6 Dicas para aprender a andar de moto no trânsito!

6 Dicas para aprender a andar de moto no trânsito!

Andar de moto no trânsito pode ser uma ótima forma de economizar no dia a dia, tanto em relação ao tempo, quanto ao dinheiro gasto com manutenção e gasolina. Mas é preciso estar atento aos grandes centros urbanos e pilotar sempre para duas pessoas: você e o próximo!

Uma direção defensiva é a melhor forma de estar atento ao trânsito, se cuidando para que acidentes sejam evitados.

Andar de moto é um pouco complicado, já que ela ocupa uma posição vulnerável e, consequentemente, apresenta grandes riscos ao condutor. É sempre bom estar atento.

Ao longo do conteúdo, vamos mostrar algumas dicas que podem ser úteis para o dia a dia do motociclista novato no trânsito. De maneira simples, vamos ensinar como uma boa direção defensiva pode minimizar e prevenir acidentes, confira!

Mantenha uma distância segura ao andar de moto no trânsito

A distância é essencial para uma boa direção defensiva, já que ela garante a você tempo e espaço extra para identificar um problema e conseguir respondê-lo de maneira mais rápida.

Por exemplo, você está em uma velocidade de 60 km/h e, de repente, um carro entra em sua frente e freia de maneira brusca. De certo, é preciso de um tempo para perceber isso, para então ter o comando para a moto parar e desviar.

6 Dicas para aprender a andar de moto no trânsito!

Portanto, com uma distância segura entre os outros veículos, você consegue prever esse tempo de resposta, tanto para o piloto, quanto para a motocicleta.

Esteja sempre atento ao pilotar a moto

A concentração é um dos pontos principais quando estamos falando em andar de moto no trânsito. Quando estiver dirigindo, esteja atento em tudo que acontece ao seu redor, ou seja, trabalhe a sua visão periférica para que você esteja sempre em alerta.

Faça com que as pessoas te vejam

No trânsito, um dos pontos relevantes para uma direção defensiva é fazer com que as pessoas te vejam, seja de dia ou de noite. Portanto, opte por roupas com cores mais chamativas ou feitas de material reflexivo.

Dessa maneira, fica mais fácil identificar a moto assim que o farol bater em você. Por falar em faróis, mantenha sempre os da sua moto em dia, realizando a manutenção preventiva para saber se está tudo certo.

Saiba utilizar o freio da maneira certa

Nada de frear bruscamente, seja com a roda traseira ou com a roda dianteira. Um dos segredos para aprender a andar de moto no trânsito das cidades é justamente saber usar os freios da maneira correta.

Nas motos, a roda dianteira ocupa o papel de destaque nas frenagens, portanto, é aconselhável depender de 70% da força para a roda da frente e 30% para a de trás. Assim, evita-se que alguma das rodas trave.

Se isso pareceu um pouco complicado, treine o funcionamento do freio em ambientes mais vazios. É uma ótima maneira de aprender a usá-lo corretamente. Outra opção é preferir motos com freio ABS, pois elas contam com uma tecnologia que distribui essa força por você.

Cuidado nas ultrapassagens

Conforme mencionamos acima, existe uma certa importância em ser visto no trânsito, mas isso recai também sobre esse item. Como a moto é menor, as chances do piloto acabar não sendo visto são enormes, principalmente no ponto cego dos carros.

Por isso, é importante se posicionar de maneira visível no trânsito. Muito cuidado nas ultrapassagens, obedeça às leis e sempre olhe pelo retrovisor.

Use os acessórios adequados para andar de moto no trânsito

Parece uma dica primária ou até mesmo repetitiva, mas muitas pessoas não usam a proteção adequada no trânsito. É imprescindível que seja feita a escolha de um capacete do tamanho certo. Além disso, quanto mais potente a moto, mais resistente ele precisa ser.

Ao mesmo tempo, vale a pena investir em calças, jaquetas, luvas e botas como um reforço, uma vez que esses acessórios são ótimos aliados em relação a proteção em quedas.

6 Dicas para aprender a andar de moto no trânsito!

Com essas dicas, andar de moto no trânsito pode ser cada vez mais seguro e tranquilo. Esteja sempre atento ao que pode acontecer para poder ter um bom tempo de reflexo, evitando ou minimizando os acidentes.

Para mais conteúdos relacionados ao mundo das motocicletas, acesse o blog do Superbid e saiba mais!

Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Tudo sobre rastreamento de carga
Tudo sobre rastreamento de carga

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.