em caminhões que precisam usar toda a sua potência durante as viagens mais longas.

Depois de aprender mais sobre o gás natural e ver que em alguns casos ele pode ser a melhor opção de combustível, procure profissionais autorizados para realizar a alteração do seu veículo. Não se esqueça de conversar com pessoas que façam o uso do GNV em veículos semelhantes ao seu para compreender os benefícios e vantagens em cada automóvel específico.

  • Caso você esteja pensando em trocar de veículo, com um preço acessível e uma variedade enorme, acesse a página de lote do Superbid e confira os leilões em aberto. Diversos modelos com os melhores preços do mercado, com o especialista em leilões!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *