Leilão de Cotas de Consórcio: veja como ele funciona!

Leilão de Cotas de Consórcio: veja como ele funciona!

Você já ouviu falar em leilão de cotas de consórcio? Provavelmente, o consórcio em si você já conhece como uma alternativa na aquisição de bens e serviços que oferece uma série de vantagens para os participantes. As características como ausência de juros e burocracia reduzida acabam se tornando o negócio ideal para diversos perfis.

O Superbid, plataforma com múltiplas modalidades de venda, oferece leilões de cotas de consórcio para quem tem interesse em adquiri-las. Mas antes de falar sobre o assunto, vamos explicar um pouco mais sobre esse tipo de oferta.

Se você se interessa pela modalidade, provavelmente deseja saber mais sobre como os leilões de cotas de consórcio funcionam na prática.

Continue a leitura para saber mais!

O que são as cotas de consórcio?

Primeiramente, o Consórcio é uma reunião de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, promovido pela Administradora, que precisa ser autorizada pelo Banco Central. É um sistema de compra parcelada e programada de um determinado bem ou serviço, como automóvel, moto, veículo pesado, imóvel e até mesmo reforma.

O leilão de cotas de consórcio nada mais é do que uma parte que cada participante detém na formação do saldo do grupo em que ele participa.

Os consorciados são separados em grupos que, com contribuições mensais, arrecadam o valor necessário para as contemplações, ou seja, a entrega dos bens escolhidos. Mensalmente, os participantes com o pagamento em dia, concorrem a sorteios.

Em comparação com as opções de crédito do mercado, os consórcios são mais baratos (as parcelas podem ser definidas de acordo com aquilo que cabe no seu bolso) e não têm juros. 

Quando falamos em cota, é comum pensarmos em uma parte que integra um conjunto maior, certo? Pois é exatamente o que o termo significa. Quando falamos em consórcio, estamos falando de um investimento que é autofinanciado em grupo. 

Um dado interessante em relação aos consórcios é que hoje, no Brasil, já passamos do número de 8 milhões de consorciados. Ou seja, é como se tivéssemos um pequeno país apenas de pessoas que aplicam o seu dinheiro em consórcio.

Banner imóveis

A cota de consórcio nada mais é do que uma parte que cada participante detém na formação do saldo do grupo em que ele participa. Ele garante o direito de participação nas assembleias que são realizadas mensalmente pela Administradora, quando é possível ser contemplado por meio de sorteio ou lances.

No momento da constituição de um grupo do grupo de consórcio, cada uma das cotas recebe uma numeração individual que será a sua identificação entre os demais participantes. Além disso, ela é a sua principal informação para acompanhar o andamento da sua situação no grupo, como histórico de parcelas e consulta de contemplação.

Vale destacar que uma pessoa pode adquirir mais de uma cota de consórcio se desejar, porém, ela não pode ultrapassar o limite de 10% do total de cotas ativas no grupo. Dessa maneira, é possível aumentar sua participação no grupo, bem como suas chances de ser contemplado e os valores que tem direito de usufruir. 

Como funciona o leilão de cotas de consórcio?

Assim como os leilões convencionais de carros, motos, imóveis e outros, o leilão de cotas de consórcio não foge deste padrão. 

A garantia de um bom negócio está diretamente ligada ao desconto (que pode chegar até 60%!) entre o valor do lance inicial e o valor pago até o momento pelo atual proprietário da cota. Além disso, o comprador terá a oportunidade de ingressar em um consórcio em andamento!

Quando se entra em um consórcio em andamento, as primeiras contempladas no sorteio já aconteceram. Isso significa que menos pessoas estarão disputando com o novo interessado.

No leilão de cotas de consórcio em andamento as chances de contemplação aumentam, pois, geralmente, os maiores lances também já foram dados.

No consórcio em andamento as chances de contemplação aumentam, pois, geralmente, os maiores lances também já foram dados. Outra vantagem é que já existe um histórico dos valores ofertados nos lances, o que permite fazer um cálculo mais preciso do quanto é necessário oferecer para ter mais sucesso nessa estratégia.

É importante se atentar também para as diferenças entre cotas contempladas e não contempladas. 

A cota contemplada é aquela que você já tem o direito à carta de crédito, seja por ter sido sorteada ou porque o consorciado deu o lance vencedor. Dessa forma, você já tem o valor para comprar o bem previsto, seja um carro ou imóvel, por exemplo. 

Banner imóveis

A carta não contemplada quer dizer que a pessoa que adquirir o lote de leilão de cotas de consórcio ainda precisa entrar no sistema de lances ou de sorteio de grupo de consorciados padrão.

Acesse o Superbid Marketplace e confira os leilões de cotas de consórcio em aberto, clicando aqui.

Como participar dos leilões do Superbid?

Qualquer pessoa pode participar dos leilões: basta se cadastrar clicando aqui. Na área de cadastro, você cria login e senha e o próximo passo é habilitar-se para ofertar lances no leilão do seu interesse.

A partir daí, é só acompanhar os lances no dia marcado para o encerramento. O método usado na internet é o mesmo de qualquer leilão, isto é: quem der o maior lance, leva o produto.

O usuário que tiver dúvidas sobre as condições do produto deve conferir seu estado, verificando, pessoalmente, a qualidade da mercadoria.

Para mais conteúdos relacionados ao mundo dos imóveis e leilões, clique aqui e acesse o blog Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *