Entenda como funciona a promessa de compra e venda de imóvel

Financiamento de imóvel: qual o limite de idade? Acima de 50 anos consegue financiar?

Contratar crédito de algum banco ou instituições financeiras implica em algumas regras específicas, o que também envolve um bom planejamento para cumprir todas as exigências da empresa para conquistar a casa própria. Uma dessas exigências é o limite de idade para o financiamento de imóvel, levando em conta que o banco precisa de uma segurança de que o beneficiado conseguirá arcar com toda a dívida ainda em vida.

Para que o crédito seja aprovado no banco, a pessoa que está solicitando o crédito precisa ter uma idade média, a fim de que o limite máximo de financiamento não seja ultrapassado somando a idade do comprador com a quantidade de parcelas.

Normalmente, esse limite de idade está baseado na média de anos de vida dos brasileiros, e é usado hoje pela maioria das instituições financeiras que oferecem créditos que serão pagos por mais de 10 anos.

veja o limite de idade para financiamento de residências
veja o limite de idade para financiamento de residências

Porém, isso não quer dizer que não seja possível financiar um imóvel com uma idade mais avançada. E foi pensando em tirar todas as dúvidas sobre o assunto que fizemos um post completo falando mais sobre as regras de idade para financiamento imobiliário. Confira a seguir!

Qual o prazo máximo de financiamento imobiliário?

Na maioria dos bancos e instituições, os prazos máximos de financiamento variam entre 120 e 420 meses, isto é: 10 a 35 anos. Isso quer dizer que para conseguir o maior prazo de 35 anos para financiamentos, você não pode ter uma idade muito avançada, para que na soma dos prazos você não ultrapasse a idade média de vida dos brasileiros.

Financiamento de imóvel: qual o limite de idade?

Os financiamentos possuem um limite de idade baseado nos dados da última pesquisa do IBGE – Instituto Braislerio de Geografia e Estatística -, onde descobriu-se que as mulheres vivem uma média de 79 anos e os homens, 72. Porém, grande parte das instituições adotou uma idade padrão de 80 anos e 6 meses como idade máxima para o financiamento de imóveis.

Isso implica diretamente na idade do comprador na hora do financiamento, já que a soma da idade atual do beneficiado com o prazo das parcelas não pode ser superior a esses valores. Ou seja, para financiar em 420 meses, você precisa ter, no máximo, 45 anos e seis meses.

Por que existe esse limite de idade para financiamento de imóvel?

O principal intuito do limite de idade é dar uma maior segurança para a empresa de que não estará no prejuízo, sendo um dos principais motivos que levam à análise do perfil do beneficiário antes de conceder o crédito.

esse limite é uma segurança que o banco possui de que o indivíduo consegue arcar com as parcelas ainda em vida
esse limite é uma segurança que o banco possui de que o indivíduo consegue arcar com as parcelas ainda em vida

Além disso, o banco também leva em conta a obrigatoriedade da contratação do seguro dos financiamentos habitacionais, que inclui danos ao imóvel, e quitação do contrato em caso de morte ou invalidez. Ou seja: em caso de falecimento do beneficiado, o seguro cobrará o valor que faltava para quitação do bem.

Essa regra pode impactar diretamente na contratação de crédito, já que quanto mais avançada for a idade do beneficiado for, maior será o valor de entrada solicitado pelo banco, a fim de cumprir o prazo de 80 anos e 6 meses.

Por exemplo, se você pretende fazer um financiamento imobiliário e está com 61 anos, o limite para quitação do seu crédito será de aproximadamente 19 anos. Como resultado, sua entrada será maior do que a entrada de uma pessoa de 30 anos, por exemplo.

Como o valor de entrada terá que ser maior conforme a idade do indivíduo, a dica aqui é tentar encontrar melhores opções de juros e economizar o máximo possível para dar uma entrada maior, a fim de deixar o financiamento menor e não comprometer a idade de quitação do bem.

Também existe outra saída quando não for possível investir um valor de entrada maior: pagar parcelas mais altas para que a quitação seja feita em menos tempo. No entanto, essas parcelas não podem comprometer mais de 30% da renda. 

Vale lembrar que é possível usar a renda de familiares para compor renda e tentar aumentar o valor da parcela. Mas, ainda assim, dependendo do valor do imóvel, pode ser inviável arcar com parcelas altas demais e acabar comprometendo a renda da família toda no final do mês.

Você também pode optar por imóveis com valores mais baixos, a fim de conseguir parcelas e entradas menores, e então ir reformando sua residência ao longo dos meses. Assim, você paga um valor menor de financiamento e consegue arcar com os custos da reforma.

Outra dica é fazer uma pesquisa de imóveis em leilão, já que normalmente os valores de venda desses eventos são menores do que os preços praticados no mercado.

Banner imóveis

Existe idade mínima para financiar um imóvel?

A idade mínima para financiamento de imóveis é de 18 anos, sendo muito mais vantajoso financiar imóveis logo no início da maioridade. Afinal, com 18 anos é possível parcelar seu crédito em até 420 meses, deixando as parcelas menores independente do valor de entrada.

Porém, além da idade mínima de 18 ans, também existem outras exigências para conseguir o crédito do financiamento, como:

  • comprovação de renda: é necessário apresentar documentos que comprovem a renda do comprador, como contra cheques, dívidas dos últimos três meses e o imposto de renda, quando houver. Algumas instituições ainda permitem extratos bancários com comprovação;
  • nome limpo: outra exigência é não ter restrições no nome ou problemas de crédito. Isso quer dizer que seu nome não pode estar negativado no SPC ou Serasa e você não pode apresentar dívidas em caráter de cobrança extrajudicial ou judicial;
  • parcelas que equivalem a 30% da renda familiar bruta mensal: para atingir esse valor, você pode usar o recurso de composição de renda. No entanto, é importante fazer os cálculos para se certificar de que a parcela, de fato, não ficará pesada para o bolso da família, evitando assim possíveis atrasos e perdas, além de aplicação de multas e juros;
  • Apresentação de estado civil e capacidade de pagamento: a pessoa precisa apresentar certidões de casamento, quando for o caso, e comprovar que tem a capacidade de pagar mensalmente as parcelas do financiamento sem nenhum impedimento.
  • comprovante de residência: outra exigência das empresas é que o beneficiado apresente seu comprovante de residência na hora de realizar a análise de crédito.
a idade mínima para financiamento de imóveis é de 18 anos
a idade mínima para financiamento de imóveis é de 18 anos

Depois de ver o limite de idade para financiamento de imóvel, fique de olho nos prazos que os bancos oferecem. Lembre-se que quanto mais novo você for, maiores são as chances de conseguir crédito para financiar sua casa própria e menores serão as suas parcelas, além  de ser uma ótima forma de fazer com que o valor de entrada seja menor.

Confira o leilão de imóveis da Superbid e garanta preços abaixo da avaliação para começar seus investimentos nos negócios imobiliários!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *