Veja como é possível transformar resíduos em recursos sustentáveis

Veja como é possível transformar resíduos em recursos sustentáveis

Quando corretamente trabalhados, os resíduos podem ser reaproveitados, trazendo benefícios para toda a sociedade

Transformar resíduos em recursos é uma forma inteligente e sustentável de gerenciar esses rejeitos, promovendo benefícios para a sociedade e também para as empresas.

Afinal, o meio ambiente está pedindo socorro há muito tempo. E um dos fatores para que isso ocorra passa diretamente pelo descarte incorreto de resíduos. Dessa forma, torna-se necessário encontrar um caminho viável para solucionar esse problema.

Entre os caminhos para transformar resíduos em recursos utilizáveis, está a venda desse material para a reutilização apropriada, de forma certa e consciente. Aqui, a web se transforma em um facilitador, auxiliando as companhias em plataformas como a da Superbid Exchange, que atua há mais de duas décadas tanto com leilões quanto com vendas diretas.

Dados sobres resíduos e desperdício

Para se ter uma ideia do drama vivido atualmente no Brasil em aspectos ambientais, os resíduos descartados no país equivaliam a 76 milhões de toneladas anualmente, segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A estimativa, é bom lembrar, inclui os resíduos industriais. Pesquisas apontam também que 30% desse total poderiam ser reaproveitados. Entretanto, apenas 3% acabam sendo encaminhados para a reciclagem. Em números, isso representa uma perda de cerca de R$ 8 bilhões por ano.

Os dados se tornam ainda mais alarmantes ao conhecer a projeção feita pelo Banco Mundial: em 2025, cada brasileiro deve produzir 584 kg de lixo urbano. O montante representa um aumento de 50% em apenas duas décadas.

Neste mesmo intervalo, a produção de resíduo mundial subirá 25%. Por outro lado, a Alemanha é um exemplo a ser seguido, já que 34% dos detritos são mandados para incineração e boa parte é transformada em energia.

Resíduos e ESG

A transformação de resíduos está incluída diretamente nos preceitos e preocupações que envolvem o tema ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), cada vez mais presente nas empresas, independentemente do porte.

Por sua vez, a transformação de resíduos também está atrelada à economia circular, sistema projetado para minimizar o desperdício e justamente promover o uso eficiente de recursos em prol da sustentabilidade.

Algo em que, naturalmente, a Superbid Exchange também está inserida, pois os temas se encontram.

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) prevê que, no Brasil, as cadeias produtivas de resíduos gerem em torno de R$ 22 bilhões de receita por ano, mostrando que se trata de um bom negócio duplamente falando.

Benefícios

Além do lucro com a comercialização, a economia de energia está entre os benefícios de transformar resíduos em recursos por intermédio da venda na plataforma da Superbid Exchange.

A produção de algo com o elemento adquirido não dependerá do uso de matéria-prima virgem, o que naturalmente diminui o impacto ambiental, preservando recursos como minerais e metais.

Além disso, a venda, por si só, já é uma espécie de reciclagem, por conta do reaproveitamento. Caso isso não ocorra, por exemplo, determinado material acaba esquecido em algum depósito, sem qualquer serventia. Consequentemente, perderá sua finalidade, sendo encaminhado futuramente para o lixo, prejudicando o meio ambiente.

Vale lembrar que a redução da produção de novos materiais partindo da venda e posterior reciclagem faz com que outros índices caiam, como as emissões de CO2, o dióxido de carbono, mais conhecido por gás carbônico. Trata-se de um composto químico gasoso que tem um papel representativo no efeito estufa e nos desequilíbrios climáticos do planeta.

Ainda seguindo esse raciocínio, a transformação de resíduos contribui para que se alcancem metas ambientais e de sustentabilidade definidos. Estabelecido em dezembro de 2015, o Acordo de Paris é um exemplo mundial de como os países definiram metas para redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, evitando o aumento da temperatura do planeta.

Dentro desse processo, os aterros sanitários agradecem. São espaços destinados à maioria do lixo. Com menos resíduos, diminui a pressão sobre esses locais, já bastante castigados pela enorme quantidade que recebem.

Com isso, os benefícios da transformação de resíduos beneficiam tanto o meio ambiente quanto de forma direta os seres humanos.

Isso sem falar da criação de empregos verdes. São atividades, produtos ou serviços capazes de reduzir os impactos ambientais das marcas, contribuindo para o desenvolvimento econômico. Empresas de reciclagem estão diretamente embutidas neste contexto.

Falando em indústrias, elas também são beneficiadas não apenas pelo capital que entra em razão da venda desses materiais. Assumir responsabilidade ambiental não é apenas modismo: é necessidade. E acaba sendo também transmitido aos colaboradores, provocando outro círculo virtuoso com o reaproveitamento.

Cadeia virtuosa

Comprar e vender resíduos na Superbid é possível em razão da plataforma, dotada de alta segurança e transparência de modo a proteger os dados de compradores e vendedores. Isso garante total tranquilidade, além de diversas formas de negociação estarem à disposição.

Também pesam nessa cadeia virtuosa a tradição, credibilidade e, em especial, os números superlativos da Superbid em seu escopo. Só para ter uma ideia, são mais de 10 mil empresas vendedoras e mais de 1 milhão de compradores na América Latina, de acordo com dados gerais e não específicos deste projeto.

Estes são apenas alguns exemplos que demonstram o potencial da ferramenta para transformar resíduos em recursos, assim como para a promoção da economia circular. Acesse o site da Superbid para outras informações.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *