Entendendo a Antracnose

O que é e como identificar

Conhecimento é uma das ferramentas mais poderosas que temos quando se trata de manter nossas lavouras saudáveis e produtivas. 

Vamos falar sobre uma doença fúngica que pode afetar diversas culturas e causar estragos consideráveis se não for adequadamente controlada: a antracnose.

O que é a Antracnose?

O que é a Antracnose?

A antracnose é uma doença fúngica comum que pode afetar uma ampla variedade de plantas, incluindo, mas não se limitando a, árvores, arbustos,  vegetais e gramados.

O que é a Antracnose?

A antracnose é caracterizada por lesões escuras, muitas vezes em forma de meia-lua ou circulares, que aparecem nas folhas, caules, flores e frutos das plantas afetadas.

Quais os sinais da Antracnose?

Um dos primeiros sinais da antracnose geralmente aparece nas folhas das plantas. As folhas podem desenvolver pequenas manchas aquosas que eventualmente se tornam maiores, geralmente tomando uma forma circular ou irregular.

1

Lesões nas Folhas

As flores e frutos infectados com antracnose geralmente desenvolvem manchas escuras semelhantes às encontradas nas folhas. Nos frutos, as manchas podem afundar e formar crateras.

2

Lesões nos Frutos e Flores

 A antracnose também pode causar lesões escuras e rachadas nos caules e ramos das plantas.

3

Lesões nos Caules e Ramos

A antracnose pode causar a queda prematura de folhas e frutos. Isso pode resultar em uma perda significativa de produtividade para os produtores agrícolas.

4

Queda de Folhas e Frutos

A antracnose pode retardar o crescimento das plantas infectadas. Isso ocorre porque a doença afeta a capacidade da planta de conduzir a fotossíntese efetivamente.

5

Retardamento do Crescimento