Entenda o papel da Superbid Exchange na economia circular

Entenda o papel da Superbid Exchange na economia circular

Empresas encontram na plataforma da Superbid Exchange as vantagens da economia circular. Conheça os detalhes

Assunto muito debatido atualmente, a economia circular desempenha um importante papel para a vida das empresas, tanto nos quesitos ambientais quanto econômicos.

Vale lembrar que montar qualquer tipo de negócio é um grande desafio. Afinal, não basta apenas definir um bom produto ou serviço. Dentre as inúmeras dificuldades, está a aquisição de equipamentos e mobiliário. Todos esses itens costumam ser muito caros, pesando bastante no bolso de qualquer companhia, das iniciantes até as já renomadas.

Situação semelhante ocorre também com os estoques. Muitas vezes, determinados produtos adquiridos não são mais necessários, necessitando de um destino.

E o como encontrar uma solução para esses problemas? O caminho pode estar exatamente na economia circular, como a promovida pela Superbid Exchange, tanto nas negociações via leilão quanto por venda direta.

Mas como assim? Para aprender detalhes sobre este tema, torna-se necessário aprender um pouco mais.

Economia circular e suas vantagens

Primeiramente, é necessário explicar o que é economia circular. Trata-se de um sistema econômico projetado para minimizar o desperdício e promover o uso eficiente de recursos. Tudo em prol da sustentabilidade.

O tema está atrelado às práticas ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, na sigla em inglês), que formam o tripé governança ambiental, social e corporativa.

Mas onde entra nesta história a Superbid Exchange com suas mais de duas décadas de experiência? Basicamente no que sempre exerceu: ser uma plataforma ligada às vendas, como um importante facilitador na comercialização de produtos usados.

Muitas vezes, inclusive, esses equipamentos nem chegaram a ser utilizados. Dessa forma, ficaram guardados – planejamentos mudam a toda hora. Com o passar do tempo, o destino acabava sendo o lixo, causando um prejuízo financeiro para a empresa e prejudicando o meio ambiente.

Como parte da economia circular, conseguir dar um destino mais apropriado para esses produtos se transforma em lucro para a empresa e preservação para o meio ambiente.

Nesse contexto, o ambiente digital é um caminho fácil, prático e rápido. No caso da Superbid Exchange, a lista de benefícios conta também com o quesito segurança.

Exemplos

Quer um exemplo prático? Imagine uma transportadora que precise renovar a frota de caminhões ou fazer. Com o auxílio da plataforma da Superbid Exchange, as vantagens estão tanto na venda dos veículos que não serão mais utilizados quanto na compra de outros para repor a frota.

Quando uma companhia substitui um caminhão ou trator por outro mais adequado à sua atual operação, o veículo antigo, ao ser anunciado para venda, não importa a modalidade, chegará às mãos de outro dono, que ainda poderá utilizá-lo.

Agora imagine uma cooperativa agrícola ou uma fazenda que trabalhe com tratores. De forma prática e eficiente, a economia circular se faz presente tanto na compra de peças para a manutenção dos veículos, quanto na comercialização de itens excedentes que estão parados no estoque.

E o mesmo serve para qualquer outra companhia que precise tanto vender quanto comprar produtos para o andamento pleno das atividades.

Mudança de conceito

Para a economia circular funcionar, porém, é preciso planejamento e, até mesmo, uma mudança de comportamento, garantindo que as ações sejam mais eficientes.

Atualmente, algumas empresas ainda não colocam o desinvestimento como prioridade. Com isso, acabam, por exemplo, sucateando durante o processo de modernização determinadas máquinas que ainda apresentam condições de serem aproveitadas. Com isso, ao invés de revenderem para outras companhias, encostam os equipamentos em um canto, perdendo valor com o tempo.

Para evitar situações como esta, compreender a função e aplicação desses ativos, analisando quais estão parados e improdutivos, de modo a transformá-los em dinheiro, é um grande desafio para gestores e empresários.

Desfazer-se desses ativos industriais usados não significa apenas desocupar lugar em um galpão. A questão e suas consequências são muito maiores do que isso. O ato representa uma boa oportunidade para gerar fluxo de caixa, novos empregos, higienizar processos e corrigir a produção. Tudo isso reduz desperdícios e promove essa economia circular e sustentável.

A atitude, inclusive, vai além da atividade-fim da empresa e chega às métricas financeiras de uma outra forma além do que se aufere para o caixa com a comercialização do produto. Trata-se de uma atitude dentro do conceito de boas práticas de ESG.

Agir desta forma demonstra responsabilidade e comprometimento por parte da indústria com o mercado em que atua, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e funcionários.

Isso, por sua vez, provoca um círculo virtuoso que se transforma em um aumento de conceito e de visibilidade, mostrando a todos que aquela companhia é, realmente, uma opção viável de investimentos não só de parceiros comerciais, mas também do próprio consumidor final.

A Superbid

Plataforma tecnológica onde acontecem as transações, a Superbid Exchange oferece todas as condições disponíveis para que a empresa interessada em leiloar seus itens – ou usar a venda direta – possa fazer o processo sem qualquer dor de cabeça, de maneira vantajosa para as duas partes dessa cadeia comercial.

No contato com os potenciais compradores à retirada do ativo após pagamento, todos os processos são transparentes e auditáveis – inclusive com vendas registradas em blockchain (criptomoedas), atendendo às melhores práticas de compliance e governança.

A plataforma é capaz de auxiliar nas principais dificuldades dos vendedores, com algoritmos que orientem o preço de abertura da concorrência, e funcionalidades desenhadas para jornadas específicas destes vendedores.

A segurança e a transparência nas múltiplas modalidades de transações online (extrajudicial, judicial, administrativa e rural) também credenciam a plataforma. Para se ter uma ideia, são mais de 10 mil empresas vendedoras e mais de 1 milhão de compradores na América Latina.

Ou seja, a solução conta com a presença de um grande público comprador, sempre ávido por oportunidades em segmentos importantes e com valores de investimentos favoráveis, contemplando a agenda ESG e sendo fundamental no desenvolvimento e crescimento da economia circular. O planeta agradece.

Para saber mais, acesse a Superbid Exchange.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *