O Plano de Controle Ambiental é um documento que visa identificar as ações das empresas que impactam o meio ambiente e criar soluções para esses problemas.
Essas soluções devem levar em conta problemas como:– emissão de gases e poluentes;– geração de resíduos;– preservação do solo;– preservação da água.
Embora não seja obrigatório para todas as empresas, dependendo do setor de atuação o PCA é essencial para conseguir a Licença de Instalação.
Qual o conteúdo desse documento?
Dentro do plano de controle ambiental, devem estar dispostas as compatibilidades e incompatibilidades com base na determinação da legislação
Dentro dessas compatibilidades e incompatibilidades, é necessário abordar:– legislação ambiental Municipal;– legislação ambiental Estadual;– legislação ambiental Federal.
Além disso, o documento deve estar assinado por um profissional apto, como um biólogo ou engenheiro ambiental.
Toda empresa precisa do pca?
Essa mudança teve ligação com a percepção das autoridades que outros setores também impactavam diretamente no meio ambiente.
Hoje, as principais empresas que devem apresentar o PCA são:– fábricas em geral;– fábricas de ração;– empresas que atuam com o beneficiamento de materiais plásticos ou de metais;
– empresas que manipulam carnes - avicultura, abatedouros etc;– sistemas de tratamento de água;– empresas de pequeno e médio porte;
– empresas que atuam no setor de reciclagem;– empreendimentos de irrigação.
Qual o papel das empresas no controle ambiental?
Tanto empresas que se enquadram na obrigatoriedade do PCA, como as que não tem obrigação de elaborar um documento, devem ficar atentas à emissão de poluentes e consumo de fontes não renováveis.
Afinal, por meio das ações que visam preservar o meio ambiente, todas as indústrias podem colaborar, juntas, para um impacto menor na natureza.
E, em alguns casos, podem inclusive contribuir para a preservação de grande parte do meio ambiente. atuando de forma consciente e responsável.