fábrica da daf no brasil

Quem fabrica caminhões DAF?

Você com certeza já os viu pela estrada! Os caminhões da DAF (Van Doorne’s Automobiel Fabriek) vêm ganhando adeptos brasileiros de diferentes estados. Por isso, muitos acabam questionando quem fabrica caminhões DAF no Brasil, considerando que a fabricante vem dos Países Baixos.Como já dito anteriormente, os caminhões da DAF estão bastante populares no Brasil. A empresa automobilística neerlandesa, que possui sede em Eindhoven, já completou cerca de sete anos de atividade em nosso país, mas ainda surgem dúvidas em relação à fabricação de seus modelos.

Neste artigo, você vai entender melhor sobre quem fabrica os caminhões DAF no Brasil, a história da montadora no mundo e algumas curiosidades a mais.

História dos caminhões DAF

Fundada em 1928, a história dos caminhões DAF tem uma veia familiar muito forte. Primeiro, a começar pelo nome. DAF Trucks vem do nome da companhia Van Doorne’s Aanhangwagenfabriek N.V., criada por dois irmãos, Hub e Wim van Doorne, a partir da fundação de uma oficina de ferreiro, no dia primeiro de abril daquele ano.

Após cinco anos trabalhando naquele segmento, a dupla resolveu dar uma levantada no modesto estabelecimento para uma fábrica de trailers. Se pararmos para pensar que a maioria dos caminhões mais luxuosos do mundo também têm aspecto de um trailer, modelo de veículo articulado que pode utilizar o uso de reboques e/ou semirreboques, faz muito sentido!

quem fabrica os caminhões daf? primeiro caminhão daf
Modelo do primeiro caminhão DAF, lançado no ano de 1949. Naquela época, os modelos da fabricante eram caracterizados pela grade em sete tiras distintas feitas em cromo

Já em 1949, a coisa começou a andar mais rápido para os irmãos: no ano, a dupla fabricou o seu primeiro caminhão com chassi da marca. Entretanto, a necessidade de abrigar uma parte maior deste mercado forçou a dupla a fechar a antiga empresa e abrir uma nova. Essa mudança aconteceu em 1950. A partir daí, os irmãos passaram a fabricar chassis de 3,5 e 6 toneladas. E, em seguida, também começaram a fabricação de motores próprios.

Quem começou tudo…

Para falar dos caminhões DAF, existe um elemento muito importante para ajudar a nortear essa história. Seu nome é Hub van Doorne. Nascido no dia primeiro de janeiro de 1900, no sul da Holanda, em uma cidade chamada América, Hub sonhou com um empreendimento próprio durante anos.

Hub van Doorne
O sonho de Hub van Doorne iria começar a partir de muita dor de cabeça com o carro que seu colega portava. Ele mal sabia…

Mas foi durante uma primavera em 1928 que o seu sonho começaria de vez. Na época, Hub cruzou com um comerciante chamado Mr. Huegens. Ele possuía um modelo de carro Stearns Knight, que costumava apresentar muitos problemas – tirando o seu juízo -, somados a uma cervejaria e uma fábrica de gelo.

Sempre que o carro de Mr. Huegens apresentava problemas, Hub era acionado imediatamente para ajudá-lo a consertar. Isso porque Hub era a única pessoa que sabia como ajeitar aquele motor.

Naquele momento, Huegens ficou tão impressionado que resolveu tirar dinheiro do bolso para ajudar Hub van Doorne na criação de sua empresa. Para isso, ainda em 1928, o comerciante emprestou cerca de 10.000 Guilders para ajudar o jovem a montar a sua oficina. A partir daí, a DAF começou a tomar corpo.

Um pouco mais para o presente

Logo em 1996, após muitos anos desde o início da pequena oficina dos irmãos dos Países Baixos, o Grupo PACCAR adquiriu as ações da DAF, o que impulsionaria ainda mais a sua fabricação e distribuição.

Para quem não sabe, o Grupo PACCAR iniciou suas atividades no começo do século XX e hoje representa uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo.

fábrica da daf no brasil
Centro de fabricação e distribuição dos caminhões DAF no Brasil

Já no ano de 2008, a DAF inaugurou o seu “Centro de Testes de Motores”. Nele são feitos testes e fabricação dos motores da própria companhia em um centro antes de irem para as máquinas em fase final.

Em 2010, dois anos depois, toda a frota de motores da montadora estava totalmente adequada de acordo com a Enhanced Environmental (EEV), padrão europeu de emissões, norma que disciplina as emissões de veículos novos comercializados na União Europeia. Dois anos adiante, a montadora iniciou a produção da linha LF Hybrid, com utilização de sistema diesel/elétrico.

quem fabrica caminhões daf
Centro de fabricação da DAF, na Holanda

Em 2013, a montadora lançou o seu novo Centro de Distribuição de Peças. Ao todo, o espaço tem cerca de 26.000m² e sua conclusão aconteceu durante o mês de maio daquele mesmo ano.

Na Holanda, em Eindhoven, o terreno da companhia tem cerca de um milhão de metros quadrados. Nele, são abrigados: a sede principal da montadora, o Centro de Design e o braço responsável por pesquisa e desenvolvimento de novos modelos e motores.

O complexo da DAF na Holanda também possui fábrica de motores, um centro de testes dedicados, estamparia, fábrica de caminhões e o principal centro de distribuição de peças.

Mas, quem é o principal responsável pela fabricação dos caminhões DAF?

Quem fabrica os caminhões DAF?

Chegou a hora de revelar o grande mistério por trás da pergunta que lhe trouxe até aqui, leitor.

Como dito anteriormente, o Grupo PACCAR acabou realizando a compra das ações da DAF em um momento turbulento da montadora, na metade dos anos 90, sendo ele responsável pela fabricação dos caminhões da companhia.

quem fabrica caminhões daf
Além da DAF, o grupo PACCAR também tem em seu portfólio as marcas Peterbilt e Kenworth

Quando o grupo americano adquiriu parte da companhia holandesa, em 1996, ele também foi responsável por entregar à sua subsidiária o projeto de sua fábrica brasileira. Isso aconteceu após um robusto investimento de US$ 200 milhões. Desde então, a DAF tornou-se uma das principais referências para a PACCAR, tanto em termos de modelos produzidos, como de motores.

O crescimento da DAF após a compra por parte da PACCAR foi tão grande, que a subsidiária criou um grupo financeiro para gerir as partes voltadas para a produção de caminhões: a Paccar Financial. Além da DAF, o grupo conta com as marcas Kenworth e Peterbilt em seu portfólio de produtos.

A produção da DAF no Brasil foi tão impactada pela compra do Grupo PECCAR, que o modelo de manufatura nacional passou a seguir os passos da fábrica holandesa, com algumas diferenças considerando os níveis de robotização e verticalização.

DAF Caminhões Brasil

No Brasil, os caminhões da DAF chegaram no ano de 2011. Em seguida, dois anos depois, em 2013, a montadora construiu a sua planta em Ponta Grossa, no estado do Paraná.

quem fabrica os caminhões daf no brasil
No Brasil, o espaço destinado à fábrica da DAF possui 270 mil metros quadrados

Aliás, desde 2015, a unidade brasileira dos caminhões DAF é responsável também por montar os motores exclusivos da DAF: o PACCAR MX. Além de alguns do topo de linha da fábrica, o extrapesado XF105 e o pesado CF85.

A título de curiosidade, é legal ressaltar que todos os procedimentos de fabricação dos caminhões DAF no país seguem os princípios do PPS (PACCAR Production System).

Ele se trata do principal sistema de produção da DAF, que foi desenvolvido pela montadora para impulsionar a sua fabricação com segurança e dentro das normas impostas pelas legislações mundiais de automóveis.

Ele também foi elaborado com o intuito de produzir apresentando o menor índice de desperdício de materiais e emissão de gases. Assim, a marca garante muita qualidade e sustentabilidade aos produtos elaborados. Desde que a montadora chegou ao Brasil, uma leva enorme de profissionais foi capacitada de acordo com os procedimentos da companhia, seguindo um mote de produção internacional.

A chegada do PACCAR Financial para o Brasil também trouxe produtos como o Crédito Direto ao Consumidor, capaz de oferecer linhas de financiamento de estoque para revendedores da marca, leasing e capital de giro para concessionárias.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *