Sobre primeira praça e segunda praça no leilão de imóveis. BidCast 101 – Priscila Perini
Aqueles que estão se familiarizando com os leilões frequentemente se questionam sobre a diferença entre a primeira praça e a segunda praça. Essa distinção vai além dos descontos aplicados ao lote, pois também desempenha um papel fundamental no funcionamento adequado do leilão.
Nesse post, a especialista em leilão de imóveis Priscila Perini explica como funcionam as praças dos leilões de imóveis. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!
O que é primeira praça e segunda praça?
Nos leilões de imóveis, a primeira praça e a segunda praça são etapas importantes do processo. Elas estão relacionadas com a possibilidade de venda do imóvel e definem as condições de arrematação.
Primeira praça
A primeira praça é a fase inicial do leilão. Nessa etapa, o imóvel é ofertado com um valor mínimo estabelecido pelo leiloeiro. Os interessados podem fazer lances e, caso algum lance atinja ou ultrapasse esse valor mínimo, o imóvel é arrematado pelo maior lance oferecido. Nesse caso, o comprador deve pagar o valor integral do lance vencedor.
Segunda praça
Caso o imóvel não seja arrematado na primeira praça, ele passa para a segunda praça. Nessa etapa, o valor mínimo de arrematação é reduzido, geralmente para um percentual menor do valor de mercado.
Novamente, os interessados podem fazer lances, porém, nesse momento, o imóvel pode ser arrematado por um valor inferior ao da primeira praça. Se houver um arrematante nessa etapa, o imóvel é transferido para ele.
É importante ressaltar que cada leilão pode ter suas próprias regras e procedimentos, então é recomendável consultar as informações específicas de cada evento para entender os detalhes e condições aplicáveis.
Como funciona a primeira praça e segunda praça no leilão?
A diferença fundamental entre a primeira e a segunda praça está na redução do valor mínimo de arrematação. Na segunda praça, na maioria das vezes, os interessados têm a oportunidade de adquirir o imóvel por um valor mais baixo.
Hoje temos dois cenários em relação a primeira praça e segunda praça nos leilões de imóveis. No leilão judicial, a primeira praça é o valor de avaliação, com alguma correção de valores pelo tempo e na segunda praça, geralmente, é o desconto ofertado pelo juiz calculado em cima desse valor de avaliação.
No caso de leilão extrajudicial, a primeira praça é estabelecida com base no valor de avaliação definido no contrato de alienação fiduciária, que é utilizado como garantia para o imóvel e o pagamento da dívida.
Priscila Perini é uma especialista em leilão de imóveis. A advogada ministra um curso em que apresenta formas de como ganhar dinheiro através dos leilões. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e acesse o curso Vivendo de Leilão!
No vídeo abaixo, Priscila explica sobre primeira praça e segunda praça nos leilões de imóveis. Para conferir o material completo, clique abaixo:
Para mais conteúdos, dicas e informações sobre o mercado de leilões, continue acompanhando o Blog Superbid.