Tendências para a pecuária em 2023

Tendências para a pecuária em 2023

Sustentabilidade e o bem-estar animal estão entre os temas relacionados com as tendências para a pecuária em 2023. Confira!

Uma preocupação crescente com a sustentabilidade e o bem-estar animal continuará a ser uma tendência importante na pecuária em 2023. Afinal, os consumidores e as empresas estão cada vez mais conscientes das questões ambientais e éticas associadas à produção de carne, o que está levando a mudanças nas práticas agrícolas.

A pecuária sustentável reúne um conjunto de técnicas, aliadas às tecnologias disponíveis, para que a produção de carne, couro, leite e derivados seja feita com consciência ambiental, eficiência, bem-estar animal e responsabilidade social. Como parte fundamental deste processo, está a interação entre homens e animais, com a busca por soluções que promovam a integração dos animais nas atividades humanas.

A meta de todo pecuarista é justamente atuar de forma sustentável. Mas não apenas por todos estes fatores extremamente importantes, mas também para se manter competitivo no mercado. A produção integrada, que combina práticas agrícolas e pecuárias para maximizar a eficiência e a sustentabilidade, está ganhando força e deve continuar a ser uma tendência importante em 2023.

De acordo com projeções de dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o Brasil será responsável por 29% das exportações mundiais de carne bovina até 2030. Com isso, o País deve crescer até lá 41,88% as exportações do produto, desde que aperfeiçoe seu sistema de produção, sobretudo no que se refere à transparência.

Pecuária e os desafios

Falando em produção, o mercado de carne alternativa, incluindo a produção de cultivo in vitro e a utilização de proteínas de origem vegetal, está crescendo rapidamente e deve continuar a crescer em 2023.

O cultivo in vitro é um processo laboratorial, que envolve a extração e cultivo de células de um animal vivo. O resultado? A formação de uma massa, que pode ser utilizada em diferentes produtos, como hambúrgueres, salsichas e bifes.

Aliás, vale lembrar também de alimentos produzidos com proteína de origem vegetal, por exemplo.

Outras opções

Além da produção de carne alternativa, há uma tendência crescente de busca por novas fontes de proteína, incluindo insetos, peixes e microalgas. Tudo isso integra a bioeconomia, que se concentra no uso de recursos biológicos para a produção de alimentos, bioprodutos e energia. É algo que ganha força e deve continuar a ser uma tendência no setor pecuário em 2023.

Para quem não sabe, os insetos são fontes valiosas de nutrientes e proteína. Já as microalgas são exploradas atualmente como suplemento. Entretanto, existe uma tendencia forte para utilizá-las como alternativa de alimentação.

Tecnologia, globalização e leilão

A tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais importante no setor pecuário, com a introdução de soluções digitais para gerenciamento de fazendas, monitoração da saúde dos animais e a análise de dados.

Tudo isso integra a globalização, que está aumentando a integração do setor pecuário em todo o mundo, o que está levando a mudanças na produção, comercialização e consumo de carne.

Se existem alterações importantes em tudo o que envolve a pecuária, desde a criação e controle do gado até a produção de seus derivados, não é diferente quando o assunto envolve a compra de produtos e insumos ligados ao setor. E passa diretamente pela tecnologia, algo que está sempre presente, não importando o setor.

Tanto que a pecuária é uma das categorias que integra a plataforma Superbid, com duas décadas de experiência no mercado e que possui múltiplas modalidades de transações online: extrajudicial, judicial, administrativa e rural. Ela também se sobressai nas categorias industrial, imobiliária e de bens de consumo.

A Superbid é uma solução confiável, de alta segurança e transparência, para que seja possível ao interessado adquirir produtos ligados à pecuária em leilão, e tudo o que envolve o processo, de modo a otimizá-lo, em meio ao setor agrícola, outra força da plataforma. Com isso, o produtor sempre encontra boas alternativas de compra com preços acessíveis.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *