Cartão de crédito: entenda mais sobre o assunto!
Com o pagamento no cartão de crédito é possível fazer compras imediatas de bens e serviços, só pagando por esses valores no dia do vencimento da fatura. Esse é um dos meios de pagamento mais utilizados entre as lojas, sendo elas físicas e online, empresas de serviços, entre outros.
Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 57% dos brasileiros efetuam os pagamentos através do cartão de crédito. Já nas compras online, o cartão de crédito é o meio mais utilizado para as transações – cerca de 52%.
Antigamente, era difícil para muitas pessoas ter o acesso a cartões de crédito. De fato, os bancos limitam essa disponibilização, concedendo cartões apenas para pessoas com perfis financeiros selecionados.
Para entender melhor sobre o assunto, a Superbid Exchange trouxe um conteúdo que explica um pouco mais sobre como funciona essa forma de pagamento.
Continue a leitura para saber mais!
O que é cartão de crédito?
Cartão de crédito é uma forma de pagamento disponibilizada por bancos e instituições financeiras. Com ele, o consumidor pode fazer compras para receber os produtos imediatamente, mas só precisa pagar por eles na data de vencimento da fatura do cartão — sendo estipulada entre o cliente e a instituição.
Todos os cartões de crédito que existem, tanto no Brasil, quanto fora, tem uma bandeira especializada, como, Visa, Mastercard ou American Express. O objetivo é mediar as transações entre o consumidor e a instituição emissora.
Enquanto as bandeiras gerenciam as operações, estabelece o limite para compras no cartão de crédito e as taxas de manutenção, além de enviar a fatura para o consumidor, a bandeira gerencia as tecnologias envolvidas nas transações, desde as máquinas para pagamento com cartão físico até o credenciamento de estabelecimentos.
Essa modalidade de pagamento pode ser solicitada por pessoas físicas ou jurídicas, e pode ainda ser nacional, ou seja, aceita somente no país de residência do consumidor, ou internacional, quando serve também para utilização no exterior.
Leia também: Entenda tudo sobre o PIX
Como fazer um cartão de crédito?
Solicitar um cartão de crédito é um procedimento relativamente simples. Ou seja, quem deseja fazer essa solicitação precisa procurar a instituição que faça a emissão de cartões, como um banco, uma fintech ou uma intermediária de pagamentos. Hoje em dia, com a facilidade que a internet oferece a todos, é possível fazer o pedido de forma online.
Vale lembrar que não é preciso ter conta corrente em um banco para fazer a solicitação. Porém, a operadora solicita alguns documentos para análises que podem variar de acordo com cada instituição.
De modo geral, os documentos pedidos na hora de tirar um cartão de crédito são a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, assim como o comprovante de renda.
Os documentos solicitados serão usados para uma análise de perfil do consumidor e definição de limite de cartão de crédito. Isso, considerando que o cartão funciona como um empréstimo que é concedido por uma instituição financeira.
Feito o cadastro, ele passa pela análise e, se não houver nenhuma restrição ao CPF, o pedido é aprovado. Com isso, o cartão físico é encaminhado pelo correio para o endereço indicado na solicitação. Em alguns casos, o cartão também pode ser retirado em agências bancárias.
Como funciona o cartão?
O cartão de crédito funciona como qualquer transação financeira em que duas partes fazem um acordo. As duas partes, no caso são:
- A empresa emissora do cartão;
- O solicitante do cartão.
A empresa emissora estabelece um limite de crédito que poderá ser usado pelo solicitante do cartão para pagamento de compras e serviços e este, por sua vez, se compromete a pagar o valor do crédito utilizado na data de vencimento da fatura.
Leia também: Entenda como funciona as formas de pagamento da Superbid Exchange
De fato, o critério para análise de crédito pode variar de acordo com a instituição financeira que fornece o cartão. Esse limite também pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo, de acordo com o uso, o score de crédito do titular do cartão, aumento de renda e outras informações financeiras.
Todo mês, o consumidor pode utilizar integralmente todo o limite, que é liberado novamente após o pagamento da fatura. Por exemplo, se o limite do cartão de crédito for R$ 2 mil, o consumidor consegue fazer uma compra nesse valor ou várias que somadas chegam a esse limite. Ao pagar a fatura mensal, o limite é liberado novamente.
Mesmo com todas as vantagens de um cartão de crédito, principalmente em relação ao pagamento, é preciso tomar cuidado. Conforme mencionamos acima, ele é uma forma de “empréstimo” onde você paga o valor da compra na fatura do mês seguinte. Portanto, é preciso ter uma boa relação financeira para ter um cartão. Ou seja, não prejudicar suas contas e se endividar com cartão de crédito mensalmente. Por mais que essa facilidade tenha seus benefícios, é importante tomar cuidado.