Existem diversas variações do Nelore, no entanto, as principais são concentradas em quatro: Nelore Mocho, Nelore Brahmanizado, Nelore Lemgruber e Nelore Jandaia.
Destaca-se pela ausência dos chifres, característica conhecida como mocho, por isso ele recebe esse nome. Nos últimos anos, criadores e produtores têm se dedicado a selecionar e aprimorar essa categoria.
Quando a raça mocha é utilizada em cruzamentos com bovinos taurinos, como o Brahman, ela demonstra rusticidade e exerce uma grande influência genética no ganho de peso e na qualidade da carne
Focada na seleção de animais com alto rendimento de carne e boas conformações físicas. Animais dessa linhagem geralmente apresentam boa musculatura e eficiência no ganho de peso.
Sua seleção é realizada com base em características como habilidade materna, conformação física, rendimento de carne e maturidade sexual precoce
Quanto às linhagens da raça no Brasil, existem três que mais chamam a atenção: Puro de Origem (PO), Puro de Origem Importados (POI) e Livro Especial de Importação (LEI).
Os Nelore Puros de Origem são aqueles que pertencem aos primeiros grupos da raça trazidos para o Brasil, que aconteceu no final do século XIX.
Os POI são, em essência, os exemplares da raça cuja linhagem indiana foi meticulosamente preservada, sendo considerados os representantes originais.
Por fim, o Nelore de linhagem LEI (Livro Especial de Importação) representa os animais da raça que foram submetidos a pesquisas e aprimoramentos genéticos.